Por que eu deveria ter um blog no site da minha empresa?
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Publicado 8 de abril de 2016 • 19:43Hrs

Nos dias de hoje, ter um site institucional para divulgar seu negócio e expôr os valores da sua empresa é muito importante.

Dependendo do seu ramo de atuação, esse pode ser um diferencial e tanto na hora do seu cliente avaliar qual é a melhor empresa para atender suas necessidades.

Contudo, a competitividade do mercado vai exigir de você um pouco mais do que ter um website se quiser melhorar seus resultados.

Estratégias de marketing são importantes para atrair novos clientes e manter sua presença no meio digital, mas isso não é tudo que pode ser feito para que você tenha a melhor performance possível.

Construir um blog pode ser uma das melhores maneiras de destacar seu negócio e obter notoriedade em seu ramo de atuação.

Para entender melhor a importância desse tipo de comunicação, é preciso estar atento às exigências do seu público alvo e trabalhar para suprir o que está lhes faltando.


Para construir e manter um blog no site da sua empresa, você deve se perguntar: "- Que tipo de informação o meu cliente busca na internet?" -  esse é o primeiro passo para começar a identificar como você pode colaborar para a tomada de decisão dos seus clientes.

Algumas ferramentas de monitoramento também podem te ajudar a perceber quais são as principais dúvidas do seu nicho e como eles buscam pelos seus serviços na internet.

Qual necessidade do mercado sua empresa pode curar?

Primeiramente, devemos pensar na internet como uma rede colaborativa, onde todos podem compartilhar e inserir milhares de informações relevantes (ou não) e que estarão disponíveis sempre que alguém fizer uma busca. Manter um blog relacionado com o seu negócio é potencialmente bom por vários motivos, mas hoje vamos nos atentar à três deles

1. Atração de tráfego qualificado

Acredite, a quantidade de usuários que busca por informações relacionadas ao seu negócio diariamente na internet é enorme. A grande questão é onde eles estão encontrando tais informações e respostas?

Se você mantém um blog dentro do seu website, além de entregar ao usuário a informação que ele precisa, você o coloca em contato com a sua empresa.

Mas lembre-se: a qualidade do conteúdo publicado é o que vai definir o nível de interesse do visitante em relação à você. Trabalhe com riqueza de informações e não tenha medo de compartilhar o que você faz de melhor.

Se o seu cliente não encontrar respostas em seu website, é muito provável que ele encontre em seus concorrentes. Conteúdo relevante é a melhor maneira de atrair, convencer e fidelizar novos clientes.

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2. Construção de autoridade

Vivemos na era da informação e aqueles que detêm o conhecimento e compartilham com o público estão muito à frente de quem mantém tudo guardado à sete chaves.

É nesse ponto que muitas empresas pecam na distribuição de conteúdo. Compartilhar informações sobre sua empresa não quer dizer que você vai gritar aos quatro ventos como você é bom no que faz.

Seu blog vai funcionar muito melhor se você trabalhar com uma linha educacional, entregando algo que realmente possa agregar conhecimento para os seus leitores.

Se você mantém um blog falando apenas sobre sua empresa, é como se um humorista subisse ao palco e falasse sobre como ele é engraçado.

Isso com certeza não acontece; eles apenas sobem ao palco e fazem as pessoas rirem. É claro que você pode, em algum momento, publicar sobre seus cases de sucesso e os melhores resultados - isso também é importante.

Mas conhecimento de causa e riqueza de informações é o que vai fazer com que seu público perceba sua empresa como uma referência de mercado.

Preocupe-se em distribuir conteúdos relevantes e educativos que gerem valor ao usuário e possivelmente eles farão o trabalho de divulgar seu conteúdo.

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3. Relevância nas buscas

Vamos imaginar que você é dono de uma vidraçaria. Seu site fala sobre sua empresa, valores, serviços oferecidos e também dispõe de um formulário de contato para solicitação de orçamento.

Até aqui, você pode encontrar milhares de sites que fazem a mesma coisa. O grande diferencial de um blog é o poder em entregar informações que curam possíveis dúvidas dos seus clientes.

Por exemplo: se um usuário realizar uma busca com os termos "qual é o melhor tipo de vidro para sacadas?", ele encontrará milhares de resultados em sites de curiosidades e informações em geral, mas isso não o auxiliará à escolher uma empresa para realização desse serviço.

Se o site da sua vidraçaria possui um blog onde você escreveu sobre tipos de vidro para áreas externas, os motores de busca entenderão que você tem autoridade sobre o assunto, porque você é uma empresa de vidros! Sites como Google, Yahoo e Bing reconhecem a relevância do seu site pelo conteúdo que você publica nele.

Se, nessa situação exemplo, o usuário encontra a resposta desejada e está no site de uma vidraçaria, as chances dele entrar em contato com sua empresa solicitando um orçamento aumentam consideravelmente.

Estar bem posicionado para determinadas palavras-chave que indicam dúvidas é tão importante quanto trabalhar com palavras específicas dos serviços que você oferece.

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Entender essa dinâmica pode dar início à um novo tempo para os seus negócios. Precisamos nos adaptar ao fato de que os usuários digitais estão cada dia mais saturados de publicidade online, e fazer mais do mesmo não é o que vai diferenciar seu negócio dos seus concorrentes.

Caso você não tenha tempo ou habilidades para manter um blog empresarial, comece a amadurecer a ideia de terceirizar a execução desse serviço. Você colherá bons frutos dessa iniciativa e conquistará cada vez mais espaço no meio digital!

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