Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Quando pensamos em estratégias de marketing digital para salão de beleza e lojas de cosméticos quase sempre nos vem a cabeça a ideia de criar perfis sociais para divulgar a empresa e seus produtos, na expectativa de que as vendas aumentem exponencialmente.
Porém infelizmente não basta apenas falar de nós mesmos ou de nossos produtos esperando que as pessoas simplesmente comprem.
Hoje, mais do que nunca é importante ser relevante para o seu público, apresentando informações claras e com propriedade, para que não fiquem dúvidas de quanto sua empresa sabe do que está falando.
É muito comum ver diversas páginas apresentando o mesmo conteúdo, sem ao menos se dar o trabalho de usar a criatividade para fazer chamadas diferentes, usar uma foto outra foto, enfim… Como diria um icônico político paranaense CHEGA DOS MESMOS!
Então antes de sair postando qualquer coisa em sua página do face, Instagram, site ou blog, é muito importante (muito mesmo) saber quem é o seu público, para que possa ser pensada uma estratégia de comunicação.
Abaixo separamos alguns dados sobre o mercado de Beleza e Estética que podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o seu público alvo:
Em uma pesquisa realizada pelo Google em Julho de 2015 foi perguntado ao público “Onde você se informa sobre produtos de beleza?”
Itens mais comprados online:
Segundo a ABIHPEC (Brazilian Association of the Cosmetic, Toiletry anda Fragance Industry), a Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento médio deflacionado composto próximo a 10% a.a nos últimos 19 anos, tendo passado de um faturamento, líquido de imposto sobre vendas de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$43,2 bilhões em 2014.
O mercado online para produtos de beleza, estética e cosméticos é cada vez mais promissor, tendo em vista que estamos passando por uma fase onde as pessoas tendem a se cuidar cada vez mais.
Essas informações são importantes para definir algumas estratégias para sua empresa se destacar na internet.
Vamos ver algumas delas?
Recebeu um produto novo em sua loja? Fale sobre ele! Os reviews vão muito além das informações contidas nas embalagens dos produtos e você pode dar o seu toque pessoal dando dicas para sua audiência.
Digamos que você recebeu um novo shampoo, fale sobre o cheiro, textura, seus benefícios, qualidade e resultados. Faça com que o produto que você vende seja desejado e desperte a curiosidade para fazer com seu cliente o experimente.
Comparar produtos pode ser muito interessante para atrair clientes. Quantas vezes não nos perguntamos “creme X ou creme Y?”, “shampoo W ou shampoo Z?” não é mesmo?!
Todos nós temos dúvidas na hora de comprar alguma coisa, seja um produto para pele ou um celular e sempre acabamos usando o Google para nos ajudar nesses momentos e nada mais justo você fornecer esse tipo de informação para o seu cliente (futuro cliente), isso o ajudará a tomar decisões de compra.
Se ele encontrar o que procura em seu site/blog consequentemente irá olhar pra sua empresa com olhares de confiança e como fornecedor confiável.
Assim como comparar produtos pode ajudar as pessoas a decidir qual irá comprar, as dicas de uso também podem dar ainda mais força para sua empresa.
Você tem disponível em sua loja uma tintura para cabelos? Que tal pegar uma amiga, funcionária ou cliente e mostrar como aplicar corretamente o produto para ter o melhor resultado possível?
Além de dar mais confiança ao consumidor em relação ao produtos que sua empresa revende, incentivá-lo a comprar, sua empresa estará gerando autoridade, construindo reputação e tornando-se referência no segmento.
Quem não gosta de promoção não é mesmo?! Ainda mais quando falamos em produtos para beleza e cosméticos. Essa é uma estratégia essencial para conquistar clientes e dar aquela ajuda no faturamento.
Datas comemorativas devem ser exploradas para os lançamentos de promoções, pois elas tem todo um apelo emocional e ajudam a dar aquele UP nas vendas.
Quem nunca viu um tutorial no YouTube? É super comum as pessoas mostrarem como utilizar os produtos e no mundo da beleza não deve ser diferente.
Mulheres de todo o mundo exploram as redes sociais para divulgar seus trabalhos fazendo tutoriais dos mais variados tipos, como usar maquiagem por exemplo.
Aproveite essa oportunidade e faça você também um vídeo de como usar os cosméticos vendidos pela sua loja. Você pode fazer tutoriais sobre como fazer uma maquiagem, como pintar a unha, dicas de sombra, use a criatividade e não esqueça de mencionar que os produtos que estão sendo usados podem ser encontrados na sua loja!
Agora que temos conteúdo, precisamos propagar essas informações, então vamos lá!
Você não precisar ter uma página no Facebook, um perfil no Twitter, um no Instagram, um no Pinterest e outras tantas redes sociais que existem por aí.
Você deve escolher aqueles que realmente serão interessantes para que você possa divulgar seus produtos, então escolha e foque em fazer o melhor possível para obter seus resultados. Vamos falar de 3 redes sociais que tem tudo a ver com as dicas de marketing de conteúdo que demos acima;
Por ser a rede social mais usada pelos brasileiros é super legal ter uma página e nela você pode explorar todos os tipos de conteúdo: fotos, vídeos, textos, imagens animadas (gifs). Também vale a pena apostar em publicações que incentivam as pessoas a comentar!
Se você pretende fazer tutoriais, reviews ou comparativos entre os produtos, o YouTube será uma ferramenta muito importante para sua presença digital.
Você pode fazer vídeos curtos ou vídeos mais longos, mas é importante ter cuidado na hora de filmar. Você não precisa ter uma câmera “superhipermega” sofisticada, até mesmo por quê os celulares mais modernos tem câmeras maravilhosas e podem vir a calhar na hora de produzir o seu material, então um celular com uma câmera legal, um tripé para deixá-lo estável já está de bom tamanho, afinal, não precisamos de uma produção hollywoodiana.
Separamos algumas dicas para ajudar você na hora de criar os seus vídeos:
Algo que é tão importante quanto receber os feedbacks é saber quando eles são bons e ruins, pois muitas vezes os comentários postados pela audiência podem não agregar nada ao conteúdo atual e futuro, principalmente quando há mais foco em comentários que não são significantes do que nos realmente essenciais.
O que acharam das dicas? Deixe seu comentário 🙂
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