Cada vez mais notamos o quão conectados estamos, nossa sociedade está cada vez mais digitalizada não é mesmo?!
Há tempos atrás isso era um privilégio de poucos, mas agora a realidade é que praticamente todos nós fazemos parte do mundo digital, seja no Facebook, seja usando o Google para pesquisar sobre marketing digital para restaurantes ou no Whatsapp trocando mensagens com os amigos.
Graças a popularização dos dispositivos móveis e do acesso a internet facilitado, milhões de brasileiros acessam a internet diariamente.
Com esse crescimento exponencial de acessos a internet restaurantes tem muito a ganhar com ações de marketing digital, tendo em vista que os consumidores tem utilizado seus smartphones, tablets e computadores para descobrir restaurantes próximos de onde estão, seja para um lanche rápido ou para um jantar romântico.
Antes de falar sobre o marketing digital, que tal dar uma olhadinha em números do segmento? Então vamos lá…
Agora que conhecemos um pouco mais sobre o habito de navegação dos consumidores, vamos a algumas estratégias de marketing digital para o seu restaurante! 😉
Independente do seu negócio ser uma pizzaria de bairro, churrascaria ou um restaurante japonês, as pessoas usam o Google para encontrar o que elas querem, e se você não tiver um site a probabilidade de ser encontrado é menor. Não ter um site por descredibilizar a sua empresa.
Você pode pensar “Mas eu tenho uma página no facebook”, isso é extremamente relevante pois ajuda a dar visibilidade e sua presença no Google, mas não é o suficiente.
Ter um site ajuda a passar segurança para seus clientes e melhores resultados no marketing digital.
Lembra dos dados lá de cima? 85% da população brasileira tem acesso móvel.
Pois é, além de ter um site, é muito importante que ele seja responsivo (quando o site se encaixa automaticamente no dispositivo do usuário, independente do tamanho da tela, seja um celular, tablet ou pc).
Quantas pessoas passam pelo seu estabelecimento diariamente? Desses clientes, de quantos você tem e-mail? Nenhum? 10? 100?
Essa é uma ação que vale ouro e se você já faz esse cadastro de clientes, continue. Mas se não faz, está na hora de começar!
Com os dados de sua clientela, você pode começar a fazer ações de relacionamento e fidelizá-los enviando newsletters (e-mail marketing) em datas como aniversários, dia das mães, páscoa, etc.
Convide seus clientes a voltarem a seu restaurante, trazendo mais pessoas, oferecendo vantagens, avise sobre promoções, novidades e muito mais.
Você não precisa sair por ai fazendo contas no Facebook, Instagram, Google+, Twitter, Pinterest, YouTube… Se você ainda não trabalha com redes sociais, que tal conversar com seus clientes e saber qual rede social que eles usam?
Isso pode ajudar a dar seus primeiros passos na construção de uma presença digital.
Faça uma pesquisa de balcão perguntando o que eles gostariam de receber em sua timeline.
Com essas informações você pode começar a fazer um plano de ação, um calendário de postagens e com o tempo focar no que funciona certo, eliminando o que está falho.
Mais uma dica importante… trabalhe na sua rede social com proporção 80/20, para determinar os assuntos das postagens, sendo que 80% é entretenimento e os outros 20% institucional ou promocional. 😉
Existem diversas estratégias para o atuar nas redes sociais, mas o objetivo sempre será engajamento.
É preciso criar intimidade com os fãs da sua marca, fazer com que a interação seja bilateral, respondendo comentários, mensagens, elogios, reclamações, tirar dúvidas, solucionar problemas, etc.
As pessoas tendem à admirar quem dá atenção pra elas e isso cria laços reais, o que é extremamente importante para uma empresa dentro de uma rede social.
Essa é uma ótima forma para atrair novos clientes, por meio de anúncios pagos, seja no Google e Facebook Ads é possível apresentar o seu anúncio para pessoas que tem interesse no seu produto.
No Google Adwords seus anúncios serão apresentados para as pessoas que estiverem procurando por algo que você oferece, por exemplo, você tem uma pizzaria na cidade de Curitiba e alguém busca no Google por “pizzaria curitiba”, seu anúncio será apresentado para essa pessoa e você só irá pagar quando ele for clicado.
Uma das grandes sacadas do Adwords está nas palavras chave, também chamadas de termos de pesquisa ou keywords. Por conta disso é muito importante estudar quais palavras são usadas pelo seu público, para que os anúncios sejam bem segmentados e direcione para as pessoas certas para o seu site.
Um ponto super positivo dos links patrocinados do Google Adwords para restaurantes e outras empresas do ramo gastronômico é que esse tipo de publicidade só é apresentada para quem está procurando por produtos/serviços desse segmento.
Dentro do Facebook Ads é possível fazer diversos tipos de anúncios atualmente separados por objetivos e finalidades, mas especificamente para restaurante vamos falar de 2 dos 11 disponíveis.
Essa são algumas das estratégias que podem ser usadas para divulgar o seu estabelecimento.
Esperamos que tenham gostado do texto e caso tenham alguma dúvida ou queira fazer um orçamento estamos disposição! 😉