Marketing Digital para Restaurantes

Última atualização em: 14/04/2023

Cada vez mais notamos o quão conectados estamos, nossa sociedade está cada vez mais digitalizada não é mesmo?!

Há tempos atrás isso era um privilégio de poucos, mas agora a realidade é que praticamente todos nós fazemos parte do mundo digital, seja no Facebook, seja usando o Google para pesquisar sobre marketing digital para restaurantes ou no Whatsapp trocando mensagens com os amigos.

Graças a popularização dos dispositivos móveis e do acesso a internet facilitado, milhões de brasileiros acessam a internet diariamente.

Com esse crescimento exponencial de acessos a internet  restaurantes tem muito a ganhar com ações de marketing digital, tendo em vista que os consumidores tem utilizado seus smartphones, tablets e computadores para descobrir restaurantes próximos de onde estão, seja para um lanche rápido ou para um jantar romântico.

Antes de falar sobre o marketing digital, que tal dar uma olhadinha em números do segmento? Então vamos lá…

  • Quase 50% das pessoas do mundo estão conectadas por rede 3G/4G;
  • Em 2013, aproximadamente 86,7 milhões de brasileiros com +10 anos acessaram a internet;
  • 85% da população brasileira tem acesso móvel;
  • 79% dos consumidores fazem buscas na internet relacionadas a restaurantes e as informações mais buscadas são: promoções, localização e menu;
    60% vão direto no site do restaurante ou no site da cadeia ou no aplicativo de celular;
    50% usam mapas de sites ou aplicativos;
    44% usam sites ou aplicativos de descontos ou cupons;
    39% usam sites ou aplicativos de avaliação;
    64% dos usuários usam a busca do Google como fonte de informação sobre restaurantes e pedidos;

Agora que conhecemos um pouco mais sobre o habito de navegação dos consumidores, vamos a algumas estratégias de marketing digital para o seu restaurante! 😉

Site

landingpageIndependente do seu negócio ser uma pizzaria de bairro, churrascaria ou um restaurante japonês, as pessoas usam o Google para encontrar o que elas querem, e se você não tiver um site a probabilidade de ser encontrado é menor. Não ter um site por descredibilizar a sua empresa.

Você pode pensar “Mas eu tenho uma página no facebook”, isso é extremamente relevante pois ajuda a dar visibilidade e sua presença no Google, mas não é o suficiente.

Ter um site ajuda a passar segurança para seus clientes e melhores resultados no marketing digital.

Lembra dos dados lá de cima? 85% da população brasileira tem acesso móvel.

Pois é, além de ter um site, é muito importante que ele seja responsivo (quando o site se encaixa automaticamente no dispositivo do usuário, independente do tamanho da tela, seja um celular, tablet ou pc).

Email Marketing

20-Email-marketing-Tools-820x400Quantas pessoas passam pelo seu estabelecimento diariamente? Desses clientes, de quantos você tem e-mail? Nenhum? 10? 100?

Essa é uma ação que vale ouro e se você já faz esse cadastro de clientes, continue. Mas se não faz, está na hora de começar!

Com os dados de sua clientela, você pode começar a fazer ações de relacionamento e fidelizá-los enviando newsletters (e-mail marketing) em datas como aniversários, dia das mães, páscoa, etc.

Convide seus clientes a voltarem a seu restaurante, trazendo mais pessoas, oferecendo vantagens, avise sobre promoções, novidades e muito mais.

Redes Sociais

anuncios-redes-sociaisVocê não precisa sair por ai fazendo contas no Facebook, Instagram, Google+, Twitter, Pinterest, YouTube… Se você ainda não trabalha com redes sociais, que tal conversar com seus clientes e saber qual rede social que eles usam?

Isso pode ajudar a dar seus primeiros passos na construção de uma presença digital.

Faça uma pesquisa de balcão perguntando o que eles gostariam de receber em sua timeline.

Com essas informações você pode começar a fazer um plano de ação, um calendário de postagens e com o tempo focar no que funciona certo, eliminando o que está falho.

Mais uma dica importante… trabalhe na sua rede social com proporção 80/20, para determinar os assuntos das postagens, sendo que 80% é entretenimento e os outros 20% institucional ou promocional. 😉

Existem diversas estratégias para o atuar nas redes sociais, mas o objetivo sempre será engajamento.

É preciso criar intimidade com os fãs da sua marca, fazer com que a interação seja bilateral, respondendo comentários, mensagens, elogios, reclamações, tirar dúvidas, solucionar problemas, etc.

As pessoas tendem à admirar quem dá atenção pra elas e isso cria laços reais, o que é extremamente importante para uma empresa dentro de uma rede social.

Links Patrocinados

Essa é uma ótima forma para atrair novos clientes, por meio de anúncios pagos, seja no Google e Facebook Ads é possível apresentar o seu anúncio para pessoas que tem interesse no seu produto.

Google Adwords

extencoes-anuncios-adwordsNo Google Adwords seus anúncios serão apresentados para as pessoas que estiverem procurando por algo que você oferece, por exemplo, você tem uma pizzaria na cidade de Curitiba e alguém busca no Google por “pizzaria curitiba”, seu anúncio será apresentado para essa pessoa e você só irá pagar quando ele for clicado.

Uma das grandes sacadas do Adwords está nas palavras chave, também chamadas de termos de pesquisa ou keywords. Por conta disso é muito importante estudar quais palavras são usadas pelo seu público, para que os anúncios sejam bem segmentados e direcione para as pessoas certas para o seu site.

Um ponto super positivo dos links patrocinados do Google Adwords para restaurantes e outras empresas do ramo gastronômico é que esse tipo de publicidade só é apresentada para quem está procurando por produtos/serviços desse segmento.

Facebook Ads

ppc-facebookadsDentro do Facebook Ads é possível fazer diversos tipos de anúncios atualmente separados por objetivos e finalidades, mas especificamente para restaurante vamos falar de 2 dos 11 disponíveis.

  • Enviar pessoas para o site: O nome dele já denuncia a sua função, mas vamos exemplificar para que fique não fiquem dúvidas. Digamos que você tem uma pizzaria e seu cardápio é muito extenso, fica inviável postar na timeline (linha do tempo) de sua página, pois a imagem não ficará agradável aos olhos de quem vê. Você pode fazer um anúncio enviando pessoas para o seu site, onde a página de destino será as opções de sabores disponíveis em seu estabelecimento. O anúncio poderia ser algo como “Bateu aquela fome de pizza? Conheça nossas pizzas irresistíveis! São mais de 100 sabores. Confira nosso cardápio” e é claro, não dá pra esquecer de usar uma foto daquelas de dar água na boca! 
  • Impulsionar suas publicações: Esse tipo de anúncio serve para aumentar o alcance de suas postagens, fazendo com que ela chegue para mais pessoas. Vamos ao nosso exemplo? VAMOS!!!
    Digamos que na sua pizzaria (eu gosto de pizza) e toda quarta feira você tem uma promoção onde na compra de duas pizzas grandes a brotinho doce é por conta da casa. Legal, temos uma promoção, precisamos de uma imagem bacana e de um pequeno investimento para fazer com que a sua publicação tenha mais alcance, agora só falta o texto… “Hoje é Quarta broto! Na compra de duas pizzas grandes, você leva uma brotinho doce na faixa!!!”

Essa são algumas das estratégias que podem ser usadas para divulgar o seu estabelecimento.

Esperamos que tenham gostado do texto e caso tenham alguma dúvida ou queira fazer um orçamento estamos disposição! 😉

Autor

freshlab
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