Trabalhar o marketing digital para farmácias pode ser desafiador e até mesmo, arriscado, se você não souber usar as ferramentas e a comunicação certa. Veja algumas estratégias que você pode aplicar na divulgação da sua farmácia, e com isso, atrair mais clientes.
Acredito que a primeira coisa que você precisa ter em mente é que, ações de marketing digital, quando bem executadas, tem o poder real de trazer mais pessoas (clientes) para dentro do seu estabelecimento.
Mas, é importante também reforçar que marketing digital não é só ter uma página no Facebook. Para usar a internet como ferramenta de negócios, você precisa construir uma estratégia.
Antes de falar sobre as estratégias em si e como o marketing digital para farmácias pode ser efetivo para você, gostaria que você pensasse sobre esses tópicos:
Você não precisa ter todas as respostas agora. Mas é importante saber que, sem essas informações, você vai “bater a cabeça” até encontrar algo que funcione. Esses quatro pilares podem fazer toda a diferença na hora de planejar suas ações de Marketing Digital.
Bom, agora vamos falar sobre algumas estratégias de marketing digital para farmácias que podem ajudar a trazer mais visibilidade. Se você ainda é muito pequeno no mundo digital, use esse conteúdo para descobrir como construir uma presença digital relevante para o seu negócio.
Começando pelo básico, entendemos que a sua farmácia tem, pelo menos:
Pode ser que você tenha mais presença digital do que isso, considerando um site, canal no Youtube e outros recursos. Neste conteúdo, vamos falar sobre estratégias “iniciais” para construção de autoridade. Isso, por si só, atrai mais clientes para seus canais digitais. Com a comunicação correta e um atendimento pontual, você pode até mesmo fidelizar clientes locais.
Além disso, neste início também precisamos definir um objetivo ou meta, e esse não pode ser “vender mais”. Você precisa estabelecer uma meta específica e mensurável se quiser saber se os seus esforços com marketing digital estão sendo recompensados.
Por exemplo: quero cadastrar +50 novos clientes em meu CRM nos próximos 3 meses. Ou ainda: quero impactar 30 novos clientes na região, veiculando uma promoção para dispositivos móveis.
Se você quer ser encontrado no Google por clientes em potencial, existem basicamente 2 formas: pagando por anúncios ou aparecendo “naturalmente” (organicamente) nos resultados abaixo dos anúncios.
Com uma estratégia de anúncios pagos, sua farmácia será divulgada imediatamente após seus anúncios serem aprovados (menos de 24h). O leilão do Google tem várias especificidades que podem dar um certo “receio” no começo.
Fizemos um vídeo falando sobre como começar a anunciar no Google Ads:
Agora, se você quer aparecer no Google sem pagar, o trabalho é bem maior e exige um planejamento de longo prazo. No marketing digital para farmácias, assim como em outros segmentos de comércio, pode ser que apostar nas mídias de resultado mais rápido seja mais satisfatório. Pelo menos no começo.
Contudo, nossa recomendação principal é trabalhar em construção de posicionamento orgânico (conteúdos de BLOG e SEO) de forma equilibrada com os links patrocinados. Aparecer na busca do Google pagando é bom para reter oportunidades, mas se for sua única estratégia, pode ser arriscado e caro no longo prazo.
Uma boa forma de começar uma campanha de Google Ads é trabalhar com geolocalização, atingindo apenas pessoas ao redor do seu estabelecimento. Uma palavra-chave super relevante neste caso seria “farmacia perto de mim”.
As redes sociais como Instagram e Facebook também são canais onde clientes em potencial estão, aos montes. O desafio, neste caso, é que a navegação desses usuários é passiva em relação a uma compra, enquanto no Google a navegação é ativa.
Na prática, você pode fazer anúncios para promover sua farmácia de diversas formas dentro do Facebook ou Instagram. Contudo, é importante ter em mente que, nestes canais, as pessoas não estão buscando ativamente por farmácias, produtos ou ofertas.
A forma mais efetiva de usar as redes sociais no marketing da sua farmácia é produzindo e distribuindo conteúdo relevante. Como o próprio nome já diz, as redes sociais servem para socialização, sendo este um canal de relacionamento e não de vendas.
Mas no longo prazo, ter uma presença relevante nas redes sociais pode sim, ajudar a sua farmácia a obter mais vendas. A criação de conteúdo é a chave de ouro nesse processo, em que a sua farmácia se torna um veículo de comunicação relevante ao consumidor, não apenas mais uma página de propaganda.
Lá no começo, quando falamos sobre saber em que sua farmácia é especialista, aplica-se diretamente na produção de conteúdo. Você, em seu estabelecimento, deve ter muitos conteúdos que podem ser compartilhados para sua audiência. Essa estratégia de comunicação, quando feita de forma correta e ética, posiciona sua marca e faz com que mais clientes lembrem de você.
Pode parecer “ultrapassado”, mas o e-mail marketing ainda pode ser muito efetivo, se feito com planejamento e a frequência certa.
A comunicação por e-mail também é uma forma de fidelizar os seus clientes cadastrados. Com uma estratégia um pouco mais caprichada, você pode segmentar seus clientes por tipos de medicamenos que compram, frequência de visitas na loja, produtos e conveniências que mais consomem.
A comunicação personalizada é o futuro para praticamente todos os tipos de negócios, e as farmácias, com sua quantidade de dados, podem sair na frente.
Bom, nem só de marketing digital vive um negócio, com certeza. Então, selecionamos algumas dicas para aplicar em sua loja física.
E aí, gostou das nossas dicas? O segmento de farmácias é um nicho que, felizmente ou infelizmente, sempre terá alta demanda de clientes. Para atrair essa demanda ao seu ponto de venda, o marketing digital pode ser a ferramenta que você precisa.
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