Para quem trabalha com construções e reformas e quer promover seu escritório de engenharia, o marketing digital oferece muitas possibilidade para construir uma boa presença digital e conquistar mais clientes por meio da internet.
Uma boa estratégia de marketing digital para empresas de engenharia deve conter diferentes ações para cada etapa da campanha e também para cada objetivo do cliente. Se você tem um empresa nova, pode querer promover o nome do seu escritório trabalhando com ações de branding.
Para empresas mais antigas no mercado, além do branding que é sempre importante, ações de Inbound Marketing e Links Patrocinados são essenciais para atender seus clientes no momento da busca e enquanto tem interesse em contratar serviços de engenharia.
Para isso, não importa se a sua empresa trabalha com grandes construções, pequenas reformas, construções residenciais ou apenas engenharia elétrica.
Uma boa campanha de marketing digital pode angariar novos clientes para todos que decidirem investir e inserir o nome da empresa no meio online.
Estar bem posicionado no Google é estar pronto para atender seus futuros clientes assim que eles identificam uma necessidade e começam a busca soluções na internet.
Os anúncios na Rede de Pesquisa para empresas de engenharia devem ser construídos de maneira clara, usando recursos importantes como extensões de chamada, local, sitelinks, frase de destaque e se possível, comentários.
Há muito mais espaço do que imaginamos para escrever um anúncio de texto no Adwords, e essas ferramentas devem ser exploradas ao máximo para destacar sua empresa em meio à tantas outras que aparecem nas buscas.
Para isso, também é importante estar atento ao tipo de palavras-chave utilizadas na configuração dos anúncios, pois são através desses termos que os resultados são acionados.
Direcionar uma boa verba para anunciar no Google é altamente recomendado para empresas de serviços como engenharia, pois é provavelmente o primeiro lugar onde as pessoas vão buscar por respostas.
Se você precisa posicionar sua empresa no mercado, pode ser interessante trabalhar com banners na Rede de Display do Google também.
Campanhas de Display são configuradas para exibir sua marca com banners em sites relacionados ao seu negócio, de maneira totalmente configurada.
A rede de Display é interessante também pelo modo de cobrança, pois podemos selecionar a opção de CPMv – custo por mil impressões visíveis.
Essa configuração é uma maneira justa de cobrar pela exibição da sua empresa e tem grande alcance nos sites parceiros do Google.
Existem outras redes em que você também pode trabalhar com anúncios, como Facebook, LinkedIn, Youtube, Twitter, Instagram, Pinterest. O mais importante antes de anunciar é identificar onde está o seu público.
Por exemplo: se o seu cliente é em grande parte constituído por outras empresas, é interessante anunciar no LinkedIn, que é a maior rede profissional do mundo.
O seu cliente terá contato com a sua marca dentro de uma rede que ele já está acostumado. Nesse caso, seria inútil anunciar no Instagram, onde você não tem público.
Definir seus personas e quais canais ele mais utiliza é fundamental para descobrir onde veicular seus anúncios.
Agora que sua empresa já aparece no Google através dos Links Patrocinados, o que podemos fazer além para destacar seu nome no mercado?
Uma das maneiras é através do marketing de atração, também conhecido como Inbound Marketing.
O marketing de atração trabalha para entregar conteúdos relevantes para os usuários.
Esse conteúdos são definidos a partir do tipo de público que você quer atingir.
Por exemplo, você quer se aproximar de usuários que tem interesse em reformas de escritório, mas não quer só ficar esperando quando essa pessoa buscar por você no Google.
Uma maneira de se tornar atrativo para esse usuário é publicando conteúdos relacionados à seus interesses.
Um blog institucional é a melhor maneira de propagar seu conhecimento e expertise no meio digital.
O blog é onde você soluciona dúvidas, dá dicas e sugestões, mostra obras inspiradoras e resolve problemas dos seus futuros clientes.
Ao publicar um conteúdo falando sobre “qual melhor tipo de piso para escritório” você atinge pessoas que estão potencialmente interessadas no assunto, e terão a resposta que procuram em seu blog!
Ou seja, além de solucionar a dúvida do usuário, você o coloca em contato com a sua empresa, que é capaz de resolver o problema dele.
O Inbound Marketing permite que você construa uma ótima reputação na internet falando sobre os assuntos que domina.
As pessoas querem saber quais são os erros mais comuns na hora de reformar, ou então quais são as etapas da reforma de uma casa.
Você tem a resposta? Compartilhe em seu blog e agregue valor à sua marca.
Para continuar em contato com as pessoas que já contrataram os serviços da sua empresa no passado, uma boa opção é o relacionamento através do e-mail marketing.
Sua lista de clientes é algo muito valioso e você deve ter uma boa estratégia para continuar sendo interessante para essas pessoas.
Você pode segmentar as listas por tipos de serviços contratados e personalizar o conteúdo do e-mail para cada uma delas.
Dentro do e-mail marketing você também vai trabalhar com conteúdo, mas nesse tipo de ação você está em contato direto com o cliente.
Caso você tenha uma lista enorme, provavelmente terá que usar uma ferramenta de disparo em massa. Se a lista for pequena, nada impede que você mande um e-mail para cada contato, humanizando a conversa e fazendo o cliente se sentir especial.
Essas ações geram frutos à curto, médio e longo prazo.
Você também pode estar presente com perfis da sua empresa em redes sociais, mantendo uma estratégia de engajamento em dia para não se tornar mais uma empresa com uma página.
Contudo, devemos sempre lembrar que identificar onde seu público está é primordial para alinhar sua estratégia de marketing digital.
Se você ainda não tem nenhum tipo de serviço desses que comentamos acima e quer saber mais sobre cada um deles, navegue pelo menu lateral do site e entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.