Seu escritório de arquitetura também pode construir uma boa reputação na internet através do marketing digital para arquitetos, sabia?
Para desenvolver uma estratégia de marketing digital para arquitetos é necessário identificarmos alguns pontos importantes e aprender como funcionam as principais ações que podem te ajudar a conquistar mais clientes e executar mais projetos.
Não importa quanto tempo sua empresa tenha de estrada, fazer o marketing digital do seu escritório de arquitetura é uma tarefa urgente. Caso você ainda não trabalhe em nenhum canal digital, vamos começar sugerindo mídias mais básicas, então vamos evoluir para mostrar o que você pode fazer a mais e se destacar no mercado.
Trabalhar com anúncios no Google Adwords é bem importante para quem quer atender as pessoas no momento da busca. Aparecer na Rede de Pesquisa com um anúncio bem estruturado faz toda a diferença, pois a forma como seus links são exibidos dizem muito sobre sua estratégia de marketing.
Aqui estamos supondo que sua empresa já tenha um bom site onde seus visitantes vão conhecer melhor sobre o seu trabalho, certo?
Você pode trabalhar com grupos de anúncios separados por tipos de serviços ou então uma única campanha institucional com extensões de anúncios para deixar a exibição mais completo.
No Google Adwords existem centenas de recursos para otimizar seu posicionamento pago: extensões de sitelinks, estratégias de lances flexíveis, exibir endereço, botão click to call (onde a pessoa pode ligar para você apenas clicando no link do anúncio), palavras-chave negativas, seleção de público alvo, frequência de exibição, segmentação geográfica e outros.
Ao escolher sua estratégia para a Rede de Pesquisa, procure adicionar aos anúncios descrições e links que sejam relevantes para a busca do usuário, lembrando que ele pode estar em diferentes estágios de busca.
Por exemplo: ele pode usar a palavra chave “os melhores arquitetos de são paulo” quando ainda não entrou em contato com nenhuma empresa e está procurando pela melhor opção – esse é o tipo de usuário que ainda não sabe muito bem o que quer.
Agora, se o usuário digita “orçamento arquitetura de interiores em são paulo” ele já está em um estágio depois, pois sabe que tipo de arquitetura quer e já quer saber sobre preços.
Esses dois tipos de usuários querem ver anúncios diferentes, você não acha? Não seria legal enviar alguém que procura por orçamentos para a home do seu site. É muito melhor enviá-lo para a página de formulário de contato!
Para links patrocinados, lembre-se: usuários diferentes, anúncios diferentes.
Para empresas de arquitetura, estar no Facebook merece uma atenção especial. Isso porque você deve saber que tipo de conteúdo seu público quer ver na internet.
Quem procura por arquitetos quer se sentir inspirado, não acha? Trabalhar com boas imagens e descrições dos projetos é o primeiro passo para atrair a atenção desse público no Facebook.
Você pode montar um portfolio em sua página, separando por álbuns por exemplo, um para cada projeto, com os detalhes e convidando as pessoas a entrar em contato com você caso fiquem com alguma dúvida ou queiram mais detalhes.
Outra opção é fazer uma campanha no Facebook Ads para conseguir mais curtidas para sua página. Mas, muita atenção aqui.
O alcance orgânico do Facebook é de 2 a 6%, então você precisa impulsionar suas publicações para que seus fãs vejam o que está sendo publicado.
Não vai adiantar investir em campanhas para curtidas na página se não houver conteúdo patrocinado, pois os usuários não verão as postagens no feed de notícias.
Uma estratégia de marketing digital para arquitetos tem tudo a ver com o Instagram!
Essa rede social está centrada na publicação de imagens inspiradoras e no uso de hastag’s. Fazendo publicações periódicas com a divulgação dos seus projetos em lindas imagens, você será capaz de se comunicar com milhares de pessoas usando suas fotos.
Lembre-se que o público do Instagram é bastante exigente, então fotos em alta qualidade são fundamentais.
O Instagram também tem a opção de fazer anúncios assim como no Facebook, mas para seu escritório de arquitetura talvez isso não seja tão efetivo.
Um perfil bem alimentado já será uma ótima ferramenta de divulgação e posicionamento da sua marca.
O LinkedIn é a maior rede social empresarial do mundo. Ali você terá espaços para fazer o perfil do seu escritório de arquitetura e também pode trabalhar com anúncios.
Os valores para anunciantes no LinkedIn costumam ser consideravelmente mais altos do que anunciar no Google ou no Facebook por exemplo, mas o público é totalmente diferente.
Pense que no Facebook você estará falando, em maior parte, com entusiastas de decoração, estudantes de arquitetura, seguidores de tendências de arquitetura de interiores e potenciais clientes que possuem projetos particulares.
No LinkedIn a chance de você ser contactado por uma empresa para um grande projeto arquitetônico é consideravelmente maior, pois você está em uma rede social de negócios. Que tal? Pense nisso!
Toda sua estratégia de marketing digital será potencialmente melhor se você nutrir um blog da sua empresa.
Compartilhar conteúdo relevante para o seu público é uma das melhores coisas que você fazer para criar notoriedade na internet.
Produção de conteúdo relevante quer dizer que você vai falar sobre assuntos interessantes para o seu público: esclarecer dúvidas, apontar as principais diferenças entre o que você faz e o que não faz, dar dicas, resolução de problemas, exibição de grandes projetos, curiosidades sobre os maiores arquitetos da história, entre outros.
Além de ser uma ótima maneira de se manter conectado com seu público, escrever sobre assuntos do seu segmento faz com que você seja uma referência de mercado.
A produção de conteúdo também ajuda muito os motores de busca a classificarem melhor o seu site nas pesquisas relacionadas.
Se você não souber sobre o que escrever, você pode usar ferramentas como Google Trends ou Think With Google para pesquisar sobre tendências e atualidade do seu nicho.
Um escritório de arquitetura tem muitas opções de como promover seu negócio na internet e conquistar mais projetos, parceiros e clientes. Se você ainda ficou em dúvida, basta acessar nosso menu de serviços ou, se desejar conhecer um de nossos cases neste segmento, basta clicar aqui.