Como fazer marketing de conteúdo para redes sociais

(Última atualização em 15 de junho de 2022)

Provavelmente, sua empresa possui pelo menos uma conta em alguma rede social e posta conteúdos constantes. Mas, você realmente sabe como fazer marketing de conteúdo para essas plataformas? 

 

Como sabemos, quando o assunto é internet e tecnologia, as redes sociais não podem ser deixadas de lado. Por mais que nenhuma delas seja realmente estável, mesmo com o passar do tempo, teremos alguma plataforma em destaque. 

 

Até porque, conectar pessoas que não estão juntas presencialmente é uma das maiores e mais utilizadas funcionalidades da internet. Sabendo dessa funcionalidade, muitas empresas se tornaram presentes nas plataformas. Isso aconteceu, principalmente, como forma de chegar até seu público-alvo. 

 

No entanto, estar presente e ser ativo nas redes sociais, não significa que sua marca está tendo assertividade em suas produções. É exatamente sobre isso que iremos falar no conteúdo de hoje. Continue com a leitura e descubra como fazer marketing de conteúdo para as redes sociais de sua empresa: 

 

O que é marketing de conteúdo?

 

Antes de falarmos sobre a produção estratégica de conteúdos para suas redes sociais, que tal a gente descobrir o que é marketing de conteúdo? Basicamente, essa ação é uma estratégia de atração de clientes. Ou seja, o marketing de conteúdo funciona por meio da produção de materiais de valor ao consumidor. 

 

Assim, uma empresa consegue atrair possíveis consumidores oferecendo materiais que respondam dúvidas e auxiliem esse cliente. Imagine o seguinte cenário: Você comprou um aspirador de pó e não sabe como trocar o saco. Ao acessar o perfil das redes sociais da empresa, você se depara com um conteúdo sobre isso.

 

Além de ajudar o consumidor, oferecendo não somente a informação gratuita, mas didática, a empresa consegue conquistar aquele cliente. Diante disso, em momentos futuros, provavelmente aquela pessoa irá priorizar a sua marca. Até porque, foi ela que se preocupou em auxiliar você em suas dúvidas. Isso é marketing de conteúdo!

 

Mas, afinal: Como fazer?

 

Por mais simples que possa parecer, produzir conteúdos estratégicos para as redes sociais é um desafio e tanto. Isso porque, além de todo um funcionamento específico, as redes sociais possuem algumas limitações. Contudo, estar presente onde seu público está inserido é uma forma eficiente de divulgar sua marca.

 

Para fazer isso, é preciso estar ligado em algumas dicas de quem consegue, de forma planejada e estratégica, alcançar resultados com essa ação. Confira abaixo, dicas que nós, da FreshLab, separamos para seu marketing de conteúdo: 

 

Defina sua persona

Antes de qualquer estratégia, é preciso definir a persona para qual sua linguagem será direcionada. Como já dito aqui anteriormente, a persona é uma pessoa fictícia com as principais características do seu público. Mas, diferentemente do público-alvo, a persona apresenta mais características, criando assertividade. 

 

Ao definir sua persona, se atente ao local onde ela está situada, suas preferências, linguagem e necessidades. Lembre-se: Toda a linguagem que sua marca utilizar nas redes sociais será direcionada a essa persona. Para saber mais sobre como criar a sua, clique aqui e leia o conteúdo produzido por nós, da FreshLab. 

 

Saiba seu objetivo

Para saber como produzir seus conteúdos, é preciso saber qual o objetivo de sua empresa através das publicações. Você deseja aumentar o número de seguidores? Conseguir leads? Somente divulgar seus produtos e serviços? Produzir conteúdos mais descontraídos? Independente do que seja, é necessário definir suas metas.

 

Feito essa parte, seu marketing de conteúdo estará ainda mais alinhado para alcançar resultados com a assertividade que sua empresa precisa. Até porque, sem saber o destino onde sua marca quer chegar, fica mais difícil seguir o caminho certo.

 

Saiba a linguagem de cada rede

Além do que já foi citado, é necessário que você saiba a linguagem de cada rede social na qual sua empresa estará presente. Até porque, é preciso que sua marca se encaixe na plataforma, de maneira eficiente. No Twitter, por exemplo, é necessário uma linguagem mais descontraída, postagens mais pontuais e engraçadas.

 

Já no Instagram, com todas as mudanças que vêm acontecendo, é preciso focar em mídias mais interativas e não estáticas. Não adianta produzir somente imagens, foque também em vídeos e gifs. Mas, é claro que as imagens também são importantes, porém, com menos texto e mais estímulo visual. 

 

Produza, poste e interaja!

Para um eficiente marketing de conteúdo, você deve saber qual o equilíbrio perfeito entre teoria e prática. Ou seja, planeje, produza, poste e não se esqueça de interagir com seus seguidores. Para as postagens, certifique-se de planejar dias e horários que facilitem o engajamento dos seguidores.

 

Um bom exemplo de calendário de postagens, é soltar seus conteúdos nas terças e quintas-feiras ao meio dia. Mas, é claro que isso irá depender muito mais do seu público e, principalmente, da sua persona. Feito isso, não esqueça de interagir e continuar criando conteúdo de valor para seu público. 


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