As redes sociais estão no auge e parece que isso continuará por bastante tempo. Faz parte do ser humano querer viver em sociedade e aproveitar a tecnologia para alargar ainda mais os limites dessa vivência tão genial.
Para as empresas é um fato muito positivo, porque elas podem usar essas redes para provocar engajamento, fidelizar clientes já existentes e conquistar novos.
Mas como produzir conteúdo de qualidade para essas plataformas? Basta dar uma rápida navegada por alguma rede social, para notar que os assuntos que mais parecem chamar e prender a atenção dos usuários não são os mais relevantes, pelo contrário.
Por isso, acaba sendo um desafio chamar a atenção dos internautas que usam essas redes trazendo informações verdadeiramente expressivas.
Algumas dicas podem ajudar quem precisa ser inteligente e, ao mesmo tempo, criativo nas redes sociais:
- Conheça bem o seu público. Com quem você quer interagir? Jovens, adultos, idosos, homens, mulheres? Como essas pessoas se comportam? Que hábitos podem ter em comum? Compreender o alvo da mensagem é o primeiro passo para elaborá-la.
- Use os recursos disponíveis para atrair as pessoas: imagens impactantes, vídeos, até uma frase de efeito que ganhe a atenção do internauta. Depois, basta encaixar a mensagem relevante que você tem a transmitir nesses meios. Às vezes, só uma postagem em forma de texto não terá impacto para que o usuário da rede pare para ler. Mas cuidado: escolha um único recurso para não ficar confuso.
- Divida o assunto em listas. Talvez você já tenha percebido que títulos no formato “Dez coisas que você não sabia sobre...” tem uma receptividade melhor. Além de ser mais chamativo, dividir o conteúdo em listas permite que ele fique mais leve e menos denso, então, é uma boa ideia.
- Use o senso de humor, quando possível. Dependendo do assunto que você estiver tratando, mesmo que tenha relevância, isso não impede que você o deixe mais divertido, pensando no público. Tomando sempre cuidado com o politicamente correto, para não manchar a imagem da empresa.
- Tenha um objetivo: gerar engajamento, vender, apresentar a marca... Saiba o que você pretende atingir com as mensagens publicadas.