Landing pages que convertem: segredo revelado!

Última atualização em: 24/07/2024

Confira exemplos de Landing Pages que convertem e aumente o número de leads de sua empresa.

Como sabemos, uma das principais metas dentro do marketing digital, é conquistar leads qualificados. Diante disso, contar com uma equipe responsável por realizar suas campanhas é prioridade para muitas empresas.

Mas, nem sempre as campanhas construídas acabam gerando os resultados esperados, isso porque até mesmo para quem é especialista, a geração desses leads é um desafio constante.

Por isso, nós, da FreshLab, queremos te explicar melhor o segredo para criar landing pages que convertes, além de te dar alguns exemplos práticos para se inspirar!

O que é uma landing page?

Se você chegou aqui de paraquedas, o primeiro passo é entender o que é uma landing page.

Dentro do mundo dos negócios, podemos afirmar que existe uma meta comum a todas as empresas: vender, independente do que está sendo comercializado. Mas, para isso, existem uma série de etapas que contribuem para esse cenário.

As landing pages são muito utilizadas, isso porque ao invés de ir até o balcão de uma loja, seu potencial cliente visita seu site.

Mas, antes de comprar, é preciso conquistar esse usuário. Podemos dizer então, que uma LP é uma página com o foco na captação dos dados dos usuários que clicaram em sua campanha, transformando-o em um lead. 

Mas, qual a importância de um lead?

Para exemplificar melhor as etapas que um cliente percorre até se tornar, de fato, um comprador, precisamos explicar algumas coisinhas.

Primeiro, é necessário saber que existe uma diferença entre um cliente, um usuário e um lead. Confira abaixo, a correta explicação de cada um:

Usuário

Podemos dizer que o usuário é a primeira “personagem” que um possível cliente assume ao se interessar pelos produtos de uma empresa.

Nesse passo, ele acessa sites, páginas de redes sociais e confere os serviços da marca. Tudo isso, sem que seus dados sejam dados à empresa de interesse, sendo essa a etapa seguinte.

Lead

Quando um usuário é impactado por uma campanha de marketing digital, ele pode deixar seus dados em um formulário ou em uma pesquisa, por exemplo.

E é aí que ele se transforma em um lead. Dessa forma, o relacionamento fica mais fácil de ser nutrido pela empresa através de newsletter, WhatsApp ou outros canais.

Cliente

Depois de começar a ser “alimentado” com conteúdos e ofertas do seu negócio, o lead tende a realizar a tão esperada compra. Assim, ele se transforma em um cliente!

Após isso, o desafio da empresa é fidelizar essa pessoa, fazendo com que continue comprando. 

Com tudo isso, é importante destacar a importância das landing pages em toda essa jornada, visto que são elas que iniciam a jornada até a efetivação de um comprador do seu produto.

Como criar landing Pages que convertem?

Por mais difícil que possa parecer, criar uma boa landing page não é uma tarefa tão complicada! Para te ajudar a visualizar melhor, separamos exemplos de LPs que construímos internamente.

1. Título e subtítulos que chamam a atenção

Qual é a primeira coisa que você lê ao abrir qualquer página na internet? De acordo com uma pesquisa realizada pelo CopyBlogger, os títulos são determinantes. Isso porque, conforme o dado divulgado, 8 em cada 10 pessoas que acessam uma LP leem somente o título. 

Ainda segundo a pesquisa, somente 2 de 10 usuários leem a página completa. Ou seja, optar por um título direto e que chame a atenção é um ponto determinante para a captação do lead. Confira abaixo o primeiro exemplo das landing pages que convertem:

Exemplo: Meditação para Mentes Hiperativas da BiÓtima e Certificação Lean Six Sigma.

Landing Pages que convertem
Além de trazer no título a palavra-chave em foco da campanha, notamos o destaque dele na página. Agora, imagine os leads que acessaram essa página com o intuito de buscar uma meditação porque sofrem de ansiedade?

Além de auto explicativo, esse título é assertivo na conversão dos usuários. 

Landing Pages que convertem

Já nesse exemplo, podemos notar um título um pouco diferente, trazendo mais criatividade. Além de destaque para palavras específicas, ele atua como uma CTA, chamando o usuário a encontrar a solução para seus problemas.

Isso porque ele mexe com as necessidades das empresas e traz soluções.

2. Landing pages que convertem possuem imagens 

Como diria o famoso ditado: imagens valem mais que mil palavras.

Por isso, ao planejar sua landing page, visualize suas melhores imagens para usar. Invista em artes visuais que tenham uma boa relação com o conteúdo que está sendo proposto ao leitor.

Uma boa dica, é que além de usar aquelas imagens gratuitas que você pode pegar na internet, produzir suas próprias artes também é uma opção.

Usar designers originais torna seu produto ou serviço ainda mais exclusivo. Veja os exemplos abaixo:

Exemplos: Consultoria e Assessoria Ambiental da Detzel e Campanha de painéis solares da FHR Solar.

Landing Pages que convertem
Note como as imagens e elementos gráficos não só ilustram a página, como também destacam o conteúdo que está escrito.

A LP citada aqui, consegue transmitir tudo o que se propõe a fazer. Além disso, imagens como a seguir, passam confiança e credibilidade sobre sua marca.

Landing Pages que convertem

Landing Pages que convertem

3. Descreva seu produto ou serviço

É claro que é essencial que você fale sobre o produto ou serviço que a sua empresa está oferecendo, afinal, você deseja vender a sua experiência para seu cliente, certo?

Nesse caso, vale a pena investir em tópicos, subtítulos e demais elementos que ajudem a manter o conteúdo organizado.

Além disso, evite frases muito longas ou muito complexas. Lembre-se que seu conteúdo precisa ser inclusivo e didático, principalmente porque as pessoas não costumam ler tudo até o final. 

Exemplos: Campanha de painéis solares da FHR Solar e Brindes corporativos da Magnata Brindes.


Marketing Digital
Marketing com brindes

Nas imagens acima, você consegue ver como os tópicos são objetivos, mostrando os benefícios do investimento nas soluções. Novamente, é possível ver também os elementos gráficos que ilustram a landing page.

Mas, além desses dois pontos, precisamos citar o destaque sobre a economia do produto, que é um dos diferenciais dele, o que ajuda a converter, gerando essa sensação de urgência de compra e vantagem para o comprador.

No caso da landing page da Magnata Brindes, tivemos um excelente resultado de conversão:até o momento, obtivemos uma taxa de 38% de conversão, sendo um total de 420 leads em três meses de campanha. 

4. Landing pages que convertem possuem um formulário 

Mais um ponto muito importante são os formulários, que são espaços direcionados para o preenchimento dos dados do lead.

Assim, sua empresa terá acesso ao telefone, e-mail, e até ao local de onde aquele usuário está acessando.

Exemplos: Agência de Marketing Digital FreshLab e veículos blindados da OBDI Blindados.

Marketing Digital
Investir em Landing Pages

5. Botão do CTA

Outra parte indispensável é o botão com a CTA que enviará os dados do lead até a empresa. Esse botão deve conter uma frase de impacto que chame o usuário para a ação. Nesse caso, pode ser um envio de dados ou até uma solicitação de um orçamento, por exemplo.

Uma das prioridades para que esse botão funcione adequadamente, é o destaque dado a ele ao longo da LP.

Para isso, você precisa colocá-lo em um local de fácil visualização do usuário. Outro ponto importante, é o tamanho e fonte, ou seja, precisa ser bem grande e visível para ter conversão.

Exemplos: Veículos elétricos para hotéis e Agência de Marketing Digital FreshLab.

Marketing Digital e Landing Pages que convertem

Criação de Landing Pages

Dicas extras para potencializar sua landing page

A gente também separou alguns “pitacos” extras para que você possa pensar na criação da sua LP com muito mais carinho e atenção. Dá uma conferida:

1. Defina seu público-alvo

Antes de iniciar qualquer estratégia, é preciso saber para quem sua comunicação será direcionada.

Para isso, defina seu público-alvo. É isso que vai determinar os próximos passos de todas as ações realizadas, facilitando a comunicação com quem você quer que efetivamente compre o seu produto ou serviço.

2. Pense no que será oferecido

Qual é a dor que o seu negócio deseja solucionar? Isso também deve ser o ponto central abordado dentro da sua landing page.

Você também deve criar algo de valor gratuito para seu cliente “em troca” dos seus dados e informações confidenciais. Nesse caso, vale um e-book, um podcast gratuito ou até uma consulta gratuita, por exemplo.

3. Foque na produção de um bom conteúdo

Tanto o conteúdo, quanto o CTA de uma página de captação de leads, são pontos essenciais em uma landing pages que converte.

Lembre-se de adicionar palavras relevantes e chamadas que realmente mexam com o emocional e psicológico do seu público-alvo, assim, há maiores chances de conversão. Lembre-se que você quer solucionar um problema e não apenas vender seu peixe.

4. Transmita confiança

Outro ponto é investir na credibilidade do seu negócio, que é um dos fatores mais importantes e considerados na hora da conversão de usuário em lead.

Uma boa dica, é mostrar dados reais para estabelecer essa ponte. Sendo assim, reforce a importância dos seus produtos, fale sobre os resultados positivos já colhidos e nos benefícios que pode gerar para os clientes. 

5. Use cases

Se sua empresa produz cases de bons resultados de seus serviços, é essencial usar eles em sua landing page para uma ótima forma de conversão.

Mas, cuidado para não citar dados privados ou tornar sua LP em um relatório. Nesse sentido, tente ser direto, breve e utilizar as informações certas que realmente convençam seu futuro cliente.

Precisa de ajuda na criação da sua landing page?

Os exemplos que mostramos acima fazem parte de alguns dos milhares de projetos e campanhas de marketing digital realizadas pela Freshlab.

Somos uma equipe especialista no planejamento dessas páginas, alcançando resultados únicos por meio de excelência. 

Quer elevar o nível do seu marketing para outro nível? Entre em contato com o nosso time comercial e solicite um orçamento sem compromisso.

Autor

Guilherme Boni
Curitibano, CEO da Fresh Lab e formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR, fundou a agência em 2008 com objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a crescer. É especialista em SEO e performance, atuando em dezenas de campanhas digitais e no desenvolvimento de centenas de site e e-commerces.
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