Quais são os objetivos do Inbound Marketing?

(Última atualização em 1 de novembro de 2021)

Você já sentiu como se tivesse problemas para atingir os objetivos do Inbound Marketing ou mesmo cumprir expectativas relacionadas ao marketing? Seus objetivos de longo prazo muitas vezes são empurrados para segundo plano para cumprir estratégias mais urgentes? Você está confuso sobre quais metas de marketing são realmente importantes para o sucesso da empresa? 

Se você se pegou concordando com a cabeça para essas perguntas, saiba de uma coisa: você com certeza não está sozinho. 

Identificar quais são os objetivos do Inbound Marketing pode ser sim uma tarefa difícil. Mas, aplicando alguns procedimentos padrões, nós te ajudaremos a entender sobre esse assunto e traremos de volta a sua esperança em trabalhar com esse processo. 

Quais são os objetivos do Inbound Marketing? 

O inbound marketing é um método estratégico focado na atração de leads e em transformá-los em clientes. 

Um dos principais objetivos do Inbound Marketing é a geração de leads/pedidos. Por isso, essa é uma estratégia repleta de vertentes e orientada a partir das necessidades principais do negócio. Por isso, muitas vezes, foca na conversão de otimização (CRO), no uso do e-mail marketing, na gestão de relacionamento com clientes (CRM) ou em ações direcionando os leads para o carrinho.

Mas, então, como definir os objetivos do Inbound Marketing que façam sentido para a gestão atual?

1. É necessário visualizar o caminho 

Já que estamos falando sobre os objetivos do inbound, é melhor começar a pensar como desenvolver a estratégia desde seus primórdios. Então, é importante questionar: o que você espera que essa estratégia faça pelo negócio? 

Assim, antes de definir os objetivos do inbound marketing, você deve imaginar um caminho de sucesso oferecido por ele. Pode soar um pouco bobo, mas funciona. Afinal, quem não imagina o marketing levando o negócio ao seu crescimento? Se expandindo para novos mercados? 

Talvez todo esse tempo você esteja atrás de mais visitantes para o seu site, mas talvez para atrair os clientes, é necessário buscar auxílio de outros canais de comunicação. Ou seja, essa visão informará seus objetivos finais atingíveis. 

2. Avalie a situação métrica atual

Antes de decidir para onde está indo, você precisa saber por onde esteve. Como definido por múltiplos especialistas, os principais objetivos do Inbound Marketing tendem a se enquadrar em uma das três categorias: 

  • Atrair mais visitantes; 
  • Conversão de mais visitantes em leads; 
  • Convertendo mais leads em clientes; 

Antes de definir seu objetivo final, reúna os dados de que dispõe nessas três categorias e veja como estão as tendências.

3. Aplique SMART

Também conhecidas como metas inteligentes, devem atender 5 critérios: 

ESPECÍFICO 

Responde a perguntas como o quê, como, quando, onde e por quê. Você deve ser concreto e específico ao defini-los. 

MENSURÁVEIS 

Escolha metas quantificáveis para dimensionar o objetivo e os benefícios, além de analisar e comparar os resultados para saber se você está o alcançando com sucesso ou falhando em algum processo relacionado à ele; 

ATINGÍVEL 

É importante ver a realidade da situação, o que o ajudará a evitar frustrações. Assim, cresça passo a passo, não de uma vez; 

RELEVÂNCIA

Os objetivos desejados devem ter impacto real e de grande importância na sua empresa, estando vinculados diretamente à objetivos anteriores ao marketing;

OPORTUNOS 

Os objetivos devem ser alcançados dentro de um prazo planejado e ter um tempo de realização e cenários ideais. Assim, o calendário é muito importante para a eficácia de um projeto. 

Aplicar a filosofia SMART aos objetivos do Inbound Marketing pode nos ajudar a expandir diferentes ações e caminhos com os quais podemos alcançar nosso objetivo. Estas são as estratégias que o ajudarão a alcançar os objetivos que você definiu para o seu projeto. 

Principais objetivos do Inbound Marketing | Para a Fresh Lab e você

Se o processo de Inbound estiver firmemente integrado aos processos da empresa, o resultado deverá ser o aumento das vendas, a construção de relacionamentos mais sustentáveis e maior número de leads em busca do seu negócio. 

Por isso, destacamos os 3 principais objetivos do Inbound Marketing sendo:

Atrair tráfego web

O trabalho nas mais diferentes frentes online deve ser pensado e projetado para captar a atenção de clientes em potencial. Em seguida, é trabalho do gestor em interagir com esse volume de usuários chegando – seja por meio de formulários, CTAs e outras técnicas de atração. 

Afinal, o conteúdo certo e a usabilidade perfeita para o visitante são necessários para que ele passe de desconhecido a cliente potencial. Claro que,  nem todo tráfego gera negócios. E é por isso que é fundamental atrair os usuários certos por meio de segmentação para que, assim, se interessem profundamente pelo produto ou serviço do qual tanto precisam. 

Trabalhar o volume de leads crescentes 

Você já passou do estágio onde consegue atrair novos visitantes ao site e isso é ótimo. Mas, agora é o momento de acompanhá-los em todo o processo de decisão de compra até que se tornem verdadeiras oportunidades de vendas. E é nesse estágio onde mora a dúvida: como reunir todas as informações possíveis sobre esses visitantes? 

Basicamente, o processo consiste em oferecer algo em troca de suas informações por meio de formulários. Conteúdos de valor são um dos melhores métodos de coleta para obtê-los. Sendo assim, é imprescindível investir em e-book, artigos técnicos, guias, infográficos entre outros. Ou seja, qualquer informação que seja interessante e valiosa para seus usuários transformam a sua marca em uma fonte de informação concreta. 

Conversão de leads em clientes

Por fim, assim que tivermos as informações de nossos clientes em potencial em mãos, como teremos certeza de que eles se tornarão clientes reais? 

Bem, a ação mais importante e imediata é construir uma base de dados e classificar os leads em diferentes listas, de acordo com suas características. Claro, em seguida, implementamos diversas ações por meio das quais obtemos o que precisam no momento certo e pelo canal certo, usando as informações que nos deixaram sobre seu comportamento em nossos formulários anteriores. 

Viu só como é fácil entender quais são os objetivos do Inbound Marketing a partir das metas e dos métodos utilizados? 

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Estratégias inteligentes de marketing ocorrem a partir de dois pilares centrais: planejamento e técnica. Ambos andam juntos para garantir um excelente potencial que entregue resultados reais para as empresas. 

Por isso, se você pensa em transformar os atuais objetivos do inbound marketing da empresa onde trabalha, mas ainda têm dúvidas de como fazer isso de forma eficiente, segura e com resultados de verdade, entre em contato com o time da Fresh Lab. 

Estamos disponíveis para te atender e mostrar como a sua experiência pode ser muito melhor com o nosso conhecimento! 

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