Funil de Inbound Marketing

(Última atualização em )

Existem inúmeras etapas na construção de uma marca que vende mais e que melhor se posiciona nos meios virtuais. Cada uma das etapas, assim como cada tipo de estratégia é essencial no alcance dos objetivos da empresa. 

No conteúdo de hoje, nós iremos falar um pouco mais sobre um dos mais importantes métodos de atração de clientes: o Funil de Inbound Marketing. Continue com a leitura do conteúdo produzido por nós, da Fresh Lab e entenda mais sobre:

Funil de Inbound Marketing

Aos que ainda não estão familiarizados com o tema, pode até soar meio estranho e complicado. No entanto, quando conhecemos um pouco mais sobre essa estratégia, notamos que, além de fazer sentido, ela dá resultados. Mas, primeiramente, que tal relembrarmos o que exatamente é o Inbound Marketing?

Basicamente, o Inbound Marketing é uma estratégia utilizada com o intuito de atrair clientes. Essa atração é realizada através da prestação de um serviço que agrega valor na vida das pessoas: os conteúdos. Sendo assim, podemos conceituar esse termo como a estratégia que é responsável por captar clientes através de conteúdos. 

Agora que já deu para entender um pouco mais sobre um dos termos que fazem parte do Funil de Inbound Marketing, vamos esclarecer a sua principal dúvida:

O que é o Funil de Inbound Marketing? 

Para exemplificar melhor do que se trata essa estratégia, precisamos falar sobre o Funil de Vendas. Para quem ainda não sabe, existem algumas etapas pelas quais as pessoas passam antes de se tornarem clientes de uma empresa. Essas etapas são exemplificadas e explicadas através do Funil de Vendas. 

Imagine um funil contendo 4 principais etapas que são experienciadas ao se passar por dentro dele. Imaginou? Agora vamos preencher ele com as etapas certas utilizadas pelo marketing digital, porém focando nos conteúdos que farão desse funil, um Funil de Inbound Marketing. Juntando tudo, fica mais ou menos assim:

Primeira etapa

A primeira etapa é a de atração, ou seja, é o primeiro contato que um cliente terá com a empresa que está vendendo seu produto ou serviço. Como se trata de um primeiro contato, os conteúdos que farão parte dessa etapa são, em sua maioria, posts de redes sociais e artigos de blog com foco em SEO.

Segunda Etapa

Após ter atraído alguns olhares para sua marca, chega o momento de converter esses olhares em leads, para que as estratégias se tornem mais específicas. Para isso, os conteúdos produzidos deverão ser acessados através de formulários e landing pages. É nesse momento que as CTAs entram em ação, atraindo o consumidor.

Terceira Etapa

Após o consumidor ter passado pelas duas primeiras etapas do Funil de Inbound Marketing, é hora de cumprir um dos principais objetivos: vender. Para finalizar as vendas, são utilizados conteúdos em e-mails ou até mesmo mensagens, mas claro, sem parar com a produção dos demais conteúdos.

Quarta Etapa 

Finalizada a venda com o cliente satisfeito, é o momento de fidelizar aquele consumidor para que compre sempre da mesma empresa. Nessa etapa, entram os materiais ricos, os depoimentos no site e claro, muitas outras estratégias que vão além do inbound marketing.

Conhecendo as etapas do funil de vendas, planejar conteúdos para o topo, meio e fundo de funil torna-se muito mais fácil e estratégico. Por exemplo, se sua empresa está sendo inaugurada agora, é importante focar bastante na produção de conteúdos que sejam topo de funil.

No entanto, para empresas que já possuem tempo de mercado, o Funil de Inbound Marketing deve ser utilizado em todas as suas etapas. Dessa forma, além de fidelizar clientes mais antigos, você mantém os recentes no caminho certo. Ou seja, sua empresa estará sempre atraindo, convertendo, vendendo e fidelizando pessoas.

Quais os benefícios do Funil de Inbound Marketing?

Não podemos negar que manter um bom relacionamento com seus clientes é essencial para sua empresa. Quando falamos sobre as etapas pela qual os consumidores passam no Funil de Vendas, é exatamente isso que está acontecendo: a empresa está cuidando de seus clientes, sejam eles mais antigos ou recentes. 

Através dessa e de outras estratégias de marketing bem planejadas, a empresa passa a se desenvolver e crescer no mercado. Isso acontece através de alguns benefícios possibilitados pelo Funil de Inbound Marketing. Confira abaixo 5 das principais vantagens que essa prática tem a oferecer a sua empresa:

1 – Resultados previstos

Como cada uma das etapas do funil de vendas depende do sucesso da etapa anterior, fica mais fácil saber quantas pessoas precisam ser atraídas ao início, para um bom final de funil. Dessa forma, basta monitorar, tanto seus clientes, quanto como anda a produção de conteúdo de sua empresa, para  que os resultados sejam alcançados. 

2 – Aumento na produtividade 

Quando bem planejada, essa estratégia ajuda na melhoria de processo e da produtividade que não anda muito bem. Isso porque, dependendo de qual das etapas está travando a operação, é possível realizar alguns ajustes. Em outras palavras, há um aumento na produtividade gerado pelo acompanhamento dos processos.

3 – Processos mais otimizados 

Feita a implementação de boas estratégias para o Funil de Inbound Marketing, fica muito mais fácil monitorar as campanhas de conversão. Dessa forma, além de um trabalho mais assertivo, a facilidade e rapidez também são possibilitadas. Sendo assim, a equipe se torna mais produtiva, engajada e motivada pelos resultados.

4 – Vendas cada vez mais assertivas

Quando as estratégias estão utilizando tanto o funil de vendas, quanto os conteúdos produzidos em cada etapa, há um bom aumento no número de vendas. Isso acontece, pois com o acompanhamento em tempo real, planejar estratégias que convertam aquele cliente em uma venda se torna muito mais assertivo. 

5 – Aperfeiçoamento constante 

O Funil de Inbound Marketing ajuda a construir um bom relacionamento com seus clientes, conhecendo suas necessidades. Sendo assim, você consegue realizar melhorias em seus produtos ou serviços, com foco em resultados mais satisfatórios. Isso mostra ao consumidor a preocupação da marca, o que ajuda na fidelização.

Para finalizar 

Quando uma empresa realiza a contratação de uma agência de marketing digital, suas operações passam a ser feitas através de inúmeras estratégias. Cada uma dessas estratégias visa aumentar o número de vendas e posicionar melhor a empresa no meio digital, atingindo os objetivos da marca. 

Tudo isso, é realizado por especialistas qualificados e prontos para realizar ajustes por meio do monitoramento constante das campanhas. No meio de todas as operações, está o Funil de Inbound Marketing agindo para além de uma estratégia, como um serviço gratuito prestado aos clientes: os conteúdos que agregam valor.

Quer saber mais sobre Marketing Digital? Então fique de olho aqui no Blog da Fresh Lab e já que você está por aqui, que tal:

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