Como aplicar o inbound marketing na minha empresa?
Publicado 7 de janeiro de 2022 • 18:16Hrs
Como aplicar o inbound marketing na empresa

Quer descobrir de forma detalhada, como aplicar o inbound marketing na empresa? Então você veio ao lugar certo!

Como sabemos, uma das maneiras mais eficazes para atrair e fidelizar clientes é a publicidade online. Sabendo disso, é essencial possuir os recursos e conhecimentos necessários para a criação de estratégias que deem resultados. Mas, como fazer isso? Para descobrir, basta continuar com a leitura do artigo de hoje:

Como aplicar o inbound marketing?

Se tem uma coisa que a internet trouxe até as grandes empresas, foi a possibilidade de alcançar clientes de forma mais rápida. Ebooks gratuitos, artigos de blog, newsletters, podcasts e, até mesmo, posts de redes sociais, são ferramentas de marketing de conteúdo poderosas e que fazem parte do inbound marketing.

Através dessas ferramentas, as marcas alcançam pessoas que ainda não as conheciam, apresentando seus produtos. Diante disso, há a possibilidade de atração e até mesmo, fidelização do cliente. É claro que o caminho para que isso ocorra não é tão simples como parece. 

Isso porque, existem inúmeras etapas, estratégias e ações que devem ser realizadas constantemente para um posicionamento estável de sua marca no meio virtual. Cada uma dessas etapas, visa não somente atrair novos compradores, como também manter aqueles que já conheciam os produtos da empresa. Mas, como fazer isso? 

Inbound marketing na minha empresa - Como aplicar? 

Como citado anteriormente, existem algumas etapas necessárias para a aplicação eficaz do inbound marketing na empresa. Vejamos abaixo, qual o objetivo de cada uma dessas etapas e como executar: 

Etapa 1 - Atração  

Para que a empresa consiga vender seus produtos, é preciso atrair possíveis compradores. Isso pode ser feito de inúmeras maneiras, mas todas elas possuem uma característica em comum: agregam valor ao consumidor. 

Isso significa, que independentemente da forma que você irá usar para atrair seus clientes, ela precisa ser útil ao possível comprador. Em outras palavras, produza conteúdo que resolva os problemas das pessoas, que ajude elas a terem uma vida mais tranquila e, principalmente, coloque seu produto como uma excelente saída.

Um exemplo de inbound marketing: Digamos que uma empresa que vende cursos profissionalizantes precisa aumentar suas vendas. Diante do produto que está sendo comercializado, fica fácil identificar os problemas que os possíveis clientes enfrentam. 

Em outras palavras, a empresa deve focar na produção de conteúdos que mostrem ao consumidor que seus problemas podem ser resolvidos através da realização de seus cursos. 

Vejamos alguns possíveis conteúdos que poderiam ser abordados: “Como construir uma carreira estável?”, “Por que os cursos profissionalizantes são ótimos para o currículo?”, “Qual o curso ideal para um emprego estável?”, “Como conseguir meu primeiro emprego?”.

Note que os temas sempre estão relacionados à questões de empregabilidade, estabilidade, início e continuação de carreira. Da mesma forma, os cursos ofertados pela instituição sempre irão aparecer ao final dos conteúdos, como uma das soluções para o problema enfrentado. 

Agora que já ficou claro, vamos a segunda etapa sobre como aplicar o inbound marketing:

Segunda etapa - Conversão

Agora que o possível comprador já conhece seu produto e sabe que ele pode resolver alguns de seus problemas, é o momento de realizar a conversão desse lead. Para isso, é necessário que a empresa possua uma forma de captar os dados do usuário, ou seja, colher algumas de suas informações, como seu email, contato e nome. 

Nesse momento, são usadas as famosas landing pages, que são páginas destinadas a captar algumas informações do usuário, em troca de algum material gratuito. Esse material pode ser, por exemplo, um ebook contendo informações importantes ao cliente de como resolver um de seus problemas. 

Tendo coletado as informações, o usuário se transforma em um lead qualificado. Diante disso, começa um trabalho voltado a fazer esse lead comprar um dos produtos da empresa. Para isso, os dados colhidos serão essenciais, já que através do email, poderão ser enviadas promoções e demais conteúdo de inbound marketing.

Terceira etapa - Fechamento 

Agora que você já possui meios mais específicos de chegar em seu cliente, é preciso montar estratégias e conteúdos que o levem a fechar negócio. É nessa etapa que os emails marketing, newsletters, mensagens e promoções exclusivas com cupons entram. 

O objetivo desses conteúdos  é convencer o lead a fechar o negócio, comprando seu produto, ou contratando seu serviço. Cupons de desconto são excelentes maneiras de atrair a atenção desses usuários. Quando esse usuário finalmente faz o fechamento, a terceira etapa do inbound marketing estará concluída, o que nos leva a: 

Quarta etapa - Encantamento e fidelização

Por mais que o principal objetivo já tenha sido atingido, o de vender, é importante que o cliente continue sendo “encantado”. Dessa forma, existem ações que podem ser realizadas para que, além de comprar, esse consumidor seja fidelizado

Nessa etapa, entram as atividades de pós-venda que possuem como objetivo, oferecer um serviço diferenciado e que se torne essencial ao cliente. O atendimento é uma das tarefas mais importantes que a empresa deve realizar, bem como continuar com os conteúdos e oferecer cupons e demais “mimos” aos que já compraram. 

Para finalizar

É importante que, além de realizar essas ações e etapas, a empresa possua um site bem estruturado e que possua as ferramentas necessárias para a aplicação do inbound marketing. Outra alternativa às empresas, é realizar a terceirização desse serviço por meio da contratação de uma agência de marketing digital. 

Para isso, você pode contar com a Fresh Lab, somos uma agência especializada em diversos serviços de marketing, incluindo o marketing de conteúdo. Quer saber mais sobre como cuidamos de nossos parceiros, ou até mesmo solicitar um orçamento? Então acesse o link abaixo e entre em contato conosco.

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