Provavelmente, você deve estar se perguntando o que é o growth hacking e como ele é aplicado nas empresas. Mas, e se a gente te falar que provavelmente você já aplicou essa estratégia em alguma parte de seu trabalho? Calma, ela está mais presente em seu dia a dia do que você imagina e hoje, nós da Fresh iremos te explicar como isso ocorre.
Antes de mais nada, é preciso citar que essa ação tem muita coisa em comum com empresas de sucesso. Até porque, para se tornar uma dessas organizações, é preciso contar com criatividade e inovação. Sem contar, é claro, que o pensamento ágil e revolucionário também está presente, mesmo que nos bastidores do cotidiano.
Como exemplo de empresa que utiliza o growth hacking em sua estratégia de crescimento, podemos citar a Dropbox. Resumidamente, a companhia utilizou de uma estratégia simples para atrair clientes. Na época bastava indicar um amigo e pronto, ambos os usuários recebiam um campo gratuito para armazenamento de arquivos.
O growth hacking é uma estratégia que utiliza de técnicas mais agressivas e, de certa forma, mais “abusadas” para garantir o crescimento das empresas. Apesar de algumas ações mais tradicionais também fazerem parte da estratégia, foi nas práticas criativas que o conceito se destacou, ganhando seguidores.
Os famosos testes AB, por exemplo, surgiram a partir da implementação do growth hacking nas empresas. Portanto, quando o assunto é marketing digital e crescimento empresarial, muitas vezes, é preciso ser mais inovador. Mas, de que maneira podemos aplicar essa estratégia e, ao mesmo tempo, não correr tanto risco corporativo?
Primeiramente, é preciso entender que nem tudo que é aplicado na coragem apresenta riscos altos. Ou seja, mesmo sendo uma estratégia mais criativa, essa ação se baseia em bases sólidas para garantir o crescimento das empresas.
Sendo assim, uma das maneiras de fazer isso é partindo de métricas pré definidas para uma ação com base em dados coletados em tempo real. Portanto, não fique com um pé atrás, dê um passo à frente e confira 3 dicas para aplicar essa estratégia em sua empresa. Assim, temos certeza que você irá entender melhor o growth hacking:
Existem inúmeras maneiras pela qual você pode aplicar essa estratégia em sua empresa e auxiliar no crescimento da marca. Porém, como sabemos que cada organização gosta de funcionar de uma forma, separamos as principais aplicações. Assim, você pode optar pela que faz mais sentido em sua empresa hoje e seguir com o andamento. Vejamos:
Se tem uma coisa que você já deve ter percebido, é que o marketing atua em cima de dores reais e que tiram a paz dos consumidores. Muitas vezes, é com foco em solucionar grandes problemas, que as empresas se destacam. Por isso, te aconselhamos a ficar de olho no que vem incomodando e, ao mesmo tempo, nas tendências que vêm surgindo.
Encontrou um problema que você pode solucionar? Então, chegou a hora de fazer testes e analisar os resultados obtidos. Isso porque, é com base em métricas e dados que o growth hacking irá trazer resultados para sua empresa. Lembre-se sempre de oferecer aquilo que soluciona e facilita e não deixe de comunicar isso com assertividade.
Além dos testes feitos, pesquisas de mercado e acompanhamento de tendências, atualizar processos e produtos é essencial. Ainda mais quando paramos para pensar na ampla rede de concorrência com a qual convivemos. Conquistar clientes é uma estratégia que leva tempo, evoluindo com eles você acelera o processo e fideliza!
Uma boa maneira de aplicar o growth hacking em sua empresa de forma ainda mais segura, é contando com uma agência de Marketing Digital. Isso porque, é nesses serviços que sua marca encontra a expertise necessária. Sem contar, é claro, com a experiência dos profissionais naquilo que precisa ser executado e na criatividade que diferencia!