O recente surto de coronavírus afetou fortemente todas as esferas da vida e trouxe mudanças significativas no estilo de vida das pessoas. Como se poderia esperar, isso também teve um impacto muito poderoso na economia global. Enquanto muitas empresas decidiram fechar suas portas e abandonar o mundo dos negócios perdendo seus clientes e lucros devido à situação atual, existem empresários dispostos a usar quaisquer oportunidades advindas do momento, realizando esforços para se adaptar à essa nova situação. É por isso que neste posts vamos falar sobre como superar os desafios do coronavírus com Marketing Digital.
O foco foi completamente mudado para o aspecto online dos negócios, e, uma estratégia de marketing digital adequada se tornou imensamente importante e vital para obter lucros, atrair novos clientes e reter os antigos.
Então, o tópico de hoje vai te contar um pouquinho mais sobre como o coronavírus afeta alguns segmentos e como a Fresh Lab, como agência especializada de Marketing Digital, ajudou seus clientes a permanecer fortes em seus segmentos de atuação!
Nas primeiras semanas do COVID-19, parecia que o fim do mundo estava mais presente do que nunca.
O mercado de ações estava caindo, as empresas estavam demitindo pessoas, as pessoas eram forçadas a trabalhar em casa, as prateleiras dos supermercados esvaziadas e, quase todos os países do mundo tinham infecções e mortes em alta – parecia não haver um fim à vista. Muitos de nós, empresários e colaboradores, já passamos por outras crises antes. No entanto, mesmo os mais otimistas não puderam ajudar a sentir que isso era tão diferente – nunca antes, pelo menos em nossas vidas, vimos uma crise com uma combinação catastrófica de uma crise financeira e uma crise humanitária acontecendo simultaneamente e em escala global.
O que nós da Fresh Lab aprendemos rapidamente (e dolorosamente também) é que o setor de marketing era quase sempre o primeiro orçamento a ser cortado durante uma crise.
Em geral, a maioria dos empresários, líderes de pequenas e médias empresas, em meio a uma crise tão grande adotam a atitude de ”atirar primeiro para depois mirar” quando se trata de cortar custos em uma crise e o marketing é um alvo fácil. Como a maior parte da função de marketing em pequenas e médias empresas é tradicionalmente terceirizada, é uma área fácil de cortar antes de pensar em cortar o time interno, por exemplo.
De repente, a pandemia do COVID-19 fez com que a grande maioria das pessoas ficasse em casa. Eles trabalham em casa, compram online, leem notícias online e assim por diante. A nova situação exige ação imediata na forma de uma organização adequada que se adapta a essas novas circunstâncias.
Como uma ampla gama de atividades cotidianas comuns está ocorrendo online, também devem ser realizadas campanhas de marketing apropriadas.Aqueles que se concentram no marketing offline há anos agora precisam mudar os meios de alcançar seus clientes.
E, embora a criação de uma campanha que garanta resultados satisfatórios e um aumento nas vendas exija tempo, você precisa ser rápido para vencer a concorrência. Portanto, obter uma equipe como a da Fresh Lab dará uma visão geral dos conceitos mais aprofundados de marketing digital, com eficácia e foco em boas descobertas que gerem novos negócios.
Quem já utiliza o marketing digital para atingir seu público-alvo precisa intensificar sua campanha. Os e-mails promocionais podem ser atraentes para algumas perspectivas, mas o que certamente é eficaz agora é usar plataformas de mídias social e o potencial de uma estratégia de SEO adequada.
Como a única maneira de combater o novo vírus no momento é respeitar o isolamento social permanecendo em casa, muitas empresas não puderam abrir suas portas e aproveitaram o momento para trabalhar em estratégias alternativas.
A maioria dos clientes de nossos clientes tem navegado constantemente na internet e, isso é evidenciado por dados estatísticos entregues em relatórios mensais sobre o uso da internet como ponte da jornada de compra. Por exemplo, desde que o novo coronavírus atingiu o Brasil, o tráfego para os sites mais populares de compra on line aumentou significativamente, assim como o uso do celular como ferramenta de compra.
Ao criarmos uma estratégia de marketing digital, lembramos de um fato muito importante: os consumidores estão observando como as marcas agem durante a crise da COVID-19 e tomam suas decisões de compra de acordo com isso.
Pensando nisso, nós nos certificamos de trabalhar em conjunto com alguns de nossos clientes, mudando suas estratégias do off para o online, incentivando a comunidade a lutar contra a pandemia e contribuir para o seu negócio, tudo pensado a partir de estratégias eficazes de marketing digital bem estruturadas e atraentes para os seus possíveis clientes.
Atualmente gerenciada por um de nossos melhores analistas, o Puzzle Room é a prova de que, assim como nos jogos de fuga, sempre há uma saída para os nossos problemas.
Seu segmento é um dos mais divertidos e atraentes do portfólio da Fresh Lab: o Puzzle Room trabalha com Escape, aquelas salas onde ficamos presos e precisamos desvendar problemas para encontrar uma saída.
Mas, com a crise do corona, ficar enclausurado em um ambiente fechado não é realmente o ideal, certo?
Com as portas fechadas por tempo indeterminado, o Puzzle Room precisou se reinventar no cenário para que o seu faturamento não fosse perdido por completo.
Inicialmente, foram vendidos o boardgame Exit, específico para ser jogado em casa. Nada como usar da nostalgia de jogar um jogo de tabuleiro com a família ou amigos sem ter os riscos de uma saída mas, usando da mesma emoção de uma experiência de 60 minutos em uma sala. Em poucas semanas, o Puzzle esgotou o seu estoque em Curitiba e partiu para outras alternativas que pudessem calhar.
Uma das alternativas foi a venda de vouchers com preço reduzido. Ou seja, o cliente iria adquirir o voucher agora e, com até 6 meses após a reabertura oficial, poderia utilizá-lo em qualquer sala. A ideia gerou bastante procura, vendas e um ótimo engajamento para a marca.
Mas, para o pessoal do Puzzle Room, isso não bastou e eles foram atrás de mais ideias: eles desenvolveram jogos portáteis com as melhores etapas de suas Escape Rooms, incluindo algumas etapas aplicadas nos treinamentos corporativos, juntando tudo em caixas e criando seu próprio desafio.
Além disso, os jogos portáteis ganharam uma versão para o mundo corporativo, para que houvesse uma descontração durante o período de Home Office – assim, um Team Building divertido surgia para entreter os seus colaboradores.
Por fim, o Puzzle está trabalhando também com um Escape Game Live, possibilitando a qualquer pessoa do planeta à participar e desvendar os mistérios das Escape Rooms. Então, pegue a sua câmera e microfone, reúna um time e interaja como profissionais!
Hoje vamos falar de um dos pratos mais apetitosos entregues pelos cozinheiros do marketing digital da Fresh Lab: SEO.
Deixando um pouco as ironias de lado, para pequenas empresas que dependem da comunidade circundante, como é o caso da Curitiba Honesta, os esforços localizados de marketing e engajamento são mais do que fundamentais para sua estratégia.
Sérgio, voz principal por trás de um dos sites gastronômicos mais populares de Curitiba, sofreu um dos baques de sua carreira com a chegada do coronavírus na cidade: os festivais do Pão Com Bolinho e da Carne de Onça, uma de suas principais fontes de renda e entrega de conteúdo, não puderam se tornar viáveis devido à pandemia. Como trabalhar o marketing digital foi importante para construir uma receita de sucesso em um caso como esse?
Ora, cada vez mais, a comunidade virtual deseja apoiar as empresas locais – seja através de compras online, uso de serviços virtuais e principalmente, acesso aos conteúdos de sua preferência online. Pensando em conjunto com nosso analista Pedro, garantimos uma estratégia de conteúdo respondendo às intenções locais e oferecendo conteúdo direcionado ao seu mercado.
Com enfoque total em melhorias de SEO, nos esforçamos para aumentar sua visibilidade realizando a otimização do mecanismo de pesquisa. O SEO, quando combinado ao marketing de conteúdo, cujo objetivo é atração e retenção do público claramente definido, direciona os visitantes à um conteúdo valioso como é o entregue pelo time do Curitiba Honesta.
Mostrar, de maneira completa, o cenário gastronômico/cultural de Curitiba está produzindo resultados em seus clientes, educando sua forma de pesquisa e ajudado diversas empresas do ramo alimentício a lidar com essa situação sombria, a partir dos mais interessantes conteúdos presentes no site.
Acho que depois dessa estamos mais do que satisfeitos, certo?
O tradicional já foi, por muito tempo, o modelo que imperava os nossos formatos de compra, receber serviços, consultar informações e muito mais. Felizmente, a tecnologia está nos permitindo desvincular dessa imagem tão pesada que as tradições carregam e quebrar os elos para introduzir o digital em nossas vidas.
Um de nossos casos é um grande conhecido nosso: Gilson Coelho, uma voz influente quando o assunto é o segmento farma, já impactou mais de 10 mil farmácias no Brasil, com grande trajetória em consultorias presenciais ao longo do território. Mas, como continuar a ser ouvido em períodos onde o isolamento social não nos permite?
O avanço do COVID-19 desacelerou a agenda de Gilson, cancelando diversas de suas viagens e consultas, mas deu espaço para uma nova oportunidade: utilizar as redes sociais, engajando a partir dos interesses do momento, trabalhando com as ferramentas de Live no Instagram e com outras lives de maior parte, com assuntos aprofundados e maior tempo de extensão, em seu canal no Youtube.
A situação com a pandemia do COVID-19 resultou em aumento dos níveis de ansiedade em muitas pessoas, que buscam, mais do que nunca, a consultoria especializada. Consequentemente, o compartilhamento de conhecimentos durante uma campanha de marketing digital é sempre aceito com entusiasmo e, por isso, disponibilizar cursos gratuitos, direcionados ao segmento das farmácias relacionados ao novo Coronavírus, foi uma das ações pensadas e estruturadas por Gilson em parceria direta com a nossa analista, Stella.
O resultado, é claro, não poderia ser outro: uma ótima recepção por parte do público, aumento considerável de sua presença digital e muito mais interesse nos conteúdos presentes em seu site e o trabalho de consultoria produzido pelo cliente.
Além disso, a pandemia permitiu que a sua equipe interna fosse ampliada para conseguir atender essa nova demanda. Ou seja, o marketing foi um portal para gerar novos empregos!
Viu só como é possível ter potencial mesmo em tempos de crise?