Confiram algumas dicas de Black Friday para lojas físicas e o que NÃO fazer se você tem uma pequena/média empresa. Ainda dá tempo de aproveitar a maior data da internet para vender.
O Black Friday está chegando e muitos donos de negócios buscam sugestões de como usar essa data à favor da sua empresa. Saiba que, mesmo que sua empresa não tenha um bom website ou uma loja virtual para vendas online, a internet pode colaborar para trazer resultados legais para sua loja física.
Mas não vou ficar me enrolando. Separei algumas ações que minha equipe e eu realmente faríamos para buscar algum resultados para lojas físicas. E claro, vamos falar também sobre o que NÃO fazer se você tem pouco dinheiro para investir em mídia.
Para quem tem uma base de e-mail’s de cliente, é uma opção realizar pelo menos um disparo de newsletter antes do dia 24.
Programas como Send In Blue, MailChimp e várias outras ferramentas são gratuitas para contas pequenas. Mesmo que você não tenha experiência com design, poderá criar templates customizados de maneira simples nesses programas.
O tipo de promoção que será enviado depende muito de cada tipo de negócio. Mas lembre-se: Black Friday é época de DESCONTOS reais. Não adianta querer enganar o consumidor com preços fake ou brindes. No Black Friday as pessoas querem economizar.
Mesmo que a gente já esteja próximo ao grande dia, dá tempo de fazer uma pesquisa por influenciadores do seu segmento e entrar em contato. Algumas personalidades são tão influentes nessas redes que apenas 1 stories é suficiente para atrair novas pessoas para seu local físico.
Ofereça preferencialmente uma troca para os perfis considerados interessantes, para que você não tenha que pagar cachê.
O Instagram pode ser uma boa fonte para encontrar perfis interessantes.
Já para aqueles que possuem uma fanpage, mais recursos estão disponíveis. Considere investir pelo menos R$200 no Facebook até o dia de Black Friday. Defina qual será sua promoção e veja algumas ações que podem aumentar seus resultados:
Em diversas fanpages que cuidamos, o impulsionamento é um recurso necessário. Quando você impulsiona publicações, faz com que ela alcance mais pessoas.
A função “Impulsionar publicação” do Facebook te dá diversas opções de direcionamento e alcance, dependendo de quanto estará investindo.
Você pode procurar por grupos do seu segmento e comprar publicidade nesses canais, negociando com os administradores da página. Crie uma imagem interessante e um texto simples e objetivo sobre qual será sua oferta para o dia 24.
Selecione bem os grupos em que deseja entrar, e sempre peça solicitação aos administradores da página para fazer publicações publicitárias.
Mesmo que você tenha uma página apenas com 50 curtidas, é interessante criar um evento para que as pessoas sejam convidadas no Black Friday.
Você pode atualizar diariamente o seu evento com novidades e postagens para criação de expectativas. Essa é uma excelente forma de entrar na agenda de atividades do seu cliente.
Vamos imaginar que você criou uma oferta exclusiva para o Black Friday. Crie um link direto para o seu WhatsApp e invista em chamadas de exclusividade:
“Entre em contato conosco diretamente pelo WhatsApp”
“Os 30 primeiros que confirmarem presença via WhatsApp ganham desconto adicional”.
E esse tipo de oferta que crie atrativos para clicar. Veja aqui como criar um link direto para o whatsapp da sua loja física.
Recentemente, publicamos um conteúdo sobre como inserir a aba loja na sua fanpage. Para época de Black Friday é indispensável utilizar esse recurso, especialmente se você não possui uma loja virtual.
OBS: Como estamos muito próximos ao Black Friday, nossa sugestão é que você não utiliza o Instagram em sua comunicação se já não estiver com uma audiência engajada nesta rede.
Os usuários do Instagram costumam ser mais “resistentes” a publicidade e não interagem com marcas que não conhecem.
Agora, para aqueles que já possuem, seguem algumas dicas:
Caso você tenha um pequeno negócio e não muita presença digital, não recomendamos que nesta data você atue com Links Patrocinados no Google.
O Black Friday é uma das maiores datas para o e-commerce e players gigantes do mercado dominam a Rede de Pesquisa. Isso quer dizer que a concorrência de muitas palavras estará excepcionalmente fora do normal nessa época.
Não recomendamos o Adwords pois uma campanha neste canal demora no mínimo um mês para gerar resultados. Ou seja, está muito perto da data e você pode investir em outras mídias que darão um retorno mais rápido.
É isso pessoal! O Black Friday está cada ano mais difundido no Brasil e pequenas/médias empresas também podem pegar carona nesta data.
Tem alguma outra sugestão que pensou em fazer? Dúvidas, sugestões? Deixe seu comentário abaixo e vamos crescer com seu negócio!