Como investir em cultura empresarial saudável?
,
Publicado 17 de junho de 2022 • 12:56Hrs
Como investir em cultura empresarial saudável?

Provavelmente, você já ouviu falar em cultura empresarial saudável. Mas, você realmente sabe o que isso significa? No conteúdo de hoje, além de mais informações sobre o tema, iremos te dar dicas para essa construção. Portanto, para conferir todas essas sugestões, fique de olho no artigo que nós, da FreshLab, preparamos!

 

Como sabemos, cada empresa constrói sua própria cultura empresarial ao longo de sua história. Geralmente, essa cultura está ligada aos valores e prioridades que a marca tem. Desse modo, podemos notar que isso está relacionado, não somente aos seus clientes, mas principalmente aos membros de sua equipe. 

 

Até porque, as pessoas que trabalham ali são as maiores responsáveis pelo sucesso, ou fracasso de suas ações. Mas, você sabe como uma cultura empresarial saudável ou tóxica pode influenciar no futuro da empresa? Se tem algo que não podemos negar, é que a forma como os profissionais se sentem é essencial.

 

O que é cultura empresarial saudável? 

 

Primeiramente, é importante citar que quem irá dizer se uma cultura empresarial é ou não saudável, são os membros da equipe. Sendo assim, cabe à empresa tomar decisões que incentivem a prática dessa cultura. Antes de qualquer coisa, vejamos o que exatamente pode ser entendido como saudável dentro de uma empresa:

 

Podemos dizer, que a cultura empresarial saudável só acontece quando há inteligência emocional nos gestores dos times. Isso porque, são eles que irão tomar as decisões que irão afetar positiva ou negativamente os profissionais. Sendo assim, quando há inteligência emocional, fica mais fácil construir um ambiente saudável.

 

Diante disso, podemos dizer que para uma empresa ter essa cultura, é preciso construir um ambiente acolhedor. Em outras palavras, é necessário não somente que os membros da equipe estejam felizes, como se sintam acolhidos. É claro que, para que isso aconteça, existem uma série de fatores que devem ocorrer. Vejamos:

 

Como construir?

 

Se você quer construir uma cultura empresarial saudável, fique de olho nas dicas que nós, da FreshLab, separamos abaixo. Colocando cada uma delas em prática, fica mais fácil tornar sua empresa um bom lugar para se trabalhar. Como sabemos, tal construção impacta e muito na retenção de talentos, produtividade e muito mais! Vejamos: 

 

  1. Evite cobranças desnecessárias

Primeiramente, uma das maiores práticas que existem atualmente dentro das empresas e que prejudicam essa construção, são as cobranças. É preciso trabalhar a confiança e a noção de que os profissionais ali são adultos. Ou seja, cada um sabe sobre suas demandas e conhece o prazo que cada uma precisa ser entregue.

 

Muitas vezes, cobranças exageradas e constantes fazem com os membros da equipe se sintam pressionados. Diante disso, não só a saúde mental desse especialista, como sua produtividade e qualidade caem. Sendo assim, confie em quem está ali em sua empresa e, quando precisar solicitar algo, faça isso de forma leve.

 

  1. Confie nos membros da equipe 

Como citado acima, é preciso confiança. Uma cultura empresarial saudável só é possível quando os gestores confiam em sua equipe. Da mesma maneira, é necessário trabalhar a confiança entre os membros da equipe. Até porque, sem a confiança no trabalho uns dos outros fica difícil manter o acolhimento. 

 

Outra maneira pela qual uma empresa pode demonstrar confiança nos profissionais, é evitar a cobrança de horários. Por ser ainda algo muito comum dentro de ambientes de trabalho, falar sobre isso ainda é um tabu. Mas, já pensou que seu profissional pode trabalhar ainda melhor quando não precisa cumprir horário?

 

  1. Demonstre vulnerabilidade

É importante citar que uma cultura empresarial saudável não é feita de “máscaras”, ou seja, é preciso transparência e, acima de tudo, vulnerabilidade. Isso porque, demonstrar a vulnerabilidade dos líderes ajuda na construção da confiança entre os profissionais. Sem contar que, gestores que tentam ser “perfeitos”, tendem somente a engessar as interações. 

 

Assim, tente ser o mais transparente possível com sua equipe, demonstre fraquezas. Fale de dificuldades e, quando precisar, peça ajuda. Além de confiança, isso fará  com que os membros da equipe também se ajudem. Diante de tudo isso, o trabalho em equipe se torna mais eficiente e sem as barreiras que geralmente são criadas.

 

Quais os benefícios de uma cultura empresarial saudável?

 

Não tem como não citar que investir em uma cultura empresarial saudável só tem a agregar no futuro de sua empresa. Até porque, com pessoas trabalhando em um lugar onde se sentem felizes, acolhidas e aceitas, tudo é transformado. Isso acontece, desde a qualidade de entregas, quanto entrosamento e o alcance de resultados. Com isso, a empresa:

 

  • Tem melhor entrosamento entre os times
  • Alcança melhores resultados
  • Possibilita o aumento da produtividade
  • Retém talentos e clientes
  • Aumenta vendas e fechamentos de negócios
  • Diminui custos e investe melhor 
  • Entre outros benefícios

 

Para saber mais sobre como a FreshLab pode te ajudar nesse caminho, fique de olho em nosso blog e em nossas redes sociais. Independentemente do segmento de atuação, uma coisa é comum a todas as empresas: a necessidade de priorizar pessoas. Para saber mais sobre como fazemos isso aqui na FreshLab, confira:


 

Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
Como otimizar o site da empresa?
Exemplos de Landing Pages que convertem
Como otimizar campanhas do Google Ads?
1 2 3 45

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram