Content pruning: como otimizar artigos e melhorar ranqueamento?

Você já parou para pensar que o conteúdo do seu site pode estar te atrapalhando a crescer no Google?

É isso mesmo. Nem sempre publicar cada vez mais é o melhor caminho para ranquear. Na verdade, em muitos casos, o excesso de conteúdo ultrapassado ou irrelevante pode “sufocar” as páginas que realmente importam.

É aqui que entra o content pruning, ou também chamado de “poda de conteúdo”. Uma estratégia simples, mas altamente eficaz para quem busca melhorar resultados com SEO.

O que é content pruning?

Content pruning é o processo de revisar, atualizar ou remover conteúdos antigos que não performam bem. 

Assim como na jardinagem, onde é preciso cortar galhos secos para que a planta cresça com mais força, o mesmo vale para o seu site: às vezes é necessário eliminar o que não gera mais valor para que o restante floresça.

Você já parou para pensar que talvez aquela grande quantidade de artigos de blog que já foi gerada pode estar atrapalhando a performance do seu site? É a hora de refletir sobre isso…

Confira aqui: os 10 principais erros de SEO que você deve estar cometendo!

Como isso impacta no SEO?

O primeiro passo é pensar que o Google quer entregar a melhor experiência possível para o usuário, assim, se o seu site está cheio de páginas desatualizadas, com conteúdos repetidos, fracos ou irrelevantes, o algoritmo interpreta que sua autoridade pode não ser tão sólida quanto parece.

Por isso, ao fazer uma limpeza estratégica, você:

  • Melhora a qualidade geral do seu domínio;
  • Aumenta a autoridade das páginas que realmente importam;
  • Reduz o risco de canibalização de palavras-chave;
  • Oferece uma navegação mais eficiente para o usuário.

Quando fazer content pruning?

Certo, mas e quando é uma boa ideia fazer o content pruning dentro do seu blog? Você deve considerar aplicar essa estratégia quando:

  • Seu site tem mais de 100 páginas publicadas;
  • Existem conteúdos antigos com baixíssimo tráfego;
  • Alguns posts estão desatualizados ou falam sobre temas que não fazem mais sentido;
  • Você percebe que várias páginas estão competindo pelas mesmas palavras-chave (a famosa canibalização de conteúdo).

Como aplicar o content pruning na prática? 5 passos!

Quer fazer você mesmo o content pruning em seu blog? Confira o nosso passo a passo para colocar em prática no seu projeto:

1. Faça um levantamento de todos os conteúdos do site

O primeiro passo é usar ferramentas como Google Search Console, Google Analytics, SEMrush ou Ahrefs para identificar quais páginas recebem tráfego e quais estão “mortas”.

2. Classifique os conteúdos

Separe os conteúdos em três grupos:

  • Manter: conteúdos relevantes, atualizados e com boa performance;
  • Atualizar: páginas com potencial, mas que precisam de melhorias;
  • Remover: conteúdos desatualizados, duplicados ou irrelevantes.

3. Atualize o que ainda pode gerar valor

Ao revitalizar um conteúdo, pense em:

  • Trazer dados atualizados;
  • Melhorar a escaneabilidade;
  • Inclusão de palavras-chave mais atuais;
  • Adição de imagens ou vídeos;
  • Melhorias na estrutura e experiência de leitura.

4. Redirecione ou remova páginas com consciência

Aqueles conteúdos que forem removidos devem ter redirecionamentos configurados (301) para evitar erros 404. 

Você também pode consolidar páginas muito parecidas em um único post mais completo e forte. Lembre-se de ter cuidado nesse processo, afinal, ele é bem drástico e costuma afetar bastante a autoridade do seu site.

5. Monitore os resultados

Depois de aplicar a estratégia, acompanhe a evolução do tráfego, posições e engajamento. 

Os resultados podem aparecer em semanas ou meses, tudo depende justamente de qual foi o processo feito e como foi executado. O importante é a qualidade e performance com menos páginas!

Content pruning é manutenção estratégica

Pense assim: o seu site é um ecossistema. Se você não faz uma limpeza de tempos em tempos, ele começa a ficar bagunçado, difícil de navegar e, principalmente, perde espaço nos resultados de busca.

É por isso que o content pruning é tão estratégico. Ele ajuda a sua empresa a focar no que importa e entregar valor real ao público – e ao Google.

Está precisando de uma equipe de especialistas para aplicar um Content Pruning em seu site? Converse com o time da Fresh Lab e transforme o SEO do seu site! 

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
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