Você já parou para pensar que o conteúdo do seu site pode estar te atrapalhando a crescer no Google?
É isso mesmo. Nem sempre publicar cada vez mais é o melhor caminho para ranquear. Na verdade, em muitos casos, o excesso de conteúdo ultrapassado ou irrelevante pode “sufocar” as páginas que realmente importam.
É aqui que entra o content pruning, ou também chamado de “poda de conteúdo”. Uma estratégia simples, mas altamente eficaz para quem busca melhorar resultados com SEO.
Content pruning é o processo de revisar, atualizar ou remover conteúdos antigos que não performam bem.
Assim como na jardinagem, onde é preciso cortar galhos secos para que a planta cresça com mais força, o mesmo vale para o seu site: às vezes é necessário eliminar o que não gera mais valor para que o restante floresça.
Você já parou para pensar que talvez aquela grande quantidade de artigos de blog que já foi gerada pode estar atrapalhando a performance do seu site? É a hora de refletir sobre isso…
Confira aqui: os 10 principais erros de SEO que você deve estar cometendo!
O primeiro passo é pensar que o Google quer entregar a melhor experiência possível para o usuário, assim, se o seu site está cheio de páginas desatualizadas, com conteúdos repetidos, fracos ou irrelevantes, o algoritmo interpreta que sua autoridade pode não ser tão sólida quanto parece.
Por isso, ao fazer uma limpeza estratégica, você:
Certo, mas e quando é uma boa ideia fazer o content pruning dentro do seu blog? Você deve considerar aplicar essa estratégia quando:
Quer fazer você mesmo o content pruning em seu blog? Confira o nosso passo a passo para colocar em prática no seu projeto:
O primeiro passo é usar ferramentas como Google Search Console, Google Analytics, SEMrush ou Ahrefs para identificar quais páginas recebem tráfego e quais estão “mortas”.
Separe os conteúdos em três grupos:
Ao revitalizar um conteúdo, pense em:
Aqueles conteúdos que forem removidos devem ter redirecionamentos configurados (301) para evitar erros 404.
Você também pode consolidar páginas muito parecidas em um único post mais completo e forte. Lembre-se de ter cuidado nesse processo, afinal, ele é bem drástico e costuma afetar bastante a autoridade do seu site.
Depois de aplicar a estratégia, acompanhe a evolução do tráfego, posições e engajamento.
Os resultados podem aparecer em semanas ou meses, tudo depende justamente de qual foi o processo feito e como foi executado. O importante é a qualidade e performance com menos páginas!
Pense assim: o seu site é um ecossistema. Se você não faz uma limpeza de tempos em tempos, ele começa a ficar bagunçado, difícil de navegar e, principalmente, perde espaço nos resultados de busca.
É por isso que o content pruning é tão estratégico. Ele ajuda a sua empresa a focar no que importa e entregar valor real ao público – e ao Google.
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