Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Em nossa última publicação no blog da Fresh Lab, falamos sobre ações com influenciadores e porque sua empresa precisa deles. Hoje vamos nos aprofundar nesse assunto e explicar o que faz de uma figura pública, de fato, um influenciador.
As agências de marketing devem estar atentas á como identificar influenciadores para os nichos de mercado de seus clientes, para que as ações sejam efetivas e para que os dois lados saiam ganhando.
Estamos vivendo em tempos onde pagar pela sua publicidade não fará sucesso se o seu público não se envolver com a mensagem que está sendo propagada. Não é suficiente investir em mídia onde apenas a empresa fala.
Hoje, mais do que tudo, as empresas devem ouvir seus clientes e atentar para o que eles querem, pensam, sugerem e criticam para o que está sendo divulgado.
Conhecemos muitas personalidade da internet que com seu trabalho de geração de conteúdo conquistaram uma multidão de seguidores e fãs.
Contudo, para trabalhar com marketing e influenciadores, a quantidade de fãs não é tudo.
Hoje vamos falar sobre as quatro principais características dos influenciadores digitais, e o que deve ser levado em consideração ao iniciar uma ação com eles.
Esse é o primeiro tópico porque talvez seja o que gera mais dúvida. Ao pesquisar sobre pessoas influentes em seu nicho de mercado, não vá pelos números.
A audiência de web celebridades pode ser apenas uma receptora do conteúdo criado por essa pessoa, mas não tem potencial o suficiente para influenciá-los á uma conversão.
Produção de conteúdo na internet pode gerar um público que acompanha o trabalho do criador, mas não necessariamente leva em consideração as recomendações que aquela pessoa faz.
Ou seja, esteja atento á quantidade de interações nos perfis sociais dessas pessoas mais do que no número de usuários ligados á ela.
Pessoas que trabalham com produção de conteúdo sabem da efemeridade de tudo que é inserido na internet.
Um vídeo publicado na semana passada já é considerado velho por quem acompanha o ritmo frenético das redes.
Por isso, quem é responsável por alimentar públicos sedentos de informação sabe que atualizações precisam ser feitas de maneira sagrada, sem nunca falhar as datas ou deixar de publicar.
Claro que em algumas situações os conteúdos podem atrasar um ou dois dias.
Contudo, influenciadores sabem que se não manterem o ritmo de consumo de informações faminto do público, serão facilmente esquecidos e substituídos por alguém que faça isso.
Procure avaliar a frequência de interações do público e do criador para ter certeza de que sua mensagem não será esquecida no dia seguinte á sua propagação.
Um dos fatores que define a veracidade e a efetividade do trabalho de um influenciador é o cuidado que ele tem com sua comunidade de fãs.
Esses sabem como transformar expectadores em seguidores, e seguidores em fãs. O cuidado em responder, questionar e principalmente, ouvir essas pessoas, é o que há de mais importante na rotina de um influenciador digital.
Se a pessoa responsável pela produção de conteúdo não conversa com quem interage com ele, essa pessoa, definitivamente não é um influenciador.
Para exercer a influência necessária a ponto de gerar conversões, o influenciador digital precisa ter credibilidade.
Isso acontece quando a comunidade de fãs é construída de maneira orgânica e é tratada como uma família.
É mais importante o engajamento entre interlocutor e público do que quantidade de fãs, views ou likes no Facebook. Ser reconhecido como alguém que sabe do que está falando e que indica produtos e serviços de qualidade é um trabalho diário, e não é toda celebridade da internet que tem esse poder.
Esteja atento á possíveis ações passadas do influenciador e veja se, efetivamente, engajou o público.
De uma maneira geral, esses quatro tópicos devem servir para entendermos melhor que nem sempre uma grande audiência quer dizer uma ação de sucesso.
Precisamos estar atentos á quem realmente é influente na internet e trabalhar com essas pessoas da melhor maneira possível.
Ações desse tipo ainda geram muitas dúvidas, então se você gostaria de perguntar algo sobre esse assunto, deixe seu comentário pois queremos te ouvir e continuar falando sobre isso.
O blog do YouPix publicou uma lista com 45 tópicos gerais para que você identifique, sem falhas, influenciadores para sua campanha de marketing digital. Esse texto foi usado como base e também pode ser comentado no site do YouPix.
Tudo começa no planejamento. Além do diagnóstico digital, benchmarking, criação de personas/arquétipos e plano de ação, nossos planejamentos são enriquecidos com dados de ações digitais anteriores e até mesmo dados de seu CRM (se desejado) para trazer insights importantes para o time.
Dados esses que, bem lapidados, tornam as nossas estratégias mais assertivas no início das nossas campanhas e uma direção muito mais precisa para turbinar a nossa estratégia. Dashboards personalizados estão à disposição dos nossos clientes para consulta de ações em andamento e performance em tempo real.
A Inteligência Artificial é fundamental para trazer o poder da computação à nosso favor. Da produção de conteúdo, design, gestão de orçamento, detecção de fraude e anomalias, overview de tendências de mercado, além de outras IAs que adoramos testar, sempre combinadas com o talento e experiência dos nossos especialistas.
Dados reunidos com BI, combinados com o poder da Inteligência Artificial (AI) nos permitem uma direção muito precisa, para decisões baseadas em dados, não apenas em achismos ou tendências do momento.