Como fazer para aparecer em primeiro lugar no Google?

(Última atualização em )

Como sabemos, sites que aparecem na primeira página do Google são sempre os mais acessados. Isso acontece a partir de algumas práticas de otimização de SEO que auxiliam no bom posicionamento dos conteúdos. Dessa forma, produtos, blogs e sites que apresentam um bom SEO serão os destaques no Google. 

Mas, quais práticas são essas? Como fazer para que meu conteúdo apareça em primeiro lugar no Google? Para esclarecer essas e outras dúvidas, continue com a leitura do conteúdo do blog de hoje, pois nós da FreshLab, separamos 3 dicas práticas:

Como fazer para aparecer em primeiro lugar no Google?

1 – Foque nas palavras-chave

Sendo uma ferramenta de busca, um dos critérios utilizados durante as pesquisas feitas no Google, é a aparição de palavras-chave. Sendo assim, optar por um termo que não só resuma seu negócio, mas que também esteja entre as buscas mais feitas é essencial.

Um exemplo: digamos que sua empresa trabalha com a comercialização de cadeiras para escritório. Sendo as cadeiras o produto principal, a palavra-chave que será mais utilizada será “cadeiras para escritório”. Definida a palavra, o site, conteúdos e otimizações terão esse termo como foco.

2 – Fique de olho na concorrência

Se você trabalha com a produção e venda de cadeiras para escritório, existem empresas que fazem o mesmo. Dessa forma, pesquise pela sua palavra-chave, olhe com atenção o que está sendo feito pelas empresas que aparecem em primeiro lugar no Google e aplique em suas otimizações.

Muitas vezes, basta começar a olhar com mais atenção para seus conteúdos ou até divulgar mais seu diferencial, para que as vendas comecem a crescer. Durante essas pesquisas, você também pode se deparar com práticas ou termos que você não quer utilizar em sua marca, o que é ótimo para a identidade de seu negócio.

3 – Produza bons conteúdos

Um diferencial importante e que ajuda no posicionamento de sua empresa, é a criação e publicação de bons conteúdos sobre seu ramo. Artigos criativos, com uma boa aparição da palavra-chave e ótimas dicas são sempre os que mais se destacam. 

O tamanho do texto também é importante para aparecer em primeiro lugar no Google, sendo necessário conteúdos de no mínimo 300 palavras. Artigos maiores também são bons para explicações bem detalhadas. 

No entanto, sabemos que nem sempre os leitores gostam de procurar aquilo que precisam em textos muito extensos. Podemos dizer então, que a qualidade do que está sendo escrito é mais importante que a quantidade de palavras. 

Uma boa dica nesse momento, é utilizar as principais dúvidas dos clientes como temas para blogs. Outro ponto importante, é a utilização de subtítulos que detalham o assunto. Lembrando sempre, de abordar a palavra-chave a cada, no mínimo, 80 palavras escritas. 

É claro que existem muitas outras maneiras de aparecer em primeiro lugar no Google. Contudo, como a maior parte das perguntas feitas possuem blogs como resposta, focar na criação desses artigos é uma das principais estratégias de posicionamento.

Quer saber mais sobre como melhorar seu posicionamento na principal ferramenta de pesquisa utilizada pelos clientes? É simples, basta ficar de olho aqui em nosso blog e ler os artigos que preparamos para você:

Assuntos semelhantes:
Como melhorar a posição do site no Google?
10 razões para utilizar a Core Web Vitals nas suas ações de Marketing Digital

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks