Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Fazer e-mail marketing de uma maneira eficaz é uma das formas mais saudáveis de conquistar, reconquistar e manter clientes interessantes para sua empresa. Quer saber mais?
Não vamos entrar na teoria hoje, caso você ainda não entenda muito sobre E-mail Marketing, veja nossos outros FreshDrops sobre o tema e depois volte para esta página. Daremos um passo a passo e alguns exemplos de ferramentas que usamos aqui na Fresh e que podem ajudar você a começar a fazer e-mail marketing também.
Algumas ferramentas que usamos são pagas, mas caso você esteja trabalhando com uma lista pequena de clientes existem muitas opções gratuitas disponíveis na internet. O importante aqui é fazer acontecer e não esquentar a cabeça com investimentos nas ferramentas por enquanto.
Você vai precisar de:
Se você ainda não tem uma lista de contatos, mas gostaria de fazer e-mail marketing pode ser que tenha que realizar uma ação exclusiva para construir sua base de leads. Quando estiver com essa lista de contatos, você pode escolher uma ferramenta que seja adequada para você fazer o disparo dos e-mails.
Existem muitas opções no mercado, algumas gratuitas e outras pagas. Minha recomendação é que se você é um iniciante, prefira ferramentas totalmente em português pois existem termos que podem não ficar totalmente claros para você, mesmo falando outro idioma.
Depois de configurar sua conta e inserir a sua lista de contatos em seu gerenciador de e-mail marketing, você precisa organizar esses contatos de uma maneira que faça sentido para você: interesse, região, contato.
Por exemplo: aqui na Fresh temos uma lista de clientes que não atendemos mais, uma lista que clientes que atendemos e outra de clientes que já receberam alguma proposta da agência.
Quando falamos com clientes que não atendemos mais, dificilmente usamos argumentos no sentido comercial, ou tentamos vender um serviço. Dessa forma, sabendo quem é quem na sua base de contatos, é possível estruturar um plano de ação que faz sentido para você e para quem vai receber a newsletter.
Uma folha sulfite é suficiente para você começar a traçar um plano de ação para fazer e-mail marketing para sua empresa. Esse plano de ação deve conter a sua meta principal – o que você quer de resultado com essa ação?
Eu sei que você pensou “vender mais”. Todo mundo quer isso mas poucos realmente vendem mais. Para atingir qualquer objetivo que seja você precisa de uma meta extremamente específica em seu plano de ação.
Por exemplo: se você tem uma empresa que as pessoas precisam estar no estabelecimento para comprar, você pode criar uma campanha de newsletter que dá um cupom de desconto para pessoas que fotografarem a tela do e-mail e mostrarem na loja. Em uma estratégia como essa, você consegue estabelecer um objetivo claro: Enviar 7 e-mail’s por mês para minha base de leads durante um mês e ter 15 vendas de clientes com cupom de desconto até o próximo dia 30.
Com o objetivo colocado dessa forma, fica muito mais fácil visualizar como você vai alcançar seu objetivo e também como você vai saber quando alcançou a meta. Essa dica vale para outros tipos de objetivos que você estabelecer.
Uma vez que seu plano de ação está formulado com metas claras, está na hora de efetivamente fazer e-mail marketing.
Fazer uma peça de e-mail marketing é bastante simples e hoje existem ferramentas gratuitas em que você pode personalizar o modelo de e-mail como quiser. O ideal é sempre manter uma identidade visual nas peças enviadas pela sua empresa para que seus leads reconheçam automaticamente uma mensagem sua.
Também é muito importante dizer que você pode acabar com a sua reputação digital e o domínio da sua empresa se não seguir boas práticas de e-mail marketing. Esteja atento e seja cuidadoso para não utilizar práticas ruins de e-mail marketing.
Como citamos antes, ferramentas para fazer e-mail marketing são simples e podem ser utilizadas por qualquer pessoa que queira aprender a usar. É muito importante fazer e-mail marketing, especialmente se o seu público final é PJ.
E por falar em e-mail, deixe o seu e-mail abaixo para receber mais conteúdos da Fresh!
Tudo começa no planejamento. Além do diagnóstico digital, benchmarking, criação de personas/arquétipos e plano de ação, nossos planejamentos são enriquecidos com dados de ações digitais anteriores e até mesmo dados de seu CRM (se desejado) para trazer insights importantes para o time.
Dados esses que, bem lapidados, tornam as nossas estratégias mais assertivas no início das nossas campanhas e uma direção muito mais precisa para turbinar a nossa estratégia. Dashboards personalizados estão à disposição dos nossos clientes para consulta de ações em andamento e performance em tempo real.
A Inteligência Artificial é fundamental para trazer o poder da computação à nosso favor. Da produção de conteúdo, design, gestão de orçamento, detecção de fraude e anomalias, overview de tendências de mercado, além de outras IAs que adoramos testar, sempre combinadas com o talento e experiência dos nossos especialistas.
Dados reunidos com BI, combinados com o poder da Inteligência Artificial (AI) nos permitem uma direção muito precisa, para decisões baseadas em dados, não apenas em achismos ou tendências do momento.