Como criar um nome para sua marca e acertar em cheio no naming da empresa

(Última atualização em )

Como criar um nome para sua marca e acertar em cheio no naming da empresa

“Como criar um nome para minha marca?” é uma pergunta que tem se repetido em sua mente nos últimos dias? Se sim, você veio ao lugar certo.

O processo de criação de uma marca é complexo e não pode deixar de acontecer logo de cara pelo naming da empresa. Um bom nome pode decidir se a empresa fracassa ou prospera, além de guiar vários outros aspectos da identidade da marca.

Por isso, dê atenção a criação do nome da marca logo de cara, e aplique as melhores dicas de como criar um nome para sua marca.

O que é Naming e por que ele é tão importante?

Se engana quem acha que o nome de uma marca nasce aleatoriamente, ou apenas baseado na preferência do criador.

Naming é o estudo realizado para criar um nome significativo e impactante para uma marca; é o estudo de significados de palavras e como elas vão afetar o público.

Se você acertar em cheio, quem lê ou ouve o nome da sua marca automaticamente consegue sentir o que ela representa, o poder que ela passa, ou o valor que ela tem.

Peguemos, por exemplo, a Mastercard.

“Master” = Mestre

“Card” = Cartão

Mestre é uma palavra de impacto, que transmite poder e autoridade. Mas você acha que seria só substituir “Master” por outro nome de poder e autoridade, e tudo daria certo do mesmo jeito para esta marca? Claro que não.

Peguemos possíveis e lógicos substitutos: “boss”(chefe) e “imperial”. São duas palavras que obviamente transmitem poder e autoridade. No entanto, para a sociedade em geral, elas podem possuir conotações ruins e pesadas.

Muitas pessoas possuem chefes abusivos e não gostam do seu trabalho, e ter que ficar lembrando do chefe a cada vez que faz uma compra não é legal nesse caso…

Imperial remete ao período histórico do imperialismo também, que lembra guerras e outros problemas históricos. Percebe o impacto que um nome pode ter e como a escolha errada pode fazer tudo ir água abaixo?

Como criar um nome para minha marca de fato?

Você precisará passar pelos seguintes processos:

  • Estudar a concorrência e saber quais nomes já estão sendo utilizados;
  • Estabelecer uma identidade para sua marca, relevando o propósito e o impacto que você quer ter com ela;
  • Estabelecer palavras-chave relacionadas ao seu nicho que podem gerar um nome;
  • Começar a criar possibilidades “brincando” com as palavras que você estabeleceu;

Para ter ainda mais ideias para seu naming, assim que tiver palavras-chave estabelecidas, você pode utilizar o gerador de nomes para empresas do Zyro. Ele lhe oferecerá sugestões de acordo com os termos que você aplicar no buscador.

Outra dica é repetir em voz alta as possibilidades de nomes criados para sentir como soa. Uma palavra complicada demais de dizer não fica na boca do povo, reduzindo, assim, o potencial de popularidade.

Uma última possibilidade é utilizar seu sobrenome caso ele seja marcante. Grandes empresas conquistaram mercados assim como o “McDonald’s”, a “Pirelli” e a “Honda”. Além do nome, estas marcas atribuíram os valores nacionais aos seus nomes: tecnologia italiana; tecnologia japonesa; lanche- símbolo americano. Reflita e utilize seu nome da melhor forma!

Acertando no Naming

Esta foi uma explicação rápida sobre o que é naming e uma tentativa de responder à pergunta, “como criar um nome para minha empresa “?

Com as dicas de hoje você com certeza será capaz de expressar a identidade e os objetivos que quer alcançar com o nome da sua empresa! É hora de colocar a criatividade em prática!

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks