Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Não tenha dúvidas de que essa é a pergunta do milhão: como obter ótimos resultados na busca do Google sem pagar? Como colocar seu site na busca orgânica?
Hoje vamos compartilhar o que sabemos de mais valioso sobre crescimento orgânico no Google. Essa poderosa ferramenta de buscas é um terreno fértil para quem quer colher ótimos resultados. É por meio do posicionamento no Google que estamos conquistando clientes cada vez mais qualificados.
Clientes que, assim como você que está lendo agora, preocupa-se com uma presença digital consistente e precisa trabalhar com ações de Marketing Digital mais profissionais.
Bom, acredito que é importante começarmos esclarecendo que, se o seu site está publicado, provavelmente ele está em alguma página do Google. Então, organicamente, você já aparece. Agora, a posição em que o seu site está é que precisa de toda a sua atenção.
Se ainda não está claro o suficiente em seu entendimento como os links orgânicos do Google funcionam, pense que “orgânico” quer dizer “natural”. Quem é bem posicionado organicamente é entendido pelo Google, naturalmente, como o resultado mais relevante possível para determinada palavra-chave.
Essa consideração que o algoritmo do Google tem por cada site depende de muitos fatores. Vamos listar mais adiante quais são os principais e porque eles são tão importantes.
Mas acima de qualquer coisa, tenha em mente que os resultados de um trabalho focado em colocar seu site na busca orgânica são a longo prazo. Entenda-se por, no mínimo, 1 ano de atualizações frequentes e estratégicas no seu site, que preferencialmente deve oferecer uma área de blog.
Nesse post vamos falar sobres os 10 principais de forma detalhada, mas você pode complementar seu conhecimento com fontes adicionais, considerando que temos 200 critérios que são considerados por este algoritmo.
Não tem pra onde fugir. Para que o Google considere um bom posicionamento para seu site, você precisa publicar conteúdo de qualidade, original e frequente.
Também vista como “Page Authority”, é uma informação que tem como base o histórico do site e também quais são os links de referência que apontam para o seu domínio.
Uma métrica que considera a idade do seu domínio, tráfego e links relevantes
Esse é o indicador de confiança de um site. Afinal, se um site é considerado como SPAM (cheio de pop-ups e vírus), ou faz uma promessa que não é cumprida na página de destino, o ranking da confiança do site tende à diminuir.
Uma regra fundamental, que considera como ideal um tempo de carregamento de 2.5 segundos, tanto em navegadores comuns quando celulares. O Google detesta sites lentos porque seus usuários ficam insatisfeitos.
Se os usuários estão realizando cada vez mais pesquisas de dispositivos móveis, significa que os sites tem que estar adaptados às suas telas. O Google prefere mostrar em posições melhores os sites que são responsivos.
O Certificado de Segurança é aquele pequeno cadeado que você pode ver na barra de endereços dos sites que o possuem. Essa extensão no endereço verifica e protege as informações deixadas pelos usuários no site. O SSL é o que diz, literalmente, se o seu site é seguro para navegar – tanto para os usuários quanto para o Google.
Se sua empresa oferece diversos serviços, o ideal é ter um site com uma página específica para cada palavra-chave que você quer aparecer. Em suma, pense que os usuários pesquisam pelos termos exatos do que eles precisam, e não palavras aleatórias como “serviços”.
Um indicador do quão fácil é navegar no site da empresa. Os menus são organizados? Os visitantes conseguem encontrar o que precisam? Inegavelmente a usabilidade aumenta a sua taxa de retenção de visitantes.
Quer dizer ter um código amigável. Se o seu website for antigo, com uma estrutura desatualizada em termos de código ou linguagens que já foram descontinuadas, é bem provável que o seu site não tenha um posicionamento tão bom.
E aí temos mais 190 critérios que são levados em consideração. Como se pode ver, colocar um site na 1ª posição orgânica do Google é um trabalho consistente, que deve ser gerenciado por profissionais. É preciso pensar em seu site de forma estratégica, e aplicar ações de Inbound e SEO.
No caso do site da Fresh Lab, trabalhamos o Inbound desde 2015, com uma alta frequência de conteúdos originais e pensados para a busca. Isso tem dado frutos cada vez melhores para nossa agência e, sobretudo, é o que temos aplicado para cada um de nossos clientes que contratam esse serviço.
Assine nossa newsletter e receba conteúdos ricos diretamente em seu e-mail 🙂
Tudo começa no planejamento. Além do diagnóstico digital, benchmarking, criação de personas/arquétipos e plano de ação, nossos planejamentos são enriquecidos com dados de ações digitais anteriores e até mesmo dados de seu CRM (se desejado) para trazer insights importantes para o time.
Dados esses que, bem lapidados, tornam as nossas estratégias mais assertivas no início das nossas campanhas e uma direção muito mais precisa para turbinar a nossa estratégia. Dashboards personalizados estão à disposição dos nossos clientes para consulta de ações em andamento e performance em tempo real.
A Inteligência Artificial é fundamental para trazer o poder da computação à nosso favor. Da produção de conteúdo, design, gestão de orçamento, detecção de fraude e anomalias, overview de tendências de mercado, além de outras IAs que adoramos testar, sempre combinadas com o talento e experiência dos nossos especialistas.
Dados reunidos com BI, combinados com o poder da Inteligência Artificial (AI) nos permitem uma direção muito precisa, para decisões baseadas em dados, não apenas em achismos ou tendências do momento.