Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
A pandemia do covid-19 foi sem dúvida uma das maiores tragédias da humanidade moderna. Além de milhões de vidas perdidas, milhares de empreendedores se viram diante de desafios antes nunca imaginados. Como é que você vende os seus produtos e serviços para clientes que não podem mais frequentar o seu estabelecimento? Os hábitos dos consumidores mudaram e você precisa adaptar o seu negócio para esta nova realidade.
Entre os segmentos mais impactados, podemos destacar o setor de turismo, eventos e gastronomia, que envolvem o deslocamento físico de seus consumidores. Infelizmente muitos tiveram que fechar as portas, enquanto outros encontraram formas de se adaptar aos novos hábitos de consumo de seus clientes e outros ainda encontraram formas de crescer na crise, pois como a história nos mostra as crises sempre criam novas oportunidades quando chacoalham o mercado.
O isolamento social provocado pela crise forçou milhares de consumidores a mudar a sua jornada de compra, passando a optar pelo digital ao invés do físico. Incluindo até mesmo o público mais velho, que sequer utilizava o comércio online e hoje é realidade no seu dia a dia. Isso é o que demonstra a pesquisa elaborada pela Fecomercio SP. Entre os setores mais impactados podemos destacar os segmentos de roupas, calçados, viagens a turismo e atividades físicas. Já o comércio eletrônico passou a ser mais utilizado por 46% dos consumidores.
É importante destacar também que, além de um grande aumento na busca por produtos e serviços para saúde física, melhoria na alimentação na busca por imunidade maior, os consumidores também têm se preocupado mais com a sua saúde mental, buscando conforto mental e sensações positivas, conforme relata outro estudo elaborado pelo Instituto Qualibest.
Além do aumento significativo de consumidores nos meios digitais, nosso objetivo aqui é destacar os principais pontos de mudança nos hábitos dos consumidores, para que você possa adaptar o seu negócio à nova realidade.
A jornada do consumidor é basicamente o processo que o consumidor segue desde o início até o fechamento da venda. Este processo é definido em etapas no que chamamos de funil de vendas, onde cada etapa tem um gatilho que leva o consumidor para a etapa seguinte, até chegar na venda ou pós venda.
Com mais tempo em casa, o consumidor passou a pesquisar mais sobre os produtos antes de comprar. Reviews do produto no Youtube, recomendação de influenciadores, avaliações ou opiniões em blogs agora fazem parte da rotina de grande parte dos brasileiros, conforme revela o estudo Brand Experience. Portanto muitas decisões que antes eram emocionais passaram a ser racionais e, se em algum momento durante essa jornada, a informação não for satisfatória, o consumidor deverá excluí-la da lista de possibilidades.
Neste cenário, é imprescindível que você estabeleça uma presença digital ampla para que possa participar da jornada de seus consumidores, aonde quer que eles estejam.
45% dos consumidores agora estão priorizando os pequenos mercados e comércios locais, principalmente para evitar aglomerações, preservar a saúde, reduzir o tempo de entrega ou mesmo incentivar o comércio local. É um hábito que está mudando o ambiente dos bairros nas grandes cidades.
Outra tendência que está em crescimento são os serviços por assinatura, que fazem a entrega de produtos por delivery periodicamente. Esta modalidade cresceu 24% logo no início da pandemia, fortalecida principalmente pela comodidade e segurança oferecida. Os produtos mais buscados neste modelo de assinatura são alimentos orgânicos e fitness, produtos de higiene, limpeza, cosméticos e livros.
Com as famílias passando mais tempo dentro de casa e aderindo ao modelo home office, somado ao fato de que não existe mais a necessidade de transporte diário ou morar próximo do trabalho, as famílias estão optando por morar em lugares maiores, mais afastados e naturalmente mais baratos do que imóveis em regiões centrais das cidades. Com isso, a valorização de imóveis no campo chegou a 100% em 60 dias.
Outra demanda que cresceu bastante é a busca por serviços de arquitetos e decoradores, além de produtos para a casa como eletrodomésticos, móveis e produtos para decoração, pela mesma razão acima citada, o isolamento social que fez com que as pessoas passassem muito mais tempo em casa. Somada à adesão da cultura do “faça você mesmo”, os brasileiros passaram também a colocar a mão na massa e personalizar os seus ambientes com a sua cara.
Para se adaptar à nova jornada de consumo de seus clientes, apresentamos abaixo algumas dicas que podem ajudar em seu negócio:
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, que foi elaborado com muito carinho para lhe ajudar a superar as adversidades deste cenário que estamos vivendo. No que pudermos ajudar, conte conosco! Tenha um ótimo dia!
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