Engana-se quem pensa que campanhas de e-mail marketing não trazem resultados para anunciantes.
Geralmente quem diz que “ninguém mais abre e-mail” e outros tipos de argumentos negativos, ainda não entendeu como esse contato é precioso quando trabalhado da maneira correta.
Campanhas de e-mail marketing devem ser planejadas como qualquer outro tipo de ação, pensando sempre no relacionamento com o cliente.
Apesar de todos os seus contatos estarem juntos em uma lista só, é importante que você monitore o comportamento de cada um deles com o seu conteúdo para estar cada dia mais próximo desse lead.
O que conhecemos como “lead qualificado” ou “lead quente” nada mais é do que um contato bem trabalhado, uma pessoa conhecida pelo anunciante.
Para criar um relacionamento saudável com seus contatos não basta enviar uma newsletter automatizada por semana, você precisa enviar seu melhor conteúdo de maneira cuidadosa, pois assinantes de lista não pensam duas vezes antes de desfazer um cadastro.
Existem alguns cuidados e dicas de boas práticas que você deve seguir quando estiver trabalhando com uma campanha de e-mail marketing.
Além de ser uma prática totalmente ultrapassada, comprar listas de contatos que não foram atraídos por você pode ser perigoso para seu domínio.
Essas pessoas podem facilmente te marcar como spammer, pois eles não te conhecem. Além disso, você terá centenas de milhares de contatos e não sabe nada sobre eles, então como acertar o conteúdo enviado? É arriscado e não recomendado.
Por isso, priorize a construção de sua própria lista, mesmo que no começo você só tenha 5 pessoas. Esses cinco contatos valem mais do que um milhão de e-mail’s de uma lista comprada.
Não se engane, seu lead vai perceber quando receber um e-mail que foi automatizado. Isso não é algo errado, mas você pode fazer melhor do que isso.
Listas automáticas tornam o contato distante, e mesmo que as regras de envio tenham sido feitas por você, isso pode “engessar” seu relacionamento com o cliente. Ao invés de falar com você, eles estarão falando com um programa de disparo de e-mail.
Você pode tornar o relacionamento cada vez mais personalizado segmentando suas listas de e-mail’s por interesse. Você pode identificar o interesse pela taxa de abertura de e-mail’s anteriores ou então fazendo um formulário onde o lead escolha qual assunto ele gostaria de ver mais. Essa é uma ótima maneira de manter o seu lead nutrido e próximo à você.
Pode ser que durante a campanha você perca leads. Isso não é o ideal mas pode acontecer por vários motivos. Você pode entrar em contato com essas pessoas que saíram da lista para enviar um pedido de desculpas ou pedir uma segunda chance.
Fique atento ao tipo de linguagem que você usará nesse contato, pois o usuário não quer mais interagir com você. Nunca coloque um ex-lead em outra lista de disparo sem a autorização dele, isso pode causar ainda mais problemas.
Não tenha medo de enviar aos seus leads o que você faz de melhor em sua empresa. E isso não quer dizer que você vai dizer como você é bom no que faz, mas você vai compartilhar porque e como você faz para ser o melhor do seu segmento.
Gere conteúdo relevante para seus leads, com conteúdo informativo e que gerem engajamento. Compartilhe e-book’s, infográficos, estatísticas e materiais ricos com sua lista para que eles saibam que você quer e pode ajudá-los.
Ter uma lista de e-mail própria é ter em suas mãos pessoas que já conhecem você, seu produto e estão interessadas em saber o que você tem para saber.
Não faça como a maioria, enchendo os leads de publicidade e e-mail’s de oferta. Você pode fazer mais do que isso! Trabalhe com uma boa estratégia de marketing digital também para campanhas de e-mail marketing.