Quanto custa um aplicativo?
Publicado 2 de agosto de 2018 • 10:51Hrs
quanto custa um aplicativo

Recebemos esta pergunta ao menos 3 vezes ao dia aqui na agência. Quanto custa um aplicativo? É uma dúvida muito comum, mas bastante complexa de ser respondida. A mão de obra é o valor mais fácil de ser calculado, bastando multiplicar as horas de desenvolvimento pelo valor hora cobrado pela empresa. O difícil é determinar o seu escopo. Existem muitas variáveis que influenciam nos valores do aplicativos. Conheça algumas delas:

  • Quais plataformas serão utilizadas para o app?
  • Como será a interface do aplicativo?
  • O aplicativo terá login? O login será através das redes sociais?
  • O app vai vender alguma coisa, com pagamento online?
  • Os usuários podem interagir com o app?
  • O aplicativo será integrado com alguma API ou site externo?
  • O app terá apenas um idioma ou será bilíngue ou multilíngue?
  • O seu app será publicado nas lojas?

Além disso, a qualidade e quantidade de profissionais envolvidos também influenciam no valor do aplicativo. Por isso, criamos um processo ágil de desenvolvimento para reduzir o custo e tempo de entrega de nossos projetos, mantendo toda a qualidade e personalização exigida pelos nossos clientes. Confira a seguir nossa etapas:

Etapas da criação de aplicativos

Briefing

Nossa primeira atividade é colher junto ao cliente todos os detalhes do projeto. Modelo de negócio, formas de monetizar, layout, funcionalidades, referências, tudo é anotado e estudado pela equipe de desenvolvimento.

Documentação

Uma vez que temos todas as informações sobre o projeto, nossos desenvolvedores cuidarão de criar a documentação do projeto, que reunirá todos os detalhes de cada tela e suas funcionalidades. Este documento servirá de base para todas as etapas do projeto, evitando surpresas e retrabalho.

Wireframe

Documentação pronta, é hora de passar para o time de design. Nossos especialistas em UX iniciam o protótipo do aplicativo, onde definem como será sua estrutura e disposição de elementos, pensando sempre em garantir uma boa experiência para seus usuários. Este documento é enviado para sua validação e, assim que aprovado, avançamos para a etapa de layout.

Layout

Nesta etapa, nossa talentosa equipe de design cuidará de desenvolver um belo projeto visual, alinhado com os objetivos de seu negócio e sua identidade visual. Ao final, todas as telas são apresentadas para sua aprovação e seguem para o time de programação.

Programação

É aqui que o bicho pega. Brincadeiras à parte, esta é uma das etapas mais importantes do projeto, onde cuidaremos de programar todas as telas, funcionalidades e integrações necessárias no projeto. Organizaremos estas entregas em sprints, ciclos em que partes dos projetos são disponibilizadas para serem testadas na medida em que forem finalizadas.

Testes

Antes publicar o projeto, nossa equipe faz uma revisão completa em todas as suas funcionalidades. Nesta etapa, vários profissionais de áreas diferentes buscarão bugs que possam impedir o funcionamento correto do aplicativo. Todos os bugs encontrados são corrigidos e então, finalmente, enviamos o projeto para a aprovação final.

Publicação

Aprovado o projeto, quem assume novamente é o time de desenvolvimento, que ficará responsável por criar um backup completo do projeto, configurar seu servidor e publicar o aplicativo nas lojas necessárias.

O MVP ou Protótipo Mínimo Viável

Antes de saber quanto custa um aplicativo, sempre que nossos clientes apresentam dúvidas sobre o escopo do aplicativo, recomendamos a criação de um MVP ou Produto Mínimo Viável. Para explicar este conceito, vamos imaginar o seguinte cenário.

Uma determinada empresa, fabricante de produtos congelados, que vende apenas para revendedores decide que é o momento de vender para o consumidor final. Então decidem desenvolver um aplicativo para que o consumidor final possa comprar diretamente com eles. Pois bem, até este momento não há nenhuma certeza sobre o sucesso do aplicativo, pois não se sabe se o consumidor final se habituaria em comprar neste formato.

O MVP é recomendado justamente nestes momentos. Antes de investir muito numa plataforma complexa, com toda a rotina necessária para fazer as vendas online, recomendamos desenvolver uma versão simplificada do projeto. Ou seja, que tal, ao invés de um aplicativo com um sistema completo de vendas, criarmos apenas um aplicativo com o seu catálogo de produtos e um formulário para encomendas? Desta forma, é possível acompanhar o seu público e o seu mercado, reduzindo o valor do aplicativo.

Como resposta conseguiremos fazer a validação do projeto, ou seja, ter a certeza de que funciona e que o seu público está interessado em comprar através de uma plataforma. Então, neste momento, esta empresa terá informações suficientes para comprovar a necessidade de um aplicativo mais complexo e com mais funcionalidades.

Este é um procedimento padrão da Fresh Lab. Temos como missão ajudar nossos clientes a crescer sem desperdício de recursos.

Conclusão

Seja um MVP ou o aplicativo completo, ambos passarão por todas as etapas acima descritas. Veja só quantas pessoas se envolvem na criação de um aplicativo. E não estamos falando de estagiários não, nossa equipe é formada por profissionais muito experientes na área. Definitivamente não é uma equipe barata.

Me perdoe por ser genérico, mas os custo de um aplicativo obviamente irá variar de acordo com cada projeto. Qualquer sugestão poderá ser um grande engano, para mais ou para menos, mas para não lhe deixar sem uma resposta podemos passar uma estimativa. Já desenvolvemos projetos de 8 a 150 mil.

Agora nos conte, qual é a sua ideia de aplicativo? Entre em contato conosco, receba em 24 horas uma estimativa e em 48 horas o valor exato de seu projeto, sem nenhum compromisso.

Conte conosco! Um abraço
Fresh Lab - We Grow Together

Formas de monetizar com aplicativo
Como planejar um aplicativo?
Como contratar uma empresa para criar aplicativo?
Criação de aplicativo com empresa distante. Devo contratar?
Quando devo fazer um aplicativo?
Quando devo fazer um MVP?
O que é MVP?
Como fazer um escopo de aplicativo?

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram