O que é MVP?

(Última atualização em 21 de setembro de 2023)

Um produto mínimo viável (MVP) é um conceito em que um novo produto é criado a partir da coleta de dados reais a partir do feedback dos usuários. Assim, a ideia do MVP é introduzir um produto no mercado que possa ser aprimorado constantemente à medida que o desenvolvedor aprende o que os usuários querem e fornece a eles um produto que os sirva melhor. 

O MVP também permite a adição de recursos essenciais para resolver um problema fundamental com base no feedback dos usuários, e não em suposições.

MVP | Explicando um pouco mais 

O método MVP oferece uma plataforma na qual um desenvolvedor de aplicativos pode confirmar suas suposições e aprimorá-las para atender melhor ao consumidor. 

O conceito de MVP é fornecer valor máximo mais rapidamente e com baixo custo. A vantagem de um MVP é permitir à você aprender sobre seus clientes em potencial e o mercado como um todo. Além disso, também permite que você entenda se está no caminho quando se trata de seu processo de desenvolvimento de aplicativos. 

Dessa forma, você pode dizer se deseja alterar ou prosseguir com sua estratégia de desenvolvimento de aplicativos. 

O conceito de MVP enfatiza o impacto do aprendizado no desenvolvimento de novos produtos, validado sobre a forma como seus clientes reagem ao comprarem seu produto. 

Afinal, uma premissa fundamental por trás do MVP é que você produza um produto real (que pode não ser mais do que uma landing page ou um serviço de automação no marketing digital) do qual você pode oferecer aos clientes e observar seu comportamento real com o produto ou serviço. 

Ver o que as pessoas realmente fazem com relação a um produto é muito mais confiável do que perguntar às pessoas o que elas fariam. 

Objetivo principal do MVP

O próprio criador do conceito de MVP, Eric Ries, descreve o objetivo da seguinte forma: é a versão de um novo produto que permite que uma equipe colete a quantidade máxima de aprendizado validado sobre clientes com o mínimo de esforço. 

Assim, uma empresa pode optar por desenvolver e liberar um MVP, porque sua equipe de produto deseja: 

  • Lançar um produto no mercado o mais rápido possível; 
  • Teste uma ideia com usuários reais antes de comprometer um orçamento grande para o desenvolvimento completo do produto; 
  • Aprenda o que ressoa com o mercado-alvo da empresa e o que não; 

Além de permitir que sua empresa valide uma ideia para um produto sem precisar criar o produto inteiro, um MVP também pode ajudar a minimizar o tempo e os recursos que você poderia comprometer na construção de um produto que não terá êxito. 

Importância de começar com um MVP

#1. Minimiza custos de desenvolvimento 

Todo aplicativo que você desenvolve exige algum investimento. Assim, quanto mais complicado, mais você gasta. Então, você precisará pagar muito mais para obter recursos adicionais e designs atraentes. 

Mas, o desenvolvimento de um MVP, por outro lado, requer recursos mínimos. 

Ele também é construído ao longo do tempo, permitindo que seus custos de desenvolvimento se espalhem e você possa usar os recursos obtidos com a venda de versões anteriores do produto mínimo viável para desenvolver um MVP. E, caso seu MVP não seja bem-sucedido, suas perdas serão consideravelmente baixas.

#2. Permite testar seu produto e suposições 

Ao entender o que é um MVP, você sabe que o mesmo permite testar suas suposições colocando seu aplicativo móvel no mercado. 

Dessa forma, seus clientes darão a você um feedback que lhe dirá se suas suposições estavam corretas ou não. Assim, você pode usar o comportamento de seus usuários e precisará orientá-lo no desenvolvimento das próximas versões do seu produto. 

Portanto, você evitará perdas e esforços desperdiçados que acompanham o desenvolvimento de um aplicativo mal-sucedido carregado de muitos recursos

#3. Atrair investidores 

As ideias são boas, mas na maioria das vezes, não recebem o financiamento necessário. Investidores sempre preferem um aplicativo operacional com potencial de crescimento.  

Sua melhor aposta, neste caso, é um MVP, pois pode provar a viabilidade do seu produto e, como resultado, as partes interessadas estarão mais dispostas a investir nele.

#4. Redução do tempo de colocação no mercado

Entrar no mercado cedo tem um papel importante no sucesso de sua startup

O produto mínimo viável permite que você insira seu produto no mercado mais rapidamente em comparação com a criação de uma versão completa do produto. Além disso, você pode testar o mercado e fazer alterações antes de lançar o produto completo. Dessa forma, você cria recursos específicos que otimizarão o marketing. 

Ao compreender exatamente o que é MVP numa estratégia de marketing de aplicativos, você consegue economizar tempo, dinheiro e evitar desperdícios de recursos importantes.

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks