Como contratar uma empresa para criar aplicativo?

(Última atualização em 30 de outubro de 2023)

Chegou a hora criar o aplicativo de seu negócio. E agora, como escolher uma empresa para criar aplicativo, diante de dezenas de empresas e profissionais? Quais os pontos importantes que você deve levar em consideração antes de contratar a empresa certa? Fica frio, estamos aqui para lhe ajudar a tomar esta decisão.

Equipe Multidisciplinar

No início da era dos aplicativos (há 5 anos ou mais), as empresas de desenvolvimento conseguiam entregar bons projetos reunindo apenas dois talentos, um bom programador e um bom designer. Desta forma garantiam um bom código (sem bugs) e um bom visual.

Hoje no entanto, apenas estes dois talentos não são suficientes. É preciso focar na experiência do usuário, retenção e conversão. Portanto é muito importante que o time de desenvolvimento de seu novo App também tenha conhecimentos de UX, Marketing Digital, Redação e até mesmo SEO para aumentar a encontrabilidade de seu App nas lojas.

Atendimento

Bons projetos exigem sinergia entre o time de desenvolvimento e o cliente, que é quem efetivamente conhece melhor o mercado e seu público. Por isso, é muito importante que a empresa contratada para desenvolver o projeto tenha uma boa comunicação contigo.

Etapas de imersão (visita na empresa), vídeo conferências, ligações e conversas no WhatsApp são muito importantes para garantir uma comunicação ágil. Certifique-se de que a empresa tem um processo bem definido para entender o que você quer e não o que eles querem entregar.

Personalização

A personalização também é um ponto que merece grande atenção. Seu objetivo é ter um projeto exclusivo, pensado na jornada de seu público e nas conversões? Portanto é preciso criar um projeto customizado, com a sua cara. Fuja de modelos prontos, apesar do investimento ser reduzido, dificilmente eles atenderão na totalidade as suas necessidades. Modelos prontos foram feitos para atender em larga escala, portanto não haverá o cuidado necessário no layout e em todas as demais etapas importantes de programação e performance.

Portfólio

Primeiramente solicite o portfólio das empresas ou profissionais que considera para desenvolver o seu aplicativo. É muito importante que você se identifique com alguns projetos desenvolvidos por eles.

Performance

Sim, a performance é um ponto muito importante para o sucesso de seu aplicativo. Além da linguagem de programação e metodologia de desenvolvimento, a empresa que desenvolverá seu aplicativo deve se preocupar também em contratar/indicar bons servidores para rodar seu projeto e configurar adequadamente seus servidores, para garantir o bom funcionamento mesmo nos picos de acesso.

Painel de Administração

Alguns aplicativos são como sites, precisam de atualização periódica. Por isso, é muito importante que a sua equipe tenha autonomia para atualizar e criar novos conteúdos, sempre que necessário.

Exija sempre um painel administrativo para atualizar seu conteúdo e fuja de empresas que tentam te amarrar com contratos de atualização. Contrate um serviço de atualização apenas se não tiver tempo ou equipe para atualizar.

Código aberto

Você também precisa pensar na continuidade de seu projeto e, possivelmente, lançar no futuro novas atualizações e funcionalidades. Por isso, recomendamos que verifique com a empresa que desenvolverá o seu aplicativo, se o seu código será aberto. Isso se traduz em liberdade para você não ficar refém de um único fornecedor.

Sites de código aberto podem ser atualizados ou reprogramados por qualquer desenvolvedor da área. Acredite, muitas empresas que desenvolvem sites em código fechado cobram barato no início, mas qualquer personalização se torna bem cara.

Prazo

O prazo de entrega é outra questão muito importante, que deve ser analisada com cautela ao contratar uma empresa para criar aplicativo, pois pode prejudicar o planejamento de seu projeto. Certifique-se de que a empresa que criará o seu App tenha capacidade para entregar o seu projeto no prazo estabelecido. Prazos curtos demais representam baixa qualidade, prazos muito longos representam falta de organização e capacidade da empresa.

Hospedagem

Você colocaria a sua Ferrari para andar numa estrada esburacada? Pois é, outro ponto que precisa de sua atenção é a hospedagem. Existem empresas que desenvolvem aplicativos, empresas que oferecem serviços de hospedagem e empresas que oferecem os dois. Se você procura qualidade, busque empresas diferentes para cada serviço. Isso significa que elas são especializadas nisso e que têm uma equipe dedicada de suporte. Não subestime a hospedagem contratando qualquer servidor, exija servidores bons e confiáveis.

Publicação e SEO

Muito bem, seu aplicativo está finalizado e pronto para ser publicado. A não ser que ele seja um projeto privado de sua empresa, você precisará conquistar downloads, não é mesmo? Este é um ponto que muitos empreendedores deixam de dar a atenção necessária, a publicação nas lojas.

Avalie se a empresa que irá criar o seu aplicativo tem uma equipe de marketing, capaz de criar e otimizar as descrições do App nas lojas. Um estudo de palavras é importante para garantir que seu aplicativo seja encontrado pelo seu público. Além disso, boas imagens e vídeos ajudam bastante o público durante a sua jornada de pesquisa.

Suporte

Problemas podem ocorrer, acredite. Então, como qualquer sistema no mundo, é necessário ter uma equipe de suporte de prontidão para corrigir eventuais bugs ou instabilidades que possam ocorrer. Esse é um fator que prejudica muitos empreendedores digitais, o suporte ao aplicativo.

Converse com a empresa que desenvolverá o seu projeto sobre seus serviços de suporte mensal. Algumas oferecem pacotes mensais, outras trabalham com valor por demanda. Seja qual for o modelo, tenha certeza de que não ficará na mão quando precisar.

Conclusão

Enfim, precisamos aproveitar para vender o nosso peixe rs. Ao longo de nossos anos de estrada desenvolvemos um processo eficiente, com profissionais adequados para cada um dos pontos acima citados. Seu aplicativo certamente terá objetivos nobres, como a retenção de usuários, fidelização de seu público, upsell de serviços ou pode ser o começo, meio e fim de seu negócio. Não o deixe na mão de qualquer empresa ou profissional.

Conte conosco! Um abraço
Fresh Lab – We Grow Together

[simple-author-box]

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks