Por que meu anúncio no Google não aparece?

(Última atualização em )

Estar bem posicionado nos anúncios no Google é o desejo de todas as empresas que anunciam seus produtos e serviços com Links Patrocinados.

Contudo, ainda restam dúvidas por parte dos anunciantes sobre como a política dos resultados funciona e o que é necessário para estar bem posicionado na Rede de Pesquisa.

Vamos imaginar que você invista em Google Adwords para promover seu negócio, mas ao realizar uma busca usando suas principais palavras-chave, não encontrou nenhum anúncio falando sobre sua empresa.

Se isso aconteceu, não se desespere! Hoje vamos explicar as possíveis causas para isso e o que é necessário para ter melhores resultados utilizando a publicidade online.

ANÚNCIOS NO GOOGLE

As agências de marketing digital estruturam campanhas dentro do Google Adwords para que os anúncios dos clientes sejam acionados o maior número de vezes possível a cada dia, pagando menos por cada clique e entregando resultados relevantes aos usuários.
Contudo, devemos entender que o Google é uma rede imensa de informações, e abriga milhares de anunciantes que oferecem o mesmo serviço que você.

O primeiro resultado pago do Google é o espaço publicitário mais disputado da internet atualmente. Os usuários que utilizam a Rede de Pesquisa confiam que as melhores empresas são aquelas que aparecem primeiro. E com certeza é ali que você gostaria de estar.

Existem dezenas de variáveis que definem a posição dos anúncios à cada pesquisa acionada.

Cada vez que um termo de pesquisa é inserido na busca, o Adwords filtra as informações de cada anunciante que está leiloando aquela palavra-chave.

O que vai definir quem vai aparecer nos quatro primeiros resultados (que são para Links Patrocinados) é um conjunto de fatores que tem como objetivo entregar o resultado mais relevante para aquela pesquisa.


Quando seu anúncio é configurado, ele recebe uma classificação.

A classificação do seu anúncio é o que define em qual posição ele vai aparecer, onde ele será exibido e se realmente será exibido.

Essa classificação é calculada pelo valor do seu lance máximo por clique, Índice de Qualidade, se o anúncio é relevante e o informações do histórico que mede a experiência do usuário na página de destino.

Os resultados também são afetados pelo impacto das extensões dos anúncios para aquela busca e outros formatos de anúncio.

pesquisa-google

Motivos para um anúncio não aparecer nos resultados

Volume de buscas

O Google Adwords não dá preferência à nenhum anunciante. Isso quer dizer que o sistema de leilão do Adwords define os resultados de maneira equilibrada, exibindo anúncios de maneira uniforme.

Sempre que alguém fizer uma pesquisa, todo o processo de leilão recomeça com resultados que podem ser diferentes, dependendo da concorrência naquele exato momento.

Esse é um dos principais motivos para que seu anúncio não apareça para você no exato momento em que foi acionado.

Atenção

Não recomendamos que o anunciante fique acionando diversas palavras-chave buscando encontrar seu anúncio em pesquisas reais. Isso prejudica os resultados e gera dados confusos nas estatísticas do Adwords. O Google disponibiliza uma ferramenta exclusiva para isso, que você pode usar clicando aqui.

extencoes-anuncios-adwords

 

Classificação do anúncio

A posição do seu anúncio será definida por uma pontuação que classifica seu anúncio como qualificado para exibição, ou não. Essa pontuação leva em consideração fatores como:

  • Custo por Clique: valor determinado pelo anunciante como preço máximo que está disposto a pagar por um clique no anúncio
  • Índice de Qualidade da palavra-chave: o Índice de Qualidade é medido pela Taxa de Cliques esperada, relevância de anúncio e experiência na página de destino.

Se você estiver utilizando termos muito genéricos, como “empresa de frete”, a Taxa de Cliques esperada será alta, pois há um grande volume de buscas para esse termo.

Como existem muitas empresas que também utilizam essa palavra para seus promover seus anúncios, aparecer bem posicionado nesse leilão pode ser mais difícil, mesmo que o custo seja menor.
A relevância do anúncio preza por entregar o melhor resultado para determinado termo utilizado.

Por exemplo: se você utilizar a palavra-chave “óculos em promoção” e enviar o usuário para a página inicial de uma loja virtual, esse anúncio não será tão relevante quanto se você enviar o usuário para uma página apenas com os óculos em promoção.

Apresentar anúncios altamente relevantes é uma das mais importantes políticas do Adwords, e quando à isso, os anunciantes e as agências devem trabalhar para facilitar a experiência do usuário.
Por último, a Experiência na Página de Destino também pontua para classificar seu anúncio: criar landing pages para facilitar a navegação é uma ótima maneira de melhorar a experiência na página de destino e aumentar seu Índice de Qualidade.

web-analytics

Existem algumas outras variáveis que definem o posicionamento dos anúncios na busca paga do Google.

Se você está avaliando as possibilidades de contratar uma agência de marketing digital para promover sua empresa e recebeu a promessa de que sempre estará no primeiro lugar dos resultados de pesquisa, esqueça.
Trabalhar com Links Patrocinados permite que sua empresa ganhe visibilidade ao longo do tempo, com campanhas que devem passar por um processo de maturação e ajustes contínuos.

Na prática, otimizar anúncios no Adwords pode parecer assustador caso você não tenha uma equipe qualificada para isso.

Não hesite em entrar em contato com profissionais da área para esclarecer suas dúvidas e terceirizar esse serviço para obter os melhores resultados para sua empresa!

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks