fbpx

Presença digital – ter um site não é tudo, mas é o primeiro passo

“Em um mundo conectado, vencem os indivíduos e organizações que estabelecem conexões mais fortes”
Dov Seidman, CEO LRN e autor do best-seller HOW – Why HOW We Do Anything Means Everything.

Estamos em plena era digital e não é mais segredo para ninguém a importância de ter um website.

Mas o que muitas pessoas ainda pensam é que ter apenas um domínio com o nome da sua empresa pode garantir um aumento significativo em seus negócios.

O grande problema é que hoje qualquer um pode ter um site. Destacar-se no ambiente online e conquistar uma boa reputação é o desejo de todas as empresas.

Hoje você vai aprender porque ter um site não é suficiente para ser reconhecido e influente na internet e entender porquê COMO você atua no meio online diz tudo sobre sua empresa.

Eu já tenho um site, mas e agora?
homer

 

Alinhar a comunicação da sua empresa para atuar da maneira correta na internet pode ser um grande desafio, principalmente se você está ingressando agora no meio digital.

Já falamos sobre o comportamento do consumidor e suas exigência no e-commerce, mas se você não tem uma loja virtual, também precisa avaliar a forma correta de atingir seu público alvo nas redes.

Posicionamento

Defina e comunique quem você é de maneira clara e objetiva, exibindo seus produtos e serviços com autoridade e conhecimento de causa.

Ao contrário da imagem (que é a visão que o público tem da sua marca), seu posicionamento no mercado mostra seu valor e as vantagens que existem ao fechar um negócio com a sua empresa.

Dessa maneira, sua assertividade na comunicação online será muito maior, e você poderá se tornar uma referência para seu nicho de mercado.

posicionamento

Compartilhando conhecimento

Usuários digitais valorizam muito a distribuição gratuita de conteúdo de qualidade.

Se você tem um amplo conhecimento em determinada área, porque não compartilhar o que sabe com quem mais interessa para você? Imagine o volume de usuários que pesquisam todos os dias na internet por informações relacionadas ao seu negócio!

Empenhe-se para alimentá-los com conteúdos que realmente interessam.

Se estiver em dúvida quanto a quantidade de informações que deve distribuir, siga a regra dos 80-20: 80% de conteúdo educativo e 20% de publicações comerciais e promocionais sobre sua empresa.

compartilhar-conhecimento

Relacionando-se com seu público

Não se pode negar o que a internet tem de mais poderoso: ela é um meio de comunicação democrático, onde os usuários tem liberdade e praticidade para expor suas opiniões e interesses pessoais.

Antigamente, as mídias utilizadas pelas empresas possibilitavam a divulgação de seus produtos assim como é feito na internet, mas os consumidores não tinham a opção de responder à essas publicidades e dar seu feedback.

Esteja atento a comentários, vídeos, e-mails e publicações a respeito do seu produto e serviço, e mantenha-se disponível para estabelecer um relacionamento saudável e de benefícios mútuos com seu público nas redes.

relacionamento-clientes

Monitorando suas ações

Um dos principais fatores que tornam a internet uma ferramenta tão poderosa são suas estatísticas.

Mídias tradicionais como rádio e televisão comunicam de forma massiva, mas são duvidosas quanto à mensuração de resultados.

Nos meios digitais, os dados de navegação dos sites e nível de interação com os usuários são altamente precisos, dando mais segurança na hora de decidir quais serão os próximos passos de suas estratégias digitais.

Você poderá entender qual é o grau de interesse do seu público em relação ao seu produto ou serviço, podendo articular ações para prospectar novos clientes e melhorar seu relacionamento com eles.

Flat design modern vector illustration concept of website analytics and SEO data analysis using modern electronic and mobile devices. Isolated on grey background


Esses quatro tópicos devem ser considerados como os pilares da construção de uma boa reputação online. Ainda que pareça simples, gerenciar seus canais é um trabalho diário e que exige atenção.

Lembre-se de que a internet não é mais considerada apenas como uma grande rede de computadores, mas sim uma rede de pessoas, com aspirações, vontades e desejos.

Trabalhar para melhorar sua reputação nos meios digitais é o que vai definir seu sucesso – e isso vai muito além do que apenas ter um website.

Curtiu este conteúdo?

Comentários
BoniEscrito por Boni em 11 de março de 2016
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?