O que é Growth Driven Design (GDD)?

Se você já passou pelo processo de construção de um site, seja como cliente ou como desenvolvedor, sabe como isso pode ser complicado. O Growth Driven Design é uma nova forma de aliar desenvolvimento de site e performances digitais para o que realmente importa: conseguir mais negócios de valor para sua empresa.
A forma como trabalhamos com o desenvolvimento de sites atualmente está prestes a mudar, pois os desafios de quem busca conseguir mais negócios na internet também está em constante evolução.

Tradicionalmente, na concepção de um site – seja ele institucional ou um e-commerce, o escopo do projeto é definido em seu início, a equipe de desenvolvedores segue as exigências do cliente e entrega tudo conforme o planejado.

O ponto de conflito nesse processo é que os objetivos das empresas, e também as necessidades dos clientes, pode (e provavelmente vai) mudar conforme o projeto vai sendo executado. O resultado, na maioria dos casos, é um site engessado e que levará cerca de seis meses até começar a gerar retorno para a empresa.
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O mesmo vale para casos em que o cliente precisa de um redesign para um site que já existe. Ao concluir que seu layout está defasado, vão se mais algumas preciosas semanas na elaboração de um novo escopo, até sua execução e finalmente publicação do novo site.

A real necessidade do usuário final não aparece em nenhum momento nesse formato, onde apenas entendemos o que o cliente quer. O problema é que muitas vezes o cliente não vê as coisas como o usuário final vê, e é nesse ponto que o Growth Driven Design atua de forma inovadora – identificando as necessidades reais de usuários ao longo do desenvolvimento do site.

O mercado entendeu que os processos de redesign podem ser caros, demorados, baseados em gostos pessoais e pouco focados no comportamento do usuário no site.

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Mas como o Growth Driven Design funciona?

O GDD é um método que trabalha com o desenvolvimento gradual de websites, de forma que as reais funcionalidades para o público são colocadas em primeiro plano, gerando resultados de valor para a empresa em um tempo menor do que o estimado.

Além de tornar o seu website seu principal canal de vendas ou solicitação de serviços, esse método de trabalho faz com que seu site esteja sempre atualizado, de acordo com as tendências de mercado e objetivos da sua empresa.

Por que Growth Driven Design?

A tradução literal já é suficiente para entender do que se trata esse método: Desenvolvimento Orientado ao Crescimento. Toda a construção do site é baseada em atualizações rápidas e implementação de funcionalidades de acordo com as necessidades reais do usuário.

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Isso quer dizer que, ao invés de trabalhar em um projeto engessado e entregar um website que mal atende seus clientes, você terá a melhor versão possível dele desde o início, com otimizações constantes buscando aumentar a conversão e gerar mais leads para o seu negócio. Um projeto que é orientado para crescimento constante.

Tríade de GDD

Os três princípios básicos para implementação de um projeto de Growth Driven Design são:

  1. Redução de custos
  2. Aprendizado constante
  3. Gestão correta de informações coletadas no próprio site

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1 – Redução de custos
Projetos de GDD levam muito menos tempo para apresentar o produto mínimo viável ao cliente final, de forma que os custos (lê-se horas de trabalho) nesses ciclos menores de desenvolvimento otimizam o investimento realizado. Além de custos menores, há uma queda considerável na redução de riscos. Isso porque, como o projeto é otimizado constantemente, as falhas são rapidamente detectadas e imediatamente solucionadas.

2- Aprendizado constante
Por ser um método de otimização constante, o GDD coleta dados do seu público e mostra como estão se comportando em seu site. Com essas informações, a equipe de desenvolvimento consegue pontuar de forma assertiva quais são as otimizações que podem melhorar a experiência do usuário no site e aumentar a conversão nesse canal.

3- Gestão correta de informações
O GDD é uma forma de trabalho em equipe ímpar, que integra desenvolvimento e marketing para elaborar estratégias únicas e assertivas para atingir seu público. As táticas utilizadas então são baseadas em informações de usuários reais e não apenas estimativas de tráfego e navegação ou palpites.

GDD + INBOUND MARKETING

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Quando falamos sobre Inbound Marketing, sabemos que quem dita as regras é o usuário. Por isso o GDD se relaciona tão bem com essa área de marketing: pois prioriza as necessidades do cliente final e foca em aumentar as conversões em seu site, mesmo que ele não esteja totalmente “finalizado” (lê-se entre aspas pois no GDD o site nunca está de fato finalizado, mas sim pronto para ir para a próxima otimização).


Focando em resultados e adaptando-se às tendências, o site da sua empresa terá o potencial de atrair e envolver seus visitantes, convertendo-se em negócios reais e retorno sobre o investimento.

Gostaria de saber mais sobre como esse projeto de desenvolvimento de sites funciona? Entre em contato conosco e peça um orçamento hoje mesmo!

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Comentários
BoniEscrito por Boni em 22 de novembro de 2016
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