Como a mudança no Facebook afeta a fanpage da sua empresa?

Atualmente, o Facebook é um dos maiores sites de produção e compartilhamento de conteúdo do mundo. Todos os dias, centenas de milhares de usuários estão curtindo, comentando, compartilhando e postando novidades relacionadas à seus gostos pessoais e assuntos que interessam para si.

Por contar com um número muito grande de publicações, o Facebook enfrenta um desafio no que diz respeito à distribuição adequada desses conteúdos, que tem sido produzidos em quantidade muito maior à capacidade de consumo dos usuários da rede.

Por esse motivo, o algoritmo do Facebook – chamado de Edgerank, trabalha buscando compreender o que é mais relevante para cada usuário de maneira personalizada. Essa é uma das maneiras de tornar o seu feed de notícias interessante para você, uma configuração que vem sido atualizada pelo pessoal do site azul e que agora apresentou novidades.

Em sua última atualização, em 26 de junho, o algoritmo passou a obedecer uma nova regra – que também diz respeito à relevância das publicações, mas com algo a mais. A partir da data, o Facebook torna prioridade para você publicações de amigos e familiares antes de mostrar conteúdos postados por páginas de marcas ou outros meios de comunicação.

O objetivo principal dessa atualização é proporcionar ao usuários um número cada vez maior de publicações em que ele estaria mais propenso a interagir com o conteúdo – publicações de amigos e familiares contam mais do que o é produzidos pelas marcas.

E por falar em atualização, se você é responsável pela gestão das redes sociais da sua empresa e tem mais de uma fanpage para o mesmo negócio, é interessante saber que pode contar com uma configuração do Facebook que te permite mesclar páginas dentro da rede! 

Por exemplo, se a sua empresa possui várias páginas no Facebook por ter várias lojas em endereços diferentes, outros idiomas ou apenas por uma falha de gestão, clicando aqui você tem o passo a passo completo para aprender como mesclar páginas no Facebook. Isso também com certeza vai ajudar no rankeamento da sua empresa, pois trará mais autoridade para sua fanpage. Clique no link e veja o tutorial completo! 

Mas voltando ao assunto principal: 

Como a atualização do Facebook pode afetar o conteúdo produzidos por fanpages?

Podemos entender um pouco melhor a regra com a imagem abaixo. É mais provável que você veja a publicação compartilhada de um amigo acima da mesma publicação postada pela página da empresa. O Facebook entende que você se relaciona mais com pessoas do que com marcas, então cada conteúdo compartilhado por um amigo será seu novo ponto de contato com as fanpages.

facebook-prioriza-conteudos-de-amigos

Em resumo, a principal mudança que essa atualização causa está relacionada ao alcance das publicações e também a uma diminuição no tráfego de referência, caso grande parte dos acessos venham de postagens e comentários vindos dessas interações.

O que deve mudar na forma que se produz conteúdo para empresas?

Esse novo cenário de distribuição de conteúdo no Facebook implica em mudanças estratégicas na produção, otimização e distribuição das publicações em páginas de empresas.

Em primeiro lugar, é essencial que cada marca entenda que o Facebook é uma rede de relacionamentos, e que seus usuários estão cada dia mais ávidos por notícias e entretenimento relacionados ao seu estilo de vida.

Para que as marcas possam se adaptar a essa nova atualização, é necessário também um conhecimento real dos assuntos que realmente interessam para o público alvo da empresa. Uma coisa é certa: as pessoas querem informação + entretenimento.

O que a sua empresa pode oferecer para engajar essa audiência e fazer com que haja compartilhamento do seu conteúdo?

O grande desafio a partir de então é ter os desejos dos usuários em mente e pensar em conteúdos que possam satisfazê-los, encontrando novos meios de promover interações nas postagens e fortificando o relacionamento com os usuários.

Essa não será uma tarefa simples, pois trabalhar com conteúdo estratégico é uma das principais formas de se fazer Inbound Marketing – também conhecido como marketing de atração. A seleção, produção e distribuição de conteúdo relevante e publicado nos canais corretos é a chave para alcançar bons números em engajamento e interações, se tornando sempre interessante para quem consome conteúdos relacionados à sua marca.

A construção de uma boa estratégia de Inbound Marketing envolve pesquisa, planejamento, construção de um bom cronograma e mão na massa. Trabalhar com a produção de conteúdo relevante para empresas é uma ferramenta cada dia mais importante, tanto para aumentar a presença digital das marcas, quanto para promover melhores experiências de navegação aos usuários.

O cenário digital está sendo atualizado a todo momento, visando melhorias para todos e proporcionando novos desafios a todos os envolvidos.
Se a sua empresa ainda não trabalha com produção de conteúdo estratégico ou não tem nenhum conhecimento sobre como o Inbound Marketing funciona, visite o menu lateral do nosso site para conhecer esses e outros serviços que a Fresh Lab oferece!

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Comentários
BoniEscrito por Boni em 11 de julho de 2016
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