O que é um influenciador e como identificá-lo?

(Última atualização em 5 de abril de 2017)

Influenciador: personalidade influente da internet que é cobiçada pelas grandes marcas em todo o mundo. Veja como você pode fazer ações como essa dentro da sua realidade.

O pessoal do Youtube esteve dominando a internet nos últimos anos e a força que a comunicação desse pessoal tem sobre as pessoas não passa despercebido pelas marcas.

Grandes campanhas são veiculadas todos os dias em canais de grandes personalidades na internet. Contudo, sabemos que nem todo mundo pode pagar para ter seu produto exibido no canal de um grande Youtuber.

Vale lembrar que influenciadores não são apenas Youtubers – podem ser de qualquer outra rede social ou blog. A principal característica de um bom influenciador de público é, óbvio, a influência que ele tem sobre a decisão de compra da sua audiência.

Por exemplo: vamos imaginar que você identificou uma pessoa que tem 100 mil seguidores no Instagram e que está relacionada com seu nicho de mercado. Para ser considerado alguém “influente” essa pessoa deve angariar comentários e interação com o público – caso contrário é só volume e nada mais.

Uma pessoa capaz de influenciar uma decisão de compra pode ser identificada por:

  • Qualidade de interações: quem responde aos comentários da sua audiência e obtém bom engajamento com o público são pessoas de valor para uma campanha como essa
  • Frequência de postagens: o influenciador deve manter uma conversa constante com o público, pois caso contrário (como tudo na internet) serão facilmente esquecidos
  • Trabalhos com outras marcas: mesmo para influenciadores menores, buscar por outras marcas que ele já tenha trabalhado pode mostrar se essa é a pessoa correta para sua campanha.

Quanto custa um influenciador?

Depende muito de quem estamos falando – a super estrela famosa do Youtube vai cobrar algo em torno de centenas de milhares de reais. Agora, pense se para o seu negócio um investimento desse tamanho é coerente.

Talvez a alternativa seja buscar por influenciadores menores em redes sociais que seu público está presente. Apenas pense que os influenciadores sempre existiram e estão em todos os lugares. Para usar a influência dessas pessoas a favor do seu negócio é importante descobrir quem é a pessoa certa.

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