O que é Marketing de Relacionamento?

Um dos fundamentos básicos da atividade empresarial é o relacionamento. A empresa se relaciona o tempo todo: ora com clientes, ora com fornecedores ou outros parceiros.

É impossível que um negócio seja bem sucedido se os seus gestores administrativos não souberem disso. A importância é tanta que existe um ramo do marketing especialmente para isso.

Marketing de Relacionamento

O chamado Marketing de Relacionamento nada mais é do que a construção de uma estrutura de relacionamento entre a empresa e o cliente que seja sustentável e que traga benefícios para ambos os lados.

Praticar esse tipo de marketing significa planejar formas de integrar o cliente ao empreendimento, fazendo com que ele se sinta importante e, ao mesmo tempo, sinta que aquela empresa é diferente das outras pela forma de se relacionar.

O conceito de satisfação está intimamente ligado ao marketing de relacionamento. Afinal, o cliente não vai manter uma relação positiva com a empresa se não ficar satisfeito com o produto ou serviço que ela entrega.

E o que é a satisfação? É quando a percepção que aquele cliente tem do bem adquirido é igual ou maior do que a expectativa que havia antes de experimentar.

Por isso, o marketing de relacionamento não significa apenas preparar os vendedores para atender bem o cliente, na verdade, vai desde desenvolver um bem de consumo que atenda as expectativas que serão criadas em torno dele.

É claro que o marketing de relacionamento vai além de disponibilizar um bom produto: ele passa pelas vendas que devem ser bem executadas (muita gente deixa de comprar apenas por ter se sentido mal atendido) e chega ao pós-venda.
Entrar em contato com o cliente um pouco depois de uma compra, para saber o que ele achou do produto, como foi atendido e se tem sugestões para que a empresa possa melhorar também é uma parte fundamental desse tipo de marketing. É um passo indispensável para fidelizar o cliente.

Detalhe importante: o marketing de relacionamento também deve ser praticado na esfera Business to Business, com outros fornecedores. Isso cria uma rede que é capaz de potencializar o negócio e fazer com que ele chegue a outros públicos.

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Comentários
BoniEscrito por Boni em 30 de outubro de 2015
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