O que é engajamento?

Não é novidade que a inserção das marcas nas redes sociais traz consigo um poder de comunicação de duas vias nunca antes visto pelas empresas.
Os perfis de grandes marcas tem ocupado espaços cada vez maiores nos mais diversos sites de redes sociais, buscando interatividade, conversões em vendas e branding.
Mas, será que estamos mesmo percorrendo esse caminho?
Quem trabalha com Mídias Sociais precisa estar ligado o tempo todo no que está acontecendo, estar por dentro das notícias e novidades e ter o timing perfeito para caminhar na mesma velocidade de seus usuários.
Dentro desse cenário, muitas marcas acreditam que abusar de “memes”, humor raso e linguagem inapropriada é o melhor caminho para engajar seus fãs e seguidores.
Aí entramos em uma questão que merece toda nossa atenção.
Engajamento não é, necessariamente, a quantidade de comentários, replys, compartilhamentos e likes em uma publicação.
Se um profissional de Social Media se nortear apenas por esses quesitos, estaremos fadados a transformar marcas sólidas em um grande amontoado de virais e conteúdo de má qualidade.
O grande desafio dentro dessa questão é entender que ter um perfil em uma rede social não dá carta branca para escrevermos qualquer coisa.
Antes de tudo, precisamos compreender os valores e representar o nome e a identidade de uma empresa, e isso carrega uma grande responsabilidade. Ações planejadas, campanhas e orçamentos inteiros podem ser ameaçados por uma interação social mal feita.

ENGAJAMENTO

 O que realmente está em pauta no final das contas, não são os números que serão apresentados ao cliente no Relatório de Mídias Sociais, mas sim o quão sólida e relevante a sua marca é para os usuários que a seguem.
A construção do branding de uma marca é um trabalho delicado, onde um passo em falso pode colocar a perder meses inteiros de produção.
O planejamento de conteúdo para Mídias Sociais engloba e estuda o que os seguidores da empresa buscam, o que é interessante para eles, como fidelizá-los e como gerar mais conversões em vendas, downloads ou preenchimento de formulários.
Profissionais de Social Media que trabalham com conteúdo pouco sólido e grande quantidade de virais tem seus méritos por estarem sempre presentes e atentos ao que os usuários estão dizendo.
Contudo, para ter uma Gestão de Mídias Sociais verdadeiramente eficaz, precisamos conhecer mais à fundo os conteúdos que serão abordados, e não somente repetir o que já está sendo dito e ignorar o branding e os valores das marcas.

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Comentários
BoniEscrito por Boni em 03 de junho de 2015
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