Como aliar Inbound Marketing em sua estratégia de anúncios pagos

Nem tanto o mar, nem tanto a terra. Como aliar Inbound Marketing e anúncios pagos ? Uma boa estratégia precisa integrar ações de conteúdos estratégicos de Inbound Marketing e anúncios pagos, relevantes e pontuais. Hoje você verá um pouco mais sobre como fazer campanhas estruturadas e ter os melhores resultados digitais para sua empresa.
Investir em mídias digitais com o objetivo de atrair mais negócios para as empresas está se tornando uma estratégia cada dia mais engenhosa. Se em algum momento do passado, ser encontrado no Google era suficiente para garantir um bom faturamento, hoje temos usuários e clientes muito mais exigentes e ávidos por empresas com boa presença digital.

A grande questão em investir em mídias digitais em qualquer canal que seja é o fato de que as ações precisam se atualizar com o mercado e principalmente com as preferências do seu público alvo na internet.

Justamente por isso, algumas marcas começaram cedo a trabalhar com produção e distribuição gratuita de conteúdos relevantes para o usuário, como forma de engajar e diferenciar-se da concorrência de forma orgânica.

Para empresas que já trabalham com a produção e distribuição de conteúdo, chegou a hora de atualizar a estratégia mais uma vez, utilizando os dados de suas ações passadas e trilhando os próximos passos de sua consolidação na internet.

Mesmo que você já tenha uma audiência engajada, você deve ter percebido que fica cada vez mais difícil ser notado no meio das milhares de mensagens que as pessoas recebem diariamente na internet. Tenha em mente que, um usuário médio de redes sociais visualiza em média 5 mil mensagens publicitárias por dia.

Como fazer para ser notado em meio a uma multidão de outras empresas pedindo atenção do cliente em potencial?

A internet é realmente um lugar muito, muito lotado. A boa notícia é que com as ferramentas corretas para monitorar o comportamento do seu público-alvo fica muito mais fácil produzir e distribuir os conteúdos mais interessantes para eles e publicar nos canais em que ele mais interage com a sua marca.

Como definir os conteúdos corretos para sua audiência?

  • Facebook Insights

Caso você já tenha um histórico de publicações em sua página do Facebook, analise suas métricas contidas na área de Informações da Página e identifique as que obtiveram o melhor nível de engajamento com os usuários.

Procure trabalhar outros conteúdos que sejam de assuntos semelhantes aos que obtiveram os melhores resultados. Por exemplo: a fanpage de uma loja de sapatos publicou um post de blog listando as próximas tendências de verão e várias dicas de looks para compor. Ao identificar o melhor engajamento nesse assunto, entende-se que o público alvo gosta de conteúdos em listas e também de dicas que possam auxiliar em suas escolhas na hora de montar um look.

Explorar mais conteúdos nesse sentido é interessante para testar a aceitabilidade dessas publicações e descobrir mais afinidades do seu target.

  •  Google Analytics

Trabalhar com monitoramento no Google Analytics também é muito importante para entender melhor como os usuários entendem sua comunicação e quais são os assuntos mais importantes para ele.

De maneira bem simples, os dados de navegação e principais hábitos dos usuários ficam registrados em bancos de dados que organizam essas informações para traçar um perfil de cada usuário. Por meio desse histórico, o Google Analytics pode fornecer uma lista de quais são os principais interesses das pessoas que acessam o seu site ou a sua loja.

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Acessando o menu Público Alvo do seu painel do Analytics, ao selecionar a seção Interesses, você encontrará as principais categorias e dali podem surgir ótimos insights de temas para produção dos próximos conteúdos da sua estratégia digital.

As categorias de afinidade e segmento de mercado mostrarão dados importantes sobre seu público. Por exemplo: em um site qualquer, o painel do Google Analytics mostra que 71% do público que acessa o site está enquadrado em alguma categoria de afinidade como Technophiles, Movie Lovers, TV Lovers, Mobile Enthusiast, entre outros.

Essas categorias podem ser desmembradas em diversos temas para publicar no seu blog, Facebook e campanhas de e-mail marketing.

  • Google Adwords

Talvez você não saiba, mas os dados do Google Adwords são uma mina de ouro para quem quer ou já trabalha com ações de Inbound Marketing.

Além das palavras-chave já existentes em sua campanha, você encontra termos de pesquisa que não estão sendo anunciados por você, mas que por alguma correspondência de palavra-chave acabou acionando algum dos seus anúncios.

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Nos termos de pesquisa, encontramos o desejo do usuário de sua forma mais verdadeira. É ali que ele digita exatamente o que estava buscando quando encontrou o anúncio da sua empresa, e você pode encontrar muitas ideias para aprimorar sua estratégia digital e atrair cada vez mais cliques qualificados para seu site ou blog.

Na aba de Termos de Pesquisa, você pode encontrar termos específicos relacionados aos seus produtos, ou ainda perguntas que seus clientes em potencial tem. Por exemplo: em uma campanha qualquer de uma loja de itens de segurança, encontrou-se o termo de pesquisa “cerca elétrica residencial pode atrair raios?”

Em uma campanha em que a palavra-chave “cerca elétrica residencial” esteja competindo, o termo de pesquisa usado pelo usuário pode acabar acionando seu anúncio.

O problema é que o usuário que buscou por isso quer uma resposta, e não uma oferta de produto. Por isso, entender qual é o nível do seu lead no caminho de decisão de compra é fundamental para complementar sua estratégia digital, mas caminho de decisão de compra é assunto para um artigo exclusivo.

Resumindo, o painel de Termos de Pesquisa dará uma boa visão de quais são os possíveis assuntos de maior relevância para seu target.

Aliar Inbound Marketing a sua estratégia de Links Patrocinados pode fazer toda a diferença nos resultados da sua campanha. Para saber mais sobre como o marketing digital pode ajudar a atrair mais negócios para sua empresa, acesse www.freshlab.com.br e converse com uma agência especializada em performance digital.

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Comentários
BoniEscrito por Boni em 21 de outubro de 2016
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