fbpx

Ações com Influenciadores – Por que sua empresa precisa deles?

Marcas trabalham com a divulgação de produtos e serviços por meio de ações com influenciadores com o potencial que nenhum canal de mídia patrocinada tem.

Hoje, com o uso das redes sociais, é comum que o trabalho de outras pessoas seja promovido nos meios de comunicação de quem já possui influência na web.

A rotina de uma campanha de Marketing Digital, algumas vezes, pode exigir ações que vão além de Links Patrocinados e geração de conteúdo em Redes Sociais.

Inserir novas estratégias para divulgar sua empresa não é uma tarefa fácil, mas vale a pena quando identificamos pontos de acesso não explorados por seus concorrentes.

Uma das estratégias de atuação de várias grandes empresas hoje na internet são campanhas com influenciadores.
Hoje vamos dizer o que é essa estratégia e como isso pode beneficiar a sua empresa.

Quem são os influenciadores?

Hoje com o uso das redes sociais, é comum que as pessoas deêm sua opinião sobre serviços e produtos em suas redes sociais.

Isso é um movimento relativamente novo nas relações de consumo, e faz com que o cliente se sinta mais ativo na experiência com determinada empresa.

Existem pessoas no meio digital que além de consumirem produtos e serviços e compartilharem suas reações, são capazes de influenciar outras pessoas a viver a mesma experiência.
Influenciadores são pessoas que construíram certa reputação na internet e se promoveram para o público, cada um atuando em uma área específica.

No geral, são jovens e antenados com todas as tendências da internet – geralmente são blogueiros, vlogueiros e web celebridades que estão inseridos (e ativos) em no mínimo 4 redes sociais.

images-a-82-a821c9a8cffe324bf91cf1a92d08d13ebbfd98c5

Os perfis dessas pessoas constituem o novo “boca-a-boca” no marketing.

Além de ter um público enorme na internet, os influenciadores tem a confiança daqueles que o seguem.

Como seu trabalho foi construído de maneira orgânica, aqueles que o acompanham passam a manter uma relação de amizade e familiaridade com a pessoa.

Um grande exemplo são os vlogueiros do Youtube. Alguns canais trabalham com vídeos diários (os chamados daily vlogs) onde o público pode acompanhar o dia a dia do youtuber e assim sentir-se mais próximo à ele.

Essas pessoas tem a capacidade de distribuir uma informação de maneira mais natural, auxiliando na decisão de compra para determinado produto ou criando o desejo de adquiri-lo.

Para as empresas, esses perfis tem sido alvo de propostas e parcerias, que colocam os influenciadores para facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente final.

O que sua empresa tem a ver com isso?

Esse novo formato de mídia na internet pode ser explorado por inúmeras empresas que precisam consolidar-se ou reforçar uma ideia para determinado público na internet.

As ações com influenciadores geralmente tem um custo menor que o usual levando em consideração a repercussão do conteúdo publicado.

A Motorola, por exemplo, enviou para o vlogger Pc Siqueira um de seus lançamentos para que ele testasse e publicasse em seu canal a experiência com o novo modelo de smartphone.

O seu público reconhece sua opinião como algo sincero, e se interessa pelo produto.

Além disso, a marca consegue um contato maior com o público relacionado, e faz com que os usuários comentem sobre o produto e empresa.

E os efeitos de uma ação assim ainda podem gerar muito mais buzz, caso tenha potencial viral.

Mesmo que sua empresa não seja tão grande como a Motorola, e não possa arcar com os custos de uma divulgação no canal do Pc Siqueira, você pode identificar quem são os principais influenciadores do seu segmento e iniciar uma ação explorando esse canal.

youtubers3-760x400-760x397

Para iniciar uma ação com influenciadores, você deve identificá-los e estabelecer objetivos para essa ação.

O principal deles faz referência ao seu posicionamento no mercado e onde você gostaria de chegar.

Ao identificar como um influenciador pode ajudá-lo a chegar nesse objetivo, é hora de arregaçar as mangas e fazer propostas!
Aí você pode explorar várias oportunidades, enviando produtos, trabalhando com permutas ou arcando com os custos de um publieditorial. Você é quem decide!

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como atuar com influenciadores na internet, entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar sobre isso!

Curtiu este conteúdo?

Comentários
BoniEscrito por Boni em 07 de março de 2016
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?