Facebook ou Instagram: qual é a melhor opção para sua empresa?

Facebook ou Instagram ? Na hora de definir sua estratégia de marketing ou mesmo orçar os serviços de uma agência especializada, muitas pessoas tem dúvida sobre qual é a melhor rede social para divulgar a empresa.

Se você chegou até aqui procurando por uma resposta exata, sinto muito. Hoje vamos explicar de forma prática e objetiva quais são as características de cada uma dessas redes para empresas, e então você vai nos dizer qual rede social é melhor para o seu negócio. Vamos lá?

O poder das redes sociais

Empresas ao redor do mundo estão se integrando a comunicação digital e redes sociais há anos, e infelizmente muitas delas ainda não entenderam os verdadeiros motivos para um usuário estar nesses sites.

Rede sociais não são ambientes de negócio, primariamente. Quem faz um cadastro para uma rede social quer (obviamente) socializar com pessoas que interessam para ela. As redes sociais então são ambientes onde pessoas comuns como eu e você podem se conectar com amigos, causas, instituições e empresas que são importantes de alguma forma.

Ter um perfil no Facebook não é mais novidade para ninguém. As redes sociais conquistaram tantos adeptos ao redor do planeta que foi impossível não olhar para elas com os olhos do empreendedorismo.

Ou seja – além de serem compostas por pessoas comuns com gostos similares, as redes sociais também estão repletas de…consumidores.

Como alcançar consumidores nas redes sociais

Talvez você já tenha se perguntado como anúncios são exibidos na internet. Essa é uma questão muito abrangente e interessante, então vamos explicar de forma bem didática.

As atividades que você faz quando está online nas redes sociais são entendidas como suas preferências naquele site.

Por exemplo: se eu curtir várias páginas que falam sobre marketing digital, comentar em publicações de comunicação e colocar minha empresa como uma agência, o Facebook já tem informações suficientes para me oferecer um MBA em Marketing Digital em minha cidade, por exemplo.

Tudo que as pessoas fazem dentro do Facebook ou do Instagram traça um perfil para elas, que se encaixa dentre as categorias determinadas pelo próprio Facebook.

Quando os anúncios são configurados, você terá a opção de escolher para quais categorias de interesse seus anúncios serão exibidos.

Ou seja, você sempre poderá restringir sua segmentação para atingir as pessoas certas em qualquer rede social em que estiver trabalhando, pois é assim que esses anúncios funcionam.

Uma vez que entendemos como os anúncios são distribuídos e exibidos em redes sociais, vamos falar de duas redes muito importantes para Marketing Digital no Brasil: Facebook e Instagram.

Muito provavelmente você já sabe o que essas redes são e os recursos que oferecem. O que você quer saber é em qual delas você pode ter mais retorno com marketing digital da sua empresa.

É importantes falarmos sobre as características “comerciais” dessas redes quando o assunto é ROI, então acompanhe.

Características comerciais do Facebook

O Facebook é uma rede social com vários recursos que podem fazer sua empresa vender mais. Diversos tipos de anúncios são possíveis, inclusive com experiências mais otimizadas como formato Canvas.

Independente do tipo de campanha que você escolher, saiba que usuários no Facebook estão cada dia mais saturados de publicidade no site.

É um desafio diário para profissionais de marketing digital desenvolver e criar campanhas no Facebook que tenham resultado satisfatório com uma verba restrita.

Então saiba que seus anúncios nesta rede precisam ser acompanhados de um trabalho maior de gestão desta rede social. Não espere que as pessoas apenas cliquem no seu anúncio e comprem seus produtos ou preencham formulário.

Lembre-se do que falamos no início: pessoas estão no Facebook para se relacionar, então é praticamente impossível atingir resultados no Facebook sem dedicar algumas horas de trabalho ao seu gerenciamento.

O que isso quer dizer?

Para ter sucesso com campanhas no Facebook, você deve priorizar a conquista de engajamento do seu público. Entenda como engajamento a quantidade de interações, especialmente comentários, deixados nas publicações da sua página.

Ou seja, não vai adianta apenas publicar anúncios no Facebook – você vai ter que fazer publicações de conteúdos interessantes que possam engajar seus fãs. Sem engajamento é muito pouco provável que as campanhas tenham o resultado que você espera.

Outro ponto extremamente importante é:

Evite fazer campanhas que levam usuários do Facebook para o seu site se você não oferece uma experiência otimizada para mobile.

A porcentagem de pessoas que interage com anúncios em feed de notícias pelo celular é esmagadoramente maior do que pelo computador. Esqueça resultados se o seu site não abre bem em dispositivos móveis.

Aliás, se você ainda não tem um site responsivo, escrevemos aqui sobre algumas coisas que é importante saber sobre o assunto.

Resumindo: você terá muito sucesso no Facebook se puder dar todo atendimento, assistência, conteúdo e experiência única para seus fãs na rede.

Características comerciais do Instagram

Trabalhar com marketing digital no Instagram é uma estratégia tecnicamente “nova” pois desde o lançamento do app a empresa Instagram foi comprada pelo Facebook e tudo mais.

A possibilidade de exibir anúncios segmentados para usuários no Instagram também chamou a atenção das empresas. Isso porque o público que utiliza o Instagram costuma ser classificado com poder aquisitivo maior, são mais adeptos à experiências digitais e estímulos visuais.

Inclusive, se a sua empresa ou marca trabalhar com forte apelo visual e imagens de alta qualidade existe uma grande chance de você conquistar resultados com anúncios e publicações no Instagram.

O aplicativo é exclusivo para publicação de fotos e só pode ser usado pelo celular. Isso já transmite uma noção mais “íntima” pois o Instagram da pessoa só pode ser atrelado ao seu celular pessoal. Além disso, o uso de hashtags é uma das características mais fortes do Instagram. Até mesmo seus gostos e preferências podem ser orientados e segmentados pelas hashtags que você interage (as vezes sem nem perceber).

O filtro de segmentação é feito no Gerenciador de Anúncios do próprio Facebook e as configurações são bem parecidas.

Ao ter em mente campanhas no Instagram, lembre-se: use boas hashtags, as fotos precisam ser excelentes e com forte apelo visual e prepare-se para lidar com um público bem mais exigente.


Facebook ou Instagram ?

É claro que estamos colocando aqui características gerais dos negócios. Pode ser que no caso da sua empresa as coisas se apliquem de outra forma.

Daí vemos a importância de tentar e testar estratégias em canais diferentes para poder falar com propriedade o que funciona e o que não funciona para o seu negócio.

Só uma agência voltada para performance pode fazer isso e muito mais pela sua empresa. Quer vir tomar um café com a gente?

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Comentários
Escrito por freshlab em 12 de maio de 2017
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