Facebook adiciona ferramenta para recuperação de acesso à conta

Com o “Trusted Friends” (Amigos Confiáveis), o usuário pode escolher amigos em quem confia para fornercer códigos a ele, caso perca o acesso à conta.

Seguindo a tendência de aumentar a segurança em sites de relacionamento, o Facebook anunciou, nesta quinta-feira (2), uma nova ferramenta para recuperação de conta pelo usuário que foi hackeado, ou ainda que perdeu a senha e teve sua conta na Rede Social bloqueada.

O Facebook está liberando gradualmente para toda a rede um recurso chamado “Trusted Friends“, ele permite que os usuários selecionem (por meio das configurações de segurança) de 3 a 5 amigos que podem ajudár a recuperar o acesso a sua conta em casos de senhas esquecidas ou perfis hackeados, por exemplo.

facebook-trusted-friends

Cada um desses amigos selecionados receberá um código que você deve digitar para desbloquear seu acesso ao Facebook. É basicamente uma alternativa para responder a inúmeras questões de segurança para provar sua identidade.

Para recuperar uma conta, você vai precisar de códigos de segurança de três desses contatos, de modo que Facebook recomenda escolher amigos que são de confiança, uma vez que os escolhidos vão garantir o acesso ao perfil do usuário. Quando o amigo for apontado pelo usuário, receberá um aviso dizendo que ele precisa estar pronto para ajudar a qualquer momento.

Em testes realizados pela equipe da Fresh Lab, a nova ferramenta da Rede Social só está disponível para os Estados Unidos, mas segundo o Facebook em breve vai expandir para os demais usuários.

Mas lembre-se que a melhor ferramenta que o internauta pode e deve ter em seu computador, ou dispositivo móvel, é o bom e velho antivírus. Garantir um sistema de segurança para a máquina é essencial para não se preocupar com dados roubados, ou ‘segredinhos’ expostos na rede.

Perfil hackeado:

No último dia 30, um caso de perfil hackeado virou hit nas páginas do Facebook no Brasil. Uma estudante de Joinville, Santa Catarina, conversou pelo seu bate-papo com um professor universitário e ambos marcaram um encontro romântico. A jovem, que tinha namorado e iria traí-lo, acabou tendo sua conta na Rede Social invadida por hackers e a conversa entre ela e seu amante foi publicada em seu perfil no Facebook.

O bate-papo virou piada na Rede Social, recebeu mais de 18 mil ‘curtir’ e foi compartilhado mais de 6 mil vezes no Facebook. Na conversa, o professor convidava a estudante para tomar vinho em sua casa, este trecho em especial virou até ‘meme’. O novo serviço Facebook para proteger a conta do usuário com a ajuda de amigos vai agir nestes casos, quando chegar ao Brasil.

Curtiu este conteúdo?

Comentários
BoniEscrito por Boni em 06 de Maio de 2013
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?