Dicas de Black Friday para lojas físicas e o que NÃO fazer

Confiram algumas dicas de Black Friday para lojas físicas e o que NÃO fazer se você tem uma pequena/média empresa. Ainda dá tempo de aproveitar a maior data da internet para vender.

O Black Friday está chegando e muitos donos de negócios buscam sugestões de como usar essa data à favor da sua empresa. Saiba que, mesmo que sua empresa não tenha um bom website ou uma loja virtual para vendas online, a internet pode colaborar para trazer resultados legais para sua loja física.

Mas não vou ficar me enrolando. Separei algumas ações que minha equipe e eu realmente faríamos para buscar algum resultados para lojas físicas. E claro, vamos falar também sobre o que NÃO fazer se você tem pouco dinheiro para investir em mídia.

Dicas de BLACK FRIDAY para lojas físicas

# E-mail Marketing

Para quem tem uma base de e-mail’s de cliente, é uma opção realizar pelo menos um disparo de newsletter antes do dia 24.

Programas como Send In Blue, MailChimp e várias outras ferramentas são gratuitas para contas pequenas. Mesmo que você não tenha experiência com design, poderá criar templates customizados de maneira simples nesses programas.

O tipo de promoção que será enviado depende muito de cada tipo de negócio. Mas lembre-se: Black Friday é época de DESCONTOS reais. Não adianta querer enganar o consumidor com preços fake ou brindes. No Black Friday as pessoas querem economizar.

Dicas de Black Friday para lojas físicas

# Influenciadores

Mesmo que a gente já esteja próximo ao grande dia, dá tempo de fazer uma pesquisa por influenciadores do seu segmento e entrar em contato. Algumas personalidades são tão influentes nessas redes que apenas 1 stories é suficiente para atrair novas pessoas para seu local físico.

Ofereça preferencialmente uma troca para os perfis considerados interessantes, para que você não tenha que pagar cachê.

O Instagram pode ser uma boa fonte para encontrar perfis interessantes.

Dicas de Black Friday para lojas físicas

# Facebook

Já para aqueles que possuem uma fanpage, mais recursos estão disponíveis. Considere investir pelo menos R$200 no Facebook até o dia de Black Friday. Defina qual será sua promoção e veja algumas ações que podem aumentar seus resultados:

  • Impulsionamento de publicações

Em diversas fanpages que cuidamos, o impulsionamento é um recurso necessário. Quando você impulsiona publicações, faz com que ela alcance mais pessoas.

A função “Impulsionar publicação” do Facebook te dá diversas opções de direcionamento e alcance, dependendo de quanto estará investindo.

  • Publicação em grupos de clientes em potencial

Você pode procurar por grupos do seu segmento e comprar publicidade nesses canais, negociando com os administradores da página. Crie uma imagem interessante e um texto simples e objetivo sobre qual será sua oferta para o dia 24.

Selecione bem os grupos em que deseja entrar, e sempre peça solicitação aos administradores da página para fazer publicações publicitárias.

  • Evento oficial da sua loja

Mesmo que você tenha uma página apenas com 50 curtidas, é interessante criar um evento para que as pessoas sejam convidadas no Black Friday.

Você pode atualizar diariamente o seu evento com novidades e postagens para criação de expectativas. Essa é uma excelente forma de entrar na agenda de atividades do seu cliente.

  • Link para o seu WhatsApp

Vamos imaginar que você criou uma oferta exclusiva para o Black Friday. Crie um link direto para o seu WhatsApp e invista em chamadas de exclusividade:

“Entre em contato conosco diretamente pelo WhatsApp”

“Os 30 primeiros que confirmarem presença via WhatsApp ganham desconto adicional”. 

E esse tipo de oferta que crie atrativos para clicar. Veja aqui como criar um link direto para o whatsapp da sua loja física.

  • Aba Loja

Recentemente, publicamos um conteúdo sobre como inserir a aba loja na sua fanpage. Para época de Black Friday é indispensável utilizar esse recurso, especialmente se você não possui uma loja virtual.

# Instagram

OBS: Como estamos muito próximos ao Black Friday, nossa sugestão é que você não utiliza o Instagram em sua comunicação se já não estiver com uma audiência engajada nesta rede.

Os usuários do Instagram costumam ser mais “resistentes” a publicidade e não interagem com marcas que não conhecem.

Agora, para aqueles que já possuem, seguem algumas dicas:

  • Sequência de publicações: para trabalhar no Instagram é preciso frequência. Pelo menos uma vez ao dia é preciso publicar algo se você deseja que sua mensagem permaneça fixada para o usuário. Você também pode promover as suas postagens, mas este recurso tem um valor mais alto do que no Facebook.
  • Recurso Stories: utilize a ferramenta de postagens 24 horas para fazer vídeos de “suspense” do que está preparando para o Black Friday. Trabalhe para conquistar seguidores orgânicos utilizando as hashtags que mais tem a ver com seu negócio e produto.

Dicas de Black Friday para lojas físicas

O que NÃO fazer na Black Friday

Caso você tenha um pequeno negócio e não muita presença digital, não recomendamos que nesta data você atue com Links Patrocinados no Google. 

O Black Friday é uma das maiores datas para o e-commerce e players gigantes do mercado dominam a Rede de Pesquisa. Isso quer dizer que a concorrência de muitas palavras estará excepcionalmente fora do normal nessa época.

Não recomendamos o Adwords pois uma campanha neste canal demora no mínimo um mês para gerar resultados. Ou seja, está muito perto da data e você pode investir em outras mídias que darão um retorno mais rápido.


É isso pessoal! O Black Friday está cada ano mais difundido no Brasil e pequenas/médias empresas também podem pegar carona nesta data.

Tem alguma outra sugestão que pensou em fazer? Dúvidas, sugestões? Deixe seu comentário abaixo e vamos crescer com seu negócio!

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Comentários
JéssicaEscrito por Jéssica em 14 de novembro de 2017
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