A Revolução dos Smartphones

Como mudaram nossas vidas.

Quem lembra da época que os celulares eram utilizados só para fazer ligações ou enviar mensagens de texto esporadicamente?

Quem imaginaria que o tempo passaria tão depressa, chegando a um ponto em que não conseguiríamos viver sem essas máquinas. E foi a Apple que revolucionou a forma de nos relacionarmos, tanto no mundo online como no mundo real.

Há 10 anos surgiu o primeiro Iphone com funções que nunca havia se imaginado, mas duas em específico: a demonstração de como maximizar e minimizar imagens – famoso “zoom” e a adaptação das imagens conforme era posicionada, na vertical ou na horizontal. Mas sério, o que os smartphones realmente trouxeram para nossas vidas?

Além da inovação e da facilidade na comunicação, ele trouxe diversos benefícios e malefícios para nossas vidas, vejamos alguns:

1-Funcionalidades

Cada vez mais as teclas estavam se perdendo no mundo da tecnologia, quando surgiu os primeiros celulares onde a porcentagem de telas era superior a de teclas. Mas desta vez, nenhuma tecla! Desligar, ligar, digitar, tudo era feito com somente uma coisa, a tecnologia multitoque, que era capaz de possibilitar executarmos várias tarefas ao mesmo tempo, fazendo com que fossem reconhecidas pelo sistema.

Se surgisse alguma dúvida sobre algum assunto ou somente aquela preguicinha de clicar, lá vinha o comando de voz, a querida Siri sempre disposta a ajudar, mesmo que fosse somente para matar a solidão. Nos modelos mais atuais, surgiram as impressões digitais, que facilitam o desbloqueio da tela , as compras nas lojas de aplicativos e a segurança.

2- Segurança

 

Os Smartphones estão sendo modificados para obterem mais segurança e tranquilidade para os usuários, com as opções do TouchID, como mencionado acima, ou com os dados sendo armazenados na nuvem ou em Back-ups.

Logo que a Apple lançou o ios8, o sistema começou a criptografar os dados e arquivos através de senhas.

Não adianta mais apenas ter o aparelho em mãos, como antigamente, é necessário senhas de desbloqueio, de acessos de dados, tudo protegido a sete chaves para a segurança máxima do dono do aparelho. Isso diminui a porcentagem de roubo dos celulares? Claro que não.

O Brasil continua em segundo lugar no ranking de país com maior número de celulares roubados ou perdidos, somente perdendo para a Índia, com 35%.

Com toda a segurança do mundo, o cuidado ainda é necessário, evitar mexer no celular enquanto caminha na rua e ficar atento com as pessoas a volta, afinal a tecnologia não faz milagre, não é?

3- Informação

O mundo nunca esteve tão acessível a comunicação, com as informações indo e voltando a todo instante, fofocas e especulações.

Eles trouxeram uma nova forma de nos comunicarmos com as pessoas, não somente através das ligações ou mensagens de texto, mas sim com o Facebook, Instagram e é claro, o WhatsApp.

Ele está no caminho para conectar 1 bilhão de pessoas com o maior crescimento da história das rede sociais.

Mensagens pra cá, fotos para lá ou áudios de 5 minutos pro crush, as informações estão cada vez tendo um peso diferente na vida das pessoas e das marcas. O Facebook e o Instagram nunca estiveram tão em alta, principalmente agora, num mundo onde as aparências e sentimentos virtuais ganharam um espaço irreversível.

As empresas também aprenderam a investir em mídias que nunca se imaginaria investir, lidando com cada usuário de forma única. Proporcionar uma experiência singular se tornou possível, graças aos Smartphones.

4- Relacionamentos

Não estamos falando só do Crush que você conheceu no Tinder ou daquele relacionamento a distância. Estamos falando de relacionamentos interpessoais.

Em uma pesquisa feita pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, confirmou que os celular estão sendo prejudiciais aos relacionamentos. Além das pessoas se satisfazerem com o contato virtual quando estão juntas, se incomodam com a presença da “máquina”.

Mas não vamos colocá-lo como vilão da história, afinal ele tem aproximado muitas pessoas. Tem criado laços inquebráveis pela facilidade de conversar e conhecer os outros de outra forma. Até porque, quem não gosta de acordar e ver aquela mensagem de alguém importante, não é mesmo?

É galera, os Smartphones chegaram com tudo, pra mudar nossas vidas e é isso que eles têm feito. Têm revolucionado pensamentos, comportamentos e atitudes dos usuários.

Mas é importante lembrar que não podemos deixar com que se torne vicioso e trazendo malefícios a saúde. As medidas de moderação servem para todos os assuntos.

Curtiu este conteúdo?

Comentários
Flávia RaffoEscrito por Flávia Raffo em 24 de outubro de 2017
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?