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Como fazer ações digitais de baixo custo?

Como trabalhar com marketing digital se não existe nenhuma opção de ações com baixo custo? Existem opções sim! Hoje você vai aprender algumas formas de realizar ações digitais de baixo custo e como otimizar sua estratégia para escalar mais resultados.

Com certeza você já ouviu falar que marketing digital é caro. Bom, podemos dizer por experiência própria que na maioria dos casos a estratégia de marketing é mais importante do que a verba que o cliente tem disponível para trabalhar.

Pode ser que você esteja querendo algo que realmente é caro. Colocar sua marca no canal de um grande influenciador do Youtube pode custar, no mínimo, R$50 mil reais.

Agora, se você está numa realidade um pouco diferente e precisa de soluções que se adequem ao seu orçamento, vamos falar algumas estratégias simples para que você comece pequeno e otimize a verba da sua campanha.

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1) Saiba que é possível

A primeira coisa que você precisa fazer é encarar o marketing digital como algo possível para a realidade da sua empresa. Essa mudança de mentalidade faz com que você realmente veja o potencial que ações digitais podem ter sobre a sua realidade. Além disso, se começar a realmente se interessar pelo marketing da sua empresa, vai aprender com mais facilidade e ter mais consideração sobre os assuntos relacionados a isso.

2) Não tenha medo de testar

Agora que você já pensa no marketing digital como algo positivo e necessário para o crescimento da sua empresa, vamos pensar na parte prática.

Você pode estar indeciso entre duas redes, por exemplo: Google Adwords Pesquisa ou Facebook Ads?

Veja, é muito importante que você tenha consciência de que as campanhas feitas em cada uma dessas redes se comportam de maneiras diferentes.

Como assim se comportam de maneiras diferentes?

Quando você faz campanhas para aparecer nos resultados de pesquisa, está trabalhando em uma campanha de resposta direta. Isso quer dizer que, as pessoas estão procurando por um produto ou serviço e o seu anúncio é a resposta exata do que ela precisa. As chances de você gerar uma conversão são consideradas maiores. Por conta disso, o custo da mídia no Google tende a ser proporcionalmente maior.

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Já no Facebook, as pessoas não estão necessariamente buscando por um produto ou serviço. A forma como esses usuários visualizam a publicidade é por meio de anúncios sugestivos, que correspondem a certas categorias de segmentação para exibição.

O Facebook é, antes de mais nada, uma rede social e as pessoas estão lá para se relacionar com quem importa para elas. Fazer uma campanha comercial nesse canal é uma tarefa um pouco mais trabalhosa, pois você precisa acertar bem na escolha das imagens e na segmentação que vai utilizar.

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Ou seja, cada canal tem suas especificidades e vai gerar resultados diferentes. Vamos imaginar que você esteja em dúvida sobre qual dessas redes será mais efetiva.

A única maneira de saber é testando. Vamos imaginar que você tem R$400/mês disponível para seu investimento em mídia. Você pode dividir essa verba em R$200 para cada canal e deixar os anúncios ativos por 20 dias.

Essa verba é pequena para cada canal, por isso é provável que você não consiga um bom desempenho dividindo-a pelos 30 dias do mês. Se puder fazer testes quinzenais é mais preferível, pois assim você deixa um orçamento diário maior para cada anúncio.

É importante lembrar que o começo de uma campanha de marketing digital é o ambiente perfeito e adequado para realização de testes. Comece pequeno, não tenha medo de testar qual canal é mais efetivo dentro das suas possibilidades.

3) Faça ações em pequena escala

Continuando o raciocínio do tópico anterior, iniciar suas ações digitais com orçamentos menores permite que você realize testes de desempenho sem “queimar” toda verba da campanha.

Você pode, por exemplo, investir em publicações sugeridas no Facebook com orçamento para uma semana, R$15 deve ser suficiente para gerar dados de análise.

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Imaginando que você tenha uma loja virtual e queira trabalhar com um produto específico. Você pode fazer ações no Facebook Ads – onde seu custo é menor e você pode exibir mais imagens dos produtos, e complementar com uma campanha de remarketing no Google Display específica para aquela URL. Uma campanha assim gastaria R$200 em mídia, por mês.

O ponto mais importante em se trabalhar em pequena escala são os testes que você pode fazer antes de investir pesado em ações de marketing digital. Com essas campanhas de baixo custo, você pode trabalhar em diversas redes e escolher aquela que deu melhor retorno para o seu negócio.

4) Busque inspirações e cases de sucesso

A internet está cheia de boas referências, profissionais e cases de sucesso de campanhas que deram certo com orçamento reduzido. Veja como eles fizeram e analise se algo pode ser utilizado para sua empresa.

Analisar como a sua concorrência está trabalhando também pode ajudar nesse sentido. Se você busca competir contra ele nos resultados do Google, é interessante realizar uma análise das palavras-chave que interessam à você e ver se é possível no seu orçamento disputar com ele lá.

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5) Tome decisões baseando-se em resultados

Depois que suas ações estiverem no ar e estiverem dando o resultado que você espera, é hora de se perguntar:

“Eu realmente só posso investir isso ou já dá para escalar meu crescimento?”

Como falamos no início, a qualidade da estratégia que você vai usar é mais importante do que quanto você quer gastar com marketing digital. Contudo, quando você descobre uma fórmula que funciona para o objetivo que você quer atingir, o crescimento dos seus resultados é relacionado proporcionalmente ao investimento que você faz nesse estratégia.

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Mas vamos com calma. Nada de dobrar o orçamento de um mês para o outro. O aumento de verba deve ser gradativo e acompanhado de perto pois estratégias de marketing digital tem prazo de validade.

E ninguém sabe até quando uma campanha vai dar certo. Vá aumentando a verba aos poucos e veja se o seu crescimento é proporcional. Se não for, realize pequenos ajustes e continue observando as reações.

6) Saiba como rastrear suas conversões

No final das contas, você só vai conseguir saber se suas ações de marketing digital deram retorno se souber quais vendas ou contatos vieram de onde.

Para isso, você deve configurar suas opções de rastreamento da forma correta. Geralmente, é inserida uma tag nas páginas do site que você quer monitorar.

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Se você não souber como monitorar os acessos e conversões, não vai conseguir calcular seu retorno sobre o investimento e nem o payback das campanhas.

Realizar ações digitais de baixo custo pode ser a porta de saída para muitos empreendedores que de alguma forma já perderam as esperanças com marketing digital. Se trabalhado da maneira correta, o marketing pode surpreender os anunciantes e trazer resultados permanentes para o seu negócio.

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Comentários
BoniEscrito por Boni em 15 de fevereiro de 2017
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