Campanhas de marketing digital: 5 motivos para não dar resultado

(Última atualização em )

Campanhas de marketing digital podem dar errado por diversos motivos. Hoje no blog da Fresh Lab vamos falar sobre os cinco fatores mais comuns que geralmente colocam a perder qualquer campanha de marketing digital.

Conquistar resultados consistentes por meio da internet não é uma tarefa tão simples quanto parece. Todos os dias surgem novos recursos e formas diferentes de atrair clientes pela internet.

O fato é que todos querem ser bem sucedidos no meio digital. A internet tem um potencial enorme para ser uma excelente alavanca mesmo para os menores negócios.

Aqui na Fresh Lab estamos acostumados a atender prospects de pequenas e médias empresas que costumam ter uma certa desconfiança em relação ao Marketing Digital.

Na verdade, a internet e o marketing digital como um todo ainda são ideias “recentes” na cabeça da maioria dos empreendedores. Pode parecer exagero, mas realmente muitas empresas não tem noção do básico necessário para construir uma presença digital.

Campanhas de Marketing Digital

Anunciar produtos e serviços na internet com ações digitais pode ter os mais diversos resultados. Nesse sentido, já ouvimos muitas histórias de pessoas que se frustraram em sua experiência com Marketing Digital.

Como falamos anteriormente, existem dezenas de motivos que explicam o fracasso de uma campanha. Contudo, ouvindo e aprendendo com os prospects que passam por aqui, identificamos 5 fatores que comprometem o desempenho de qualquer ação.

Engana-se quem pensa que um desses motivos é o orçamento, pois já trabalhamos com boas verbas de investimento em mídia, mas por conta de algum desses comportamentos, algo deu errado.

campanhas de marketing digital

É preciso avaliar cada um dos tópicos em questão antes de apontar culpados. Em qualquer ação que envolve o Marketing Digital, nenhum trabalho é perdido. Vamos aos tópicos.

#1 – Atuar no canal errado

Entenda por canal o site que você está escolhendo para divulgar sua empresa. Podemos afirmar que esse é o motivo mais forte de porque uma campanha de marketing digital pode dar errado.

Fazer dezenas de postagens no Facebook não vai dar resultado se o seu público alvo não estiver ativo nesta rede. O mesmo vale para qualquer outro canal que você queira trabalhar.

Atendemos muitos casos de empreendedores que são B2B e pedem por campanhas no Google Adwords, sendo que isso não resolveria o problema de falta de clientes. O fato é que o B2B não procura necessariamente no Google a solução que sua empresa precisa.

Lembre-se: é melhor não fazer nada do que fazer o marketing da sua empresa nos canais errados. Isso é perda de tempo e dinheiro.

#2 – Falta de suporte

A falta de suporte faz com que campanhas de Marketing Digital não deem resultado, e acontecem quando:

  • Não existe alinhamento entre as necessidades do cliente e a equipe de marketing digital

Se você contratou uma agência para executar campanhas de marketing digital para sua empresa, é primordial que alguém esteja responsável por dar suporte ao Marketing.

As ideias para campanhas geralmente vêm do Marketing, mas as reais necessidades de direcionamento dos anúncios devem vir do cliente!

Muitas vezes as campanhas “não dão resultado” pois o tipo de resultado que o cliente espera nunca foi reportado à equipe. Como podemos falar de resultado em reconhecimento de marca quando o que o cliente quer são mais vendas na loja?

Mantenha sempre uma comunicação clara e atualizada com os responsáveis por suas campanhas de marketing digital.

  • Não existe uma equipe comercial para atender os leads da campanha

Esse, infelizmente, também tem se tornado um acontecimento comum. A realização de boas campanhas pode gerar leads que o cliente não conseguirá gerenciar.

Especialmente para o caso de campanhas onde há o preenchimento de formulário como meta da campanha, os contatos gerados podem ser maiores do que a empresa pode gerenciar.

Por isso, é bom estar atento ao fato de que deve haver pelo menos uma pessoa em sua empresa que possa dar suporte aos novos leads da campanha, se não não adianta nada.

# 3 – Falta de objetivos mensuráveis

Costumamos ouvir que os clientes querem “bombar” suas vendas, “fazer acontecer” e claro, vender mais. Essa é uma ótima visão do que o marketing digital pode fazer pelo seu negócio.

Contudo, na hora da ação é preciso alinhar objetivos mensuráveis para a campanha.

O que você quer atingir? Em quanto tempo? Investindo quanto?

É preciso ter metas bem definidas e realistas para que suas campanhas de marketing digital gerem o resultado que sua empresa precisa!

#4 – Estar “iludido” com os resultados

Campanhas de marketing digital ou de marketing offline precisam de tempo para dar resultados. Ou seja, nenhum tipo de anúncio ou ação vai trazer retorno financeiro para sua empresa de um dia para o outro.

Costumamos estipular de 3 à 6 meses de trabalho duro para obter os resultados necessários para o cliente. É preciso entender a dinâmica de compra dos seu público alvo para respeitar o tempo de tomada de decisão.

Isso vale ainda mais para negócios de alto valor agregado.É irreal esperar que alguém veja o anúncio de um imóvel na internet e clique para comprar imediatamente. Marketing é um processo.

#5 – Falta de conhecimento sobre o público

Aqui muito empreendedores acabam pecando por besteira. É preciso aceitar que, muitas vezes, o que seu público quer ver na internet não é necessariamente o que você gostaria de ver.

Entender o perfil e comportamento online do seu público é fundamental para que suas campanhas de marketing digital deem resultado.

Não adianta pagar por uma agência que publica conteúdos no seu Facebook se o seu tipo de público nem acessa essa rede. Ou não está nessa rede para se relacionar com a sua empresa.

É preciso estudo e planejamento não só para isso, mas para garantir que todo o esforço em campanhas de marketing digital retornem em bons negócios para sua empresa.


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