Como conquistar (e manter) uma boa reputação digital para sua empresa?

Você já se perguntou porque as pessoas seguem marcas nas redes sociais? Talvez a resposta para essa pergunta mostre também o que você precisa fazer para ter mais autoridade no ambiente digital e fortalecer e reputação da sua empresa.

Uma pesquisa realizada pela Get Satisfaction apontou fatos interessantes sobre o nível de engajamento dos usuários com suas marcas de interesse nas redes sociais.

Mesmo tendo várias informações interessantes sobre o comportamento do usuário em contato com as marcas nas redes sociais, dois pontos levantados pelo estudo chamam a atenção:

  1. Preferencialmente, as pessoas seguem marcas nas redes sociais para receber ofertas especiais;
  2. No Facebook especificamente, 18% dos participantes disseram que seguem as marcas para acompanhar conteúdos relevantes e divertidos para eles.

A maioria das respostas obtidas nesta pesquisa mostra que o nível de interação que as pessoas têm com marcas nas redes sociais influencia diretamente na decisão de compra do usuário.

Isso quer dizer que, se você não se relaciona com seu persona por meio das redes sociais, sua empresa não é uma opção a ser considerada quando ele decidir partir para aquisição.

Então, parece que esse negócio de reputação digital é sério mesmo.

43

Como podemos construir e manter uma boa reputação digital para empresas e marcas?

O primeiro passo é fazer um planejamento estratégico digital, onde você vai esclarecer quem é o persona, em quais canais você conseguirá melhor contato com ele e quais são os produtos/assuntos de interesse do usuário.

Pense como as grandes marcas: Coca-Cola, Disney, Starbuck’s. O nível de interação que essas marcas têm com o público na internet é invejável. Provavelmente existem equipes inteiras destinadas integralmente à gestão e otimização das redes sociais desses nomes.

44

Pode ser que você não tenha o dinheiro que essas marcas têm para investir em marketing digital, mas na realidade, o que você deve observar e refletir é a estratégia por trás dos conteúdos compartilhados e publicados nas redes dessas empresas.

Construir uma boa reputação para sua empresa é uma tarefa gradativa. Pode ser que você nunca tenha feito nada nesse sentido e tenha que começar do zero. Pode ser que você esteja passando por uma crise e precise de gestão da situação. Cada caso é um caso.

Mesmo aquelas empresas que já iniciaram com ações para construir uma boa reputação digital, perceberam que não existem modelos prontos de conteúdos que terão potencial de engajar e aproximar os usuários da sua marca. É preciso trabalhar com formatos e temas que mais se aproximam dos interesses do seu público e testar formas diferentes de criar relacionamento com o target.

45

Interagir e nutrir seus clientes em potencial nas redes sociais em que ele está ativo é uma das formas mais saudáveis de criar laços, tornando sua empresa mais relevante e presente durante a tomada de decisão do usuário.

Além de tudo isso, construir uma boa reputação digital para sua empresa faz com que novos clientes se sintam inseridos em uma comunidade que interessa para ele. Criar aproximação com pessoas que de alguma forma já tiveram contato com a sua marca é ainda mais valioso.

46

Independente de como esteja sua reputação digital hoje, existem ações de marketing digital que podem recuperar o tempo perdido e tornar as redes sociais mais um ponto de contato entre você e seu cliente.

Quer saber como podemos fazer isso por você? Entre em contato com a gente e vamos conversar sobre o seu projeto!

Curtiu este conteúdo?

Comentários
BoniEscrito por Boni em 19 de Janeiro de 2017
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?