Como fazer uma análise digital de concorrentes

Fazer uma análise digital de concorrentes é fundamental para todos os tipos de negócios. Saiba o que levar em consideração na hora de fazer esse estudo.

Imagino que você saiba porque é importante fazer uma análise digital dos seus concorrentes. Se não sabe, de forma bem resumida, entende que não é possível competir contra outras empresas quando você não sabe o que eles estão fazendo.

Dessa prática de estudo de concorrentes nasceu o bench marking, uma análise digital onde vemos o que os concorrentes estão fazendo de bom (e de ruim) e então identificamos oportunidades de atuar onde eles não estão.

Como fazer uma boa análise digital

A maioria dos empreendedores e donos de empresas sabem quem são os seus concorrentes diretos e indiretos. Contudo, já passamos por situação em que os concorrentes digitais da mesma empresa eram diferentes.

Quando realizamos uma análise digital de concorrentes, começando buscando por termos genéricos relacionados ao nosso negócio e então vemos quem são os principais resultados.

As empresas que aparecem em anúncios no Google ou bem posicionados em outros sites de busca podem ser considerados como seus concorrentes diretos; já os que não aparecerem não precisam tanto de sua atenção.

O que avaliar?

Muitos fatores são levados em consideração antes de definirmos se um concorrente tem uma presença digital forte ou fraca. Dentre eles, os mais importantes são: experiência mobile e engajamento.

  1. Análise digital de experiência mobile

Ao acesse o site da sua concorrência, avalie se o site dele é responsivo – ou seja, se abre adequadamente em celulares e tablets. Caso o site dos concorrentes seja responsivo e o seu não, saiba que acendeu-se uma luz amarela para o seu negócio.

Os consumidores e usuários na internet estão cada dia mais conectados por meio de dispositivos móveis. Inclusive, algumas campanhas que veiculadas no Facebook, por exemplo, tem mais de 90% dos acessos vindos de celulares.

Ou seja, essa experiência mobile, seja num site responsivo ou em um aplicativo próprio da empresa, conta muitos pontos na análise digital que você vai fazer dele.

Caso você ainda não tenha visto nada sobre isso, escrevi aqui sobre a importância de ter um site adaptado para mobile.

2. Análise digital de engajamento

Se você entrar na página de Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn ou qualquer outra rede social dos seus concorrentes e encontrar um grande volume de engajamento, fique atento pois esse é um concorrente forte.

Atualmente, o tipo de engajamento que mais gera valor para as marcas são os comentários. Isso acontece pois não existem anúncios em que possamos pagar por comentários. Eles são sempre orgânicos e só são obtidos quando a marca realmente tem um conteúdo atrativo para o público.

Reações e curtidas também são importantes, mas comentários são seu melhor termômetro de como está a presença digital dos seus concorrentes, e a sua também.

Como conseguir mais comentários no Facebook?

Aqui não tem receita de bolo. Aqui na Fresh Lab somos especialistas e todos os dias temos o desafio de gerar conteúdo atrativo o suficiente para garantir a aquisição de comentários.

Realizamos estudos, procuramos adaptar uma linguagem adequada para o público se sentir a vontade e damos personalidade às marcas.

Afinal de contas, para sair na frente você precisa que seu público fale com você. Preste atenção: é mais valioso para sua empresa ter uma publicação com 20 comentários do que cem publicações sem comentário algum.

Analise seus concorrentes levando em consideração esses fatores e identifique onde você pode melhorar sua estratégia de marketing digital.

E por falar em Marketing Digital, nesse link explicamos tudo que a Fresh Lab faz para conquistar os melhores resultados para nossos clientes.

 

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Comentários
JéssicaEscrito por Jéssica em 12 de maio de 2017
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