A importância de planejar suas ações na internet

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

A falta de planejamento ainda é um dos erros mais comuns cometidos por pequenos e médios empresários na hora de divulgar seu negócio na internet.

A dinâmica das ações digitais nas mídias exige constante adaptação por parte das empresas e pode ser vista como um grande desafio para quem nunca trabalhou com publicidade online.

Elaborar um planejamento pode ser visto como uma tarefa entediante e cansativa, uma vez que a execução das ações parece muito mais desafiadora.

Contudo, a ausência do planejamento de marketing digital coloca em risco seus resultados, seu tempo e, principalmente, seu dinheiro.

Portanto, se você pensa em começar ou ampliar suas ações digitais, priorize o planejamento do que será feito e surpreenda-se com seus resultados.

Abaixo, listamos alguns tópicos que mostram porque o planejamento de marketing digital é tão importante. Confira!

Seus objetivos devem ser claros

Definir as metas de suas campanhas de marketing digital é indispensável para que todo o planejamento seja realizado. Existe uma expressão para orientar como seus objetivos devem ser: S.M.A.R.T (as iniciais em inglês para: específicos, mensuráveis, ambiciosos, realistas e feitos no tempo ideal).
Essa é a etapa onde você deve se perguntar: “-quais são os resultados desejados dessas ações?”

Você pode definir ações para aumentar as vendas em sua loja virtual, atrair mais acessos para seu site, conquistar mais pedidos de orçamento através do preenchimento de um formulário, mais downloads do seu conteúdo, atrair visitantes para seu evento, entre outros.

Assim que seu objetivo de campanha estiver definido, seguindo as regras do SMART, você está apto a ir para o próximo nível.

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Conheça seu público alvo

Uma vez que seus objetivos foram bem definidos, você deve conhecer quem é seu público alvo na internet e quais são suas principais características.

A construção de um personagem para ilustrar o perfil do seu cliente pode ajudar muito nesse sentido.

Se você não tem muitas informações sobre quem é seu cliente ideal ou como ele se comporta no ambiente digital, a realização de uma pesquisa de mercado será muito esclarecedora.

Quando você sabe quem são as pessoas que suas ações atingirão, as chances das suas campanhas serem assertivas aumentam consideravelmente.
Lembre-se: se você tentar atingir todo mundo, acabará não atingindo ninguém.

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Defina onde atuar

Existem muitos canais onde você pode divulgar seus produtos e serviços.

Geralmente, a definição do público alvo indica onde atuar, pois você deve trabalhar nos sites e canais em que o seu cliente ideal está.

Se você perceber que a maior parte do público está no Instagram, por exemplo, é nesse caminho que você deve seguir para alinhar uma estratégia e atingi-lo nesse canal.

Contudo, dificilmente seu público estará em um lugar só. Imagine que ações digitais são como sementes, e os canais são o terreno.
Você pode ter a melhor semente em mãos, mas se não escolher um terreno fértil, possivelmente não colherá frutos do seu trabalho.

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Distribua seu melhor conteúdo

Esqueça de marketing digital se sua empresa não tem conteúdo de qualidade para oferecer ao público.

Os usuários digitais estão saturados de publicidade sem conteúdo, e desejam mais do que nunca, interagir com as marcas que interessam para eles.

Planejar campanhas de marketing digital onde você só fala como sua empresa é boa no que faz é um tiro no pé. Você se tornará inconveniente e desinteressante.

Priorize a distribuição de conteúdo relevante e dê ao seu público alvo o que eles merecem: informações de qualidade e uma excelente experiência digital com a sua empresa.

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Estabeleça um cronograma – e siga-o

Além de toda parte de planejamento estratégico, você deve estipular datas para a execução das ações e seguir o cronograma definido.

Isso é importante para que suas campanhas tenham um tempo de maturação, ajustes, análise de feedback e controle da verba investida.

Pode ser que você tenha algum imprevisto durante a execução das campanhas e tenha que fazer algo em cima da hora – esteja preparado para isso também. Em todo caso, respeite seu cronograma para que tudo saia conforme o planejado.

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Construir um bom planejamento de marketing digital é um trabalho decisivo.

Se depois dessas informações você se convenceu à começar suas ações digitais da maneira certa, entre em contato com uma equipe qualificada para que tudo saia da melhor maneira possível.

Profissionais de marketing digital podem auxiliá-lo e curar possíveis dúvidas, fazendo com que sua empresa ganhe o espaço que merece no cenário digital.

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