fbpx

Usabilidade: saiba porque seus visitantes deixam seu site

“Meus clientes não atingem a meta desejada em meu site”. Ouvimos isso com muita frequência aqui na Fresh Lab e que saber o motivo? Dificuldade de navegar em seu site.

Em muitos casos, empresas que possuem baixa conversão decidem iniciar ações para conquistar mais clientes esperando que isso traga um aumento nas conversões de seus visitantes. Contudo, antes de investir dinheiro para atrair mais visitantes, é muito importante que se invista na usabilidade de seu site para garantir um aumento nas conversões imediatamente. Um site com boa usabilidade garantirá um aumento nas compras, pedidos de orçamento e redução da taxa de rejeição. Isso significa melhor performance e maior faturamento para sua empresa.

Vamos analisar abaixo algumas estatísticas sobre a usabilidade.

Estatísticas

  • Apenas 55% das empresas realizam testes para identificar a experiência de seus usuários;
  • 46% dos usuários móveis relatam dificuldades para navegar em sites responsivos;
  • Seu site pode perder até 7% em conversões a cada segundo que demora para carregar;
  • Um pequeno ajuste feito em um botão permitiu que um e-commerce aumentasse as vendas em 45%, representando um aumento de  U$S 300 milhões em seu faturamento. Conheça essa história.

Diagnóstico

Portanto vamos iniciar alguns testes para identificar se o seu site tem problemas de usabilidade. Confira abaixo algumas ferramentas muito legais que lhe permitirão ter uma visão mais clara:

Google Analytics Heat Map

analytics-heat-map

O mapa de calor do Google Analytics permite que você identifique facilmente quais são as áreas de seus site recebem mais atenção e cliques, indicando em vermelho as áreas mais acessadas. Através dela também é possível identificar até aonde seus visitantes descem com a barra de rolagem. Portanto esta ferramenta poderá responder em qual posição você deve exibir seus conteúdos de destaque para despertar maior atenção de seus visitantes.

Smartlook

smartlook

Esta excelente ferramenta consegue capturar e filmar a navegação de cada um dos usuários de seu site e lhe apresentar vídeos de toda a trajetória deles em sua plataforma. Através de vídeos como esse você poderá identificar por onde seu visitante andou até chegar ao seu formulário de orçamento ou compreender por que ele não chegou até este formulário.

Principais Soluções

Textos e Fontes

Mantenha um bom contraste entre sua cor de fonte e fundo do site. Não adianta ter um belo site se ninguém consegue ler seu conteúdo. Verifique também o tamanho de sua fonte e garanta que não está muito pequena nem muito grande. Sempre haverá um tamanho de fonte para manter o perfeito equilíbrio design e usabilidade.

Menus confusos

Outro detalhe muito importante que muitas empresas erram é no momento de organizar seu conteúdo. Lembre-se que o site não deve ser feito para você, mas sim para seus visitantes. Portanto deve seguir uma sequencia lógica permitindo o fácil acesso entre todas as suas soluções. Tenha em mente que quanto maior a quantidade de cliques para chegar a uma informação, maiores serão as chances do usuário abandonar a navegação. Portanto quanto menor a quantidade de cliques, maior será sua conversão.

Linguagem do usuário

Fale na linguagem de seus usuários. Pense que talvez seus clientes em potencial não utilizem os termos técnicos que você está habituado a falar em sua empresa. Isso garante que seus visitantes encontrem com maior facilidade a solução desejada e também garante que você será encontrado com maior frequência nos sites de busca.

Links Quebrados

Não se esqueça de revisar todos os links de seu site e acompanhar através do Google Webmasters cada link quebrado que seu site possui. Pense em um link quebrado como uma porta fechada que fará com que seu visitante vá embora de seu site.

Pesquisa Interna

Outro detalhe importante que muitas empresas se esquecem é disponibilizar uma busca rápida e submenus com links para os itens mais acessados do site. Pense que muitas vezes seu visitante tem apenas 30 segundos para encontrar o que deseja, então seja rápido e objetivo.

Anúncios e popups exagerados

Muitas empresas erram ao criar muitos banners com anúncios e popups para destacar uma informação. Isso pode confundir a navegação de seu visitante ou até mesmo irritá-lo. Lembre-se que se você tem muitas informações em destaque, não tem nenhuma realmente. Priorize suas informações. Menos é mais!

Teste A/B

Não temos como adivinhar se o botão verde trará mais resultados que o botão amarelo. Ou que a disposição de um banner em tela cheia trará mais resultados que o mesmo banner em apenas uma coluna. É preciso fazer testes, muitos testes. Tudo na internet é feito de testes. Tenha a certeza que os grandes players do mercado seguem uma hierarquia de informações porque detectaram, através de muitos testes, que aquela disposição trás melhores resultados.

Lembre-se

Um site eficiente segue uma sequência lógica, respostas claras e acesso rápido ao seu conteúdo.

Growth Driven Design (GDD)

Por fim, não poderíamos deixar de lhe apresentar um novo conceito no desenvolvimento de sites, conhecido como Growth Driven Design. O “Design Direcionado ao Crescimento” tem por objetivo acompanhar, após o desenvolvimento de um site, o comportamento de seus visitantes e efetuar ajustes para garantir que a disposição de suas informações e “calls to action” estejam posicionados de forma a garantir a melhor performance possível para seu site. Confira neste link maiores informações.

Esperamos que estas dicas sejam úteis e lhe ajude a melhorar a performance de seu site.
Um abraço e até a próxima dica.

Curtiu este conteúdo?

Comentários
BoniEscrito por Boni em 20 de fevereiro de 2017
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?