Como conquistar clientes com um perfil no Instagram

(Última atualização em 30 de março de 2017)

Ter um perfil no Instagram é uma maneira muito poderosa para comunicar-se e relacionar com pessoas e marcas que são importantes para você. A cada dia a rede social ganha mais usuários e mais importância na estratégia digital das empresas.

Conquistar seguidores no Instagram já não é muito segredo desde que produziram-se ferramentas para captura automática de follows. Se você trabalha com um perfil no Instagram, não preocupe-se com a quantidade de seguidores que você tem, e sim com a qualidade da conexão que existe entre sua marca e o usuário.

Para vender no Instagram, é preciso em primeiro lugar gerar engajamento com a sua audiência nesse ambiente. Vamos deixar algumas dicas que podem ajudar você a ser mais engajado com seu público no Instagram e gerar um novo canal de vendas para seu negócio.

  1.  Utilize seu perfil no Instagram para relacionar

Por meio do monitoramento de hashtags você pode encontrar perfis de pessoas influentes no seu segmento e que fazem parte da sua definição de persona. Não fique apenas esperando que seguidores caiam do céu. Vá atrás, siga-os e interaja com suas publicações. Essa é uma boa maneira de estabelecer contato com alguém que importa para sua marca.

2. Seu perfil no Instagram deve ter boas imagens

Aqui, não estamos falando exclusivamente de qualidade em pixels. As imagens devem ser bem pensadas, contextualizadas e trazer mensagens inspiradoras. O perfil do público no Instagram é altamente exigente quanto à qualidade das imagens que são publicadas no feed de notícias, especialmente se você for uma empresa.

3. Ideias do que publicar no seu perfil do Instagram

O Instagram é especialmente poderoso para empresas que possuem apelo visual e produtos que podem se enquadrar nas quatro categorias de maior interesse na rede: moda, fitness, cultura e decoração.

Se sua empresa não atua nesses segmentos e nem pode elaborar um contexto para fazer parte dele, você pode adaptar uma estratégia que faça sentido apenas para pessoas do seu nicho de mercado – o que tornará seu perfil bem relevante, provavelmente.

Você pode utilizar seu perfil no Instagram para:

  • Mostrar os bastidores da sua empresa: o Instagram é especial porque o feed de notícias é composto por fotos do que as pessoas estão fazendo no momento. Está com um cliente na loja? Peça para publicar no Instagram convidando outras pessoas para ir até lá. Reunião com seus fornecedores? Porque não comentar com o público que algumas novidades vem por aí? Sempre tem uma boa maneira de colocar a sua empresa em contato com as pessoas na internet, independente do momento. Esse tipo de conteúdo é atrativo e tem alto potencial para gerar engajamento.
  • Mostrar divertimento na sua empresa: o que sua empresa tem de legal? Que tal compartilhar os melhores momentos do expediente com seu público? Se o seu trabalho for chato, faça publicações falando mal de segundas-feiras pois de alguma forma você vai fazer sentido para outras pessoas. Busque maneiras de fazer parte do cotidiano das pessoas, mostrando o diferencial da sua empresa.
  • Lançar produtos: completar a galeria de imagens com colagem de pequenas fotos no lançamento de produtos é uma técnica muito interessante visualmente e com potencial de ficar gravado na memória dos usuários como referência. Explore o potencial dessa rede publicando pequenos vídeos, desembalando produtos e criando expectativa nas pessoas.

Na prática, você vai acabar até se divertindo quando descobrir quantas pessoas podem se interessar pelo que você faz no Instagram. Que tal arriscar? Vem falar com a gente e a gente te ajuda!

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks