Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Falar sobre estratégias de marketing digital para pequenas empresas é tão importante quanto aprofundar esse assunto por segmentos. Esse conteúdo é especialmente para os leitores que ainda não encontraram conteúdos específicos para seus segmentos em nosso blog.

Você sabia que um estudo recente revelou que, até 2020 toda a população mundial estará conectada? Estamos a todo vapor na era da tecnologia e os seus negócios podem se beneficiar disso.

Infelizmente, ainda existem muitas pequenas e médias empresas que não realizam ações de marketing digital. Eis os principais motivos que ouvimos aqui na agência:

  1. “-Não tenho tempo”. Resposta básica para empreendedores que precisam cuidar de muita coisa ao mesmo tempo e acabam deixando o digital em décimo plano.
  2. “-Não tenho dinheiro”. Grande maioria das pequenas e médias empresas insistem em dizer que marketing digital é caro, sendo que não fazê-lo é muito mais. Mesmo empresas que investem pouco, conseguem resultados quando tem seu marketing digital executado nos canais certos.
  3. “-Não tenho conhecimento”: para o caso daqueles que buscam fazer por conta própria, mas dificilmente veem os resultados que esperam.

Se o marketing digital para pequenas empresas pode parecer um desafio enorme, saiba que é possível. Aqui na Fresh Lab vivemos pesquisando e buscando por empresas que fazem o marketing por conta própria e que são cases de sucesso.

Muitas vezes, é preciso uma equipe qualificada para execução de um serviço. Apenas publicar na página da sua empresa pode não ter o alcance e retorno que você espera.

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Marketing digital para pequenas empresas

Seja qual for o segmento em que você atua, uma coisa é certa: você precisa vender. Entendemos isso toda vez que um cliente fala que precisa de uma campanha de marketing digital. Na realidade, todos querem e precisam vender.

Acontece que existem ciclos e etapas que devem ser cumpridas até que você efetivamente consiga realizar vendas online. A boa notícia é que essas etapas podem ser mais simples do que você imagina.

#1 – Estar nos resultados de pesquisa

Se você tem um site ou uma loja virtual, é fundamental que você seja um dos resultados de pesquisa quando clientes pesquisam no Google.

Ser um resultado quer dizer que você faz parte das opções que o usuário tem para aquela busca. Não importa se você vai aparecer com anúncios ou de forma orgânica. Seja encontrado.

Existem basicamente duas formas principais que uma empresa pode ser encontrado no Google: fazendo anúncios (links patrocinados) ou trabalhando no SEO de suas páginas no próprio website.

#2 – Use as Redes Sociais para atender seus clientes

Se você tem uma página, perfil no Instagram, Youtube ou LinkedIn, é preciso dar atenção para qualquer solicitação e comentário novo que surgir.

Especialmente no Facebook, com a função de avaliações, é preciso ter um bom trabalho de gerenciamento e também dar as respostas mais adequadas ao cliente.

#3 – Tenha um número deWhatsApp para sua empresa

Recentemente postamos no blog como criar um link direto para seu Whatsapp, que foi um conteúdo super lido e que tem dado resultado.

Estar disponível para responder perguntas e até mesmo efetuar reservas ou vendas pelo Whatsapp é uma função que muitos consideram amadora, mas é bastante eficaz.


Podemos dizer que esses são os pilares básicos para construir uma boa presença digital para sua empresa.

Dentro das redes sociais, você pode trabalhar com anúncios de curtidas na página, impulsionamento de publicações e anúncios para levar mais cliques ao seu site.

#Dica Extra

Não é possível falar sobre marketing digital e não falar sobre a possibilidade de desenvolver um e-commerce. Algumas empresas, entende-se que não tem como atender online e efetivar a venda.

Mas para aqueles que isso é viável, as oportunidades são diversas. Vale a pena fazer um orçamento para uma loja virtual e desfrutar de todo potencial que a internet tem.

O que esperar como resultado de uma campanha de Marketing Digital?

Essa é uma ótima pergunta e falamos muito sobre isso aqui na agência. É difícil prever como uma campanha de Marketing Digital vai se comportar, mesmo que você esteja trabalhando com um bom orçamento e segmentação.

O reconhecimento de marca é algo que você pode esperar ao começar uma campanha de curtidas na página. Ao aumentar o alcance da sua fanpage, convidando novas pessoas para curtir, você apresenta seu negócio para possíveis novos clientes.

O resultado efetivo em vendas também pode ser imprevisível. Caso a campanha não esteja se desempenhando da forma desejada, a ideia é sempre realinhar as estratégias para crescer e converter.

Um período de três meses pode ser considerado bom ou regular para o crescimento de uma campanha de Marketing Digital.

Quanto investir

Dependendo do tamanho da sua empresa, investimentos de R$200 por mês no Facebook Ads serão um bom começo para o marketing.

Cada uma das mídias que citamos neste conteúdo trabalha com uma política de valores, e o orçamento disponibilizado pelos clientes muitas vezes é diretamente proporcional ao alcance de público da campanha.

Mesmo assim, é interessante dizer que plataformas com o Facebook, de alguma forma, “colaboram” com o desempenho de campanhas que estão indo bem.

Tudo vai depender do resultado que você quer atingir.

Marketing digital para pequenas empresas pode ser viável. A partir do momento que os tomadores de decisão dentro das empresas entendem a importância de uma presença sólida no ambiente digital, tudo muda.

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Comentários
JéssicaEscrito por Jéssica em 27 de outubro de 2017
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