Dicas de Marketing Digital para Loja de suplementos

As dicas de marketing digital de hoje são especialmente para donos de lojas de suplementos. Vamos abordar dois casos e compartilhar ideias e conhecimentos para que você faça mais vendas utilizando a internet.

 

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que fazer marketing na internet para loja de suplementos dá trabalho. Razão: a concorrência é muito alta.

Pois é meu amigo, “no pain, no gain”. Por sorte, existem alternativas que consideramos mais “viáveis” para aumentar a visibilidade da sua loja de suplementos sem pesar em seu orçamento mensal.

A boa notícia é que quando o trabalho de marketing digital é bem feito, os resultados são reais e consistentes.

Vamos separar as estratégias entre dois grupos de donos de lojas de suplemento: os que tem um website e os que não tem um website.

SEM WEBSITE

O fato da sua loja não ter um website não impede que você faça um bom trabalho de marketing digital. Na realidade, sem um website é muito provável que você mesmo já tenha pensado em alternativas para aumentar suas vendas.

As mídias sociais podem transformar a maneira como você posiciona sua loja na internet atualmente. Vamos sugerir duas redes em potencial para seu segmento: Facebook e Instagram.

Por mais clichê que possa parecer, essas duas redes estão absolutamente povoadas por clientes em potencial, pois o interesse “fitness” e vida saudável é muito forte na internet.

FACEBOOK

Trabalhar com uma boa fanpage é uma das formas mais interessantes de gerar negócios para sua loja de suplementos.

Caso você ainda não tenha uma página, no começo é provável que você precise investir um valor pequeno em uma  campanha de curtidas na página.

O passo a passo do Facebook Ads para criar um anúncio e totalmente intuitivo e você vai conseguir fazem sem muitas dificuldades.

Além de campanha para curtidas na página você também pode fazer uma campanha do tipo “Promover Negócio Local’.

Com esse tipo de campanha você escolhe um raio em volta da sua loja para exibir seu estabelecimento aos usuários do Facebook próximos de você.

Esse tipo de anúncio permite que você insira um botão para o usuário ligar para sua loja diretamente do anúncio, ou então uma pequena prévia do mapa mostrando exatamente seu endereço.

Ainda no Facebook Ads, você pode fazer uma campanha para Visitas na loja e reconhecimento de marca. É claro que você não vai fazer tudo isso junto, a não ser que já tenha um bom orçamento para investir. Para anunciantes com orçamentos pequenos, sugerimos começar com curtidas na página e promoção de negócio local.

Feed de Notícias

Quando você já tem curtidores na sua página, é preciso conversar com sua audiência abordando assuntos que tornam sua loja relevante para ele.

Isso pode ser conteúdo educativo (que tem muito a se explorar no segmento “fitness”), ou mesmo de super promoções, que costumam dar um ótimo engajamento.

A questão aqui é que você deve reservar uma parte do seu orçamento de marketing para investir em impulsionamento de publicações. Isso acontece porque quando não investimos nas postagens elas aparecem para apenas 2% da audiência. O alcance é quase zero.

A boa notícia é que você pode estabelecer orçamentos a partir de R$1 por dia para fazer com que seu conteúdo seja visto.

Interações e Atendimento

O engajamento da página e o atendimento prestado neste canal podem ser os grandes diferenciais da sua loja. Quando falamos de “engajamento” estamos falando mais especificamente sobre a obtenção de comentários.

Quando um usuário comenta em alguma publicação da sua página, a relevância do seu nome cresce muito e o alcance da publicação também.

Quanto mais comentários você obter, mais engajamento e mais vendas você pode conquistar.

Por isso é importante pensar no conteúdo e fazê-lo com dedicação e capricho.

Avaliações

O recurso para receber avaliações no Facebook será fundamental para construir e consolidar a reputação da sua loja. Nada fala mais a um novo cliente do que uma avaliação positiva ou negativa na sua página.

Incentive os clientes da sua loja a avaliar seu estabelecimento no Facebook. Você pode até mesmo oferecer descontos na próxima compra para aqueles que avaliarem.

A prova social é algo que você nunca pode descuidar se está divulgando uma loja no Facebook. Mesmo quando acontecem avaliações negativas (isso acontece), você deve ter a dedicação de responder em nome da loja, esclarecendo a situação para outras pessoas que lerem a crítica.

Sugestões de conteúdo para Feed de Notícias

Aqui vão algumas ideias de conteúdos que você mesmo pode fazer para promover sua loja de suplementos no Facebook:

  • Curiosidades sobre suplementação: você é especialista e tem muito conhecimento a compartilhar
  • Esclarecimento de dúvidas: responde a mesma pergunta muitas vezes por dia? Escreva sobre isso e esclareça a outras pessoas
  • Fotos de antes e depois dos seus clientes: consumidores amam ser reconhecidos por marcas/lojas. Além disso, essa é uma excelente maneira de divulgar que os clientes da sua loja realmente obtém resultados com seus produtos.
  • Reviews: você, como especialista em suplementos, pode fazer avaliações de produtos da sua loja que você consumiu. E não vale só ficar falando bem para convencer os fãs a comprarem. Seja transparente e ético em relação ao que diz sobre seu produto e sua loja.
  • Imagens inspiradoras: superação, força de vontade e disciplina são temas muito compatíveis com o público fitness. Aborde esses temas com imagens, frases motivacionais e convide o pessoal para marcar amigos do treino, compartilhar com seus amigos, etc.

Recurso LOJA

Você sabia que é possível exibir seus produtos na seção “Loja” do Facebook? Você insere as características dos produtos e o valor. O botão de chamada pode ser “Enviar Mensagem”, onde você pode falar com clientes interessados e convidá-los para ir até sua loja.

Isso também evita que as pessoas não tenham todas as informações que querem em um mesmo lugar. Facilite a vida das pessoas e use a aba LOJA da página da sua loja de suplementos.

INSTAGRAM

Assim como no Facebook, dedicar-se para construir uma reputação no Instagram é um trabalho diário.

É preciso criar um cronograma de conteúdos que faça sentido para os usuários dessa rede.

O Instagram é uma rede social que tem muitos, muitos usuários “fitness” que podem facilmente ser impactados por uma campanha de marketing digital bem feita.

Isso quer dizer que para o seu perfil no Instagram também precisará se dedicar a produção de conteúdo.

ATENÇÃO: produzir conteúdo para o Instagram é bem diferente do que apenas compartilhar suas publicações no Facebook na outra rede. Se for para trabalhar com conteúdo duplicado, melhor não fazer.

É preciso respeitar as preferências dos usuários em cada rede, tanto em tom de linguagem como comunicação visual.

No Instagram, você precisa interagir e estar ativo com perfis de influenciadores, celebridades digitais, outras marcas de suplemento e clientes em potencial.

E-MAIL MARKETING

O trabalho de e-mail marketing também vem como uma alternativa para aqueles que não tem site. Você pode coletar as informações de contato dos seus clientes pessoalmente na loja. Ou ainda através de um formulário no próprio Facebook (Anúncio do tipo “Geração de Cadastro”).

Envie semanalmente para sua base de leads seus conteúdos mais interessantes, ofertas das próximas semanas e divulgação das suas redes sociais.

Essa é uma estratégia mais básica, pois quando temos o website o e-mail marketing se aplica de forma mais completa. Mesmo assim, se você possui recursos e interesses, vale a pena tentar.


COM WEBSITE

Até aqui vimos diversas formas de divulgar sua loja de suplementos utilizando as redes sociais e e-mail, mesmo que você ainda não tenha desenvolvido um site.

Agora, para aquele que já tem um bom website (institucional ou loja) as possibilidades se abrem a outros tipos de ações.

Google Pesquisa

Anunciar no Google é uma das maneiras mais “diretas” de atingir clientes que estão pesquisando ou prontos para comprar. Mesmo que o investimento nesta rede seja um pouco maior, a busca é alta e os resultados podem surpreender.

Aqui é preciso atenção em um ponto específico, pois é bem pouco provável que você tenha algum resultado com anúncios no Google se o seu site for ruim.

Entenda por site ruim um site antigo, não atualizado, com linguagem de programação ruim e não responsivo.

A maior preocupação do Google na hora de exibir os resultados de uma pesquisa é a experiência do usuário no seu site.

Google Shopping

Inserir seus produtos no Google Shopping é uma excelente forma de aparecer para pessoas que ainda estão em processo de pesquisa. Escolha esse canal especialmente se a sua loja de suplementos tem um preço menor do que os concorrentes.

Considere começar com uma campanha pequena.

Google Places

Inserir sua loja no Google Places entrega mais informações relevantes para os clientes quando eles procuram pelo nome da sua loja no Google.

A inserção do endereço no Google Maps também é importante para que os usuários encontrarem a rota para chegar na sua loja. Muito melhor do que você ficar passando endereço, não é?

AVISO

O Google incluem “suplementos” na categoria de MEDICAMENTOS em suas Políticas de Publicidade. Por isso, você tem um limite máximo de publicidade patrocinada que pode ser feito para sua loja.

Caso você extrapole esse limite consequências sérias podem acontecer, como a loja responder processo para a Anvisa, por exemplo.

Dica Adicional

Considere incluir seus produtos em sites comparadores de preços. Muitos visitantes podem encontrar o endereço do seu site utilizando esses canais.


Parece muita coisa, mas quando começamos a fazer alguma dessas ações tudo fica mais simples. Quando começamos a ver os resultados é ainda melhor.

Escolha a forma mais viável de tirar o seu projeto do papel e atrair mais vendas para sua loja de suplementos!

Curtiu este conteúdo?

Comentários
BoniEscrito por Boni em 28 de junho de 2017
Contato

Vamos conversar sobre seu próximo projeto? Qual a sua necessidade?