Dicas de Marketing Digital para Estúdio de Tatuagem

Como o marketing digital para estúdio de tatuagem pode ajudar você, amigo tatuador, a rabiscar mais clientes dentro e fora da sua cidade? Leia algumas dicas que selecionamos especialmente para o seu segmento!

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Marketing Digital para Estúdio de Tatuagem

O segmento de tatuagem é diferente de outros que abordamos aqui em nossa lista de negócios. Geralmente, quando um tatuador decide abrir seu próprio estúdio, a verba é curta.

O estúdio geralmente se mantém por indicação dos clientes (o que é muito valioso) e também por parcerias que podem ser feitas entre tatuadores.

Com a popularização de diversas técnicas de tatuagem, vimos que o segmento não tem se saído muito bem quando o assunto é cuidar do marketing do estúdio.

Há quem diga que esse tipo de negócio não deve ter marketing, pois se não perde suas raízes, fica pop, vira estúdio nutella.

Contudo, veja bem! Existem várias ações que você mesmo pode gerenciar para aumentar sua consideração diante dos que já se tatuaram com você e alcançar novos clientes.

Midsection of Man Using Smart Phone

AVISO: as dicas que vamos compartilhar aqui são especialmente para donos de estúdio que não possuem um website. Caso você tenha um website, as dicas também valem para você. Contudo, não será obrigatório para a execução das sugestões. 

#1 FACEBOOK

Primeira coisa é que se o seu estúdio ainda não tem uma página, você precisa fazer uma hoje mesmo. Muitos tatuadores costumam atender o público do Facebook apenas em seus perfis pessoais e isso pode ser um problema.

Além de ter que estar disponível o tempo todo para responder possíveis mensagens, você tem poucos recursos em um perfil comum para divulgar um negócio.

Com a sua fanpage criada e personalizada (imagem de capa e perfil adequadas e em boa qualidade), é hora de explorar suas possibilidades neste canal.

O que publicar

Pode ser que você não tenha tanta criatividade assim para criar publicações para o Facebook do seu estúdio, mas não se preocupe. Existem muitos materiais disponíveis na internet que podem fazer com que sua fanpage seja interessante para o público.

Você pode começar publicando fotos dos seus trabalhos mais recentes e dos que mais gosta. Na legenda, você pode explicar como essa tatuagem foi feita, quantas horas o processo durou, quais são as recomendações pós tattoo, e claro, pedir pro pessoal comentar o que achou.

Você também pode usar imagens de antes e depois para trabalhos cicatrizados ou então quando fizer coberturas.

Conteúdos

O segmento de tatuagens tem um universo de assuntos que podem ser compartilhados de pessoas que gostam dessa arte. História, recordes, técnicas, curiosidades, referências, inspirações.  artistas internacionais, trabalhos “fail” (sem citar quem fez obviamente, como em caso de memes).

Exemplo de uma imagem que pode render bons comentários na fanpage do seu estúdio de tatuagem. Não critique, mas procure usar esses casos para orientar seus clientes sobre o que NÃO fazer

Avaliações

Um dos recursos mais importantes atualmente para negócios que se promovem no Facebook são as avaliações. A prova social é um dos fatores que mais influencia a decisão de um cliente em potencial.

Pense que algum amigo de alguém que você tatuou vê uma publicação do seu estúdio em seu feed de notícias. Quando essa pessoas acessa a fanpage do seu estúdio, ela poderá ver qual nota seus clientes estão dando para seu trabalho, juntamente com comentários.

Trabalhar com a angariação de comentários positivos para sua fanpage é muito importante para fortalecer sua presença no Facebook. Incentive seus clientes a avaliar seu estúdio com comentários e agradeça sempre quando alguém o fizer.

Essa também é uma excelente forma de mostrar para possíveis clientes que você se importa com sua reputação e trabalha para fortalecê-la!

Promoções

Não tem nada que deixe as pessoas mais loucas no Facebook do que promo de tattoo. Talvez um vídeo de gatinho ou outro, mas essas promoções realmente podem engajar sua audiência.

Você pode veicular um sorteio em sua fanpage de forma gratuita seguindo as regras da Aba promoção. Organize seu orçamento para ter um bom valor disponível a dar como premiação.

Não esqueça que essas ações precisam ter um regulamento completo e que devem seguir as regras do Facebook. Mas vale a pena e dá super certo! Faça o teste.

Eventos

Como citamos no início deste conteúdo, algumas estratégias de marketing digital podem fazer com que você conquiste clientes até mesmo fora da sua cidade e comece a viajar a trabalho.

Tatuadores costumam fazer isso de forma independente pois sempre tem uma grande rede de contatos. Por isso os custos de acomodação e lugar para tatuar não são tão altos.

Por isso, se você está planejando expandir seu trabalho, monte eventos no Facebook para divulgar suas viagens e onde estará.

Não esqueça de alimentar a discussão do evento com algumas publicações. Assim, quem confirmar presença recebe notificações e não esquece da sua passagem pela cidade!

Caixa de Entrada

Uma dica extra muito importante para quem utiliza fanpage para negócios: configuração de sua caixa de mensagens.

Nunca sabemos quando um grande cliente vai enviar uma mensagem. Se for em um horário que você não está disponível, pode ser que a pessoa fique frustrada.

Mensagens automáticas são super recomendadas nesses casos, especialmente para o segmento de tatuagens que não implica uma linguagem tão formal.

Elabore uma mensagem de ausência para que seus clientes não fiquem no vácuo quando você não puder responder. Acredite, mesmo sendo automática isso faz toda a diferença.

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#2 Instagram

Um perfil no Instagram para seu estúdio de tatuagem pode ser a cereja do bolo para conquistar novos clientes.

Mas não se preocupe pois isso não dará tanto trabalho quanto você pensa. Tendo sua conta do estúdio feita, você só precisa continuar fazendo o que já faz de melhor: tatuando pessoas.

O que muda é que ao final de cada sessão, você fotografa o trabalho e publica no Instagram, com um grupo de hasthtags estratégicas. Dessa forma, você faz com que o Instagram comece a exibir suas fotos para pessoas que já se interessam por tatuagens.

É possível também trabalhar com anúncios, mas se não quiser investir nesta mídia por enquanto, as hashtags vão ajudar.

E não esqueça que o Instagram é uma rede social de imagens, então capriche! Use os recursos disponíveis do app para criar conteúdos atrativos para seus seguidores.

Além de fotos dos seus trabalhos, você também pode compartilhar selfies com as pessoas que trabalham com você, com cliente, com situações engraçadas que acontecem no estúdio e outras fotos que achar interessante.

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DICA EXTRA: PINTEREST

Crie um perfil no Pinterest para tornar o seu trabalho conhecido para pessoas que buscam no Google (ou no Pinterest mesmo) inspirações para tatuagem.

Você pode trabalhar com vários painéis diferentes, incluindo seus trabalhos, inspirações, obras de arte, itens que sejam associados a tatuagem, e outros.

É muito fácil e será um trabalho prazeroso para você, pode acreditar.

Se você não se sentir seguro para compartilhar livremente fotos do seu trabalho, nossa sugestão é que você use marcas d’água em suas imagens, para garantir a autoria da obra.


Essas foram algumas dicas que podem ajudar você a promover o seu estúdio de tatuagem e conquistar mais clientes na internet!

Fique a vontade para colaborar com seus comentários, se essas dicas foram úteis!

Abraços e até a próxima!

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Comentários
JéssicaEscrito por Jéssica em 05 de julho de 2017
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